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Lugar mais frio do Brasil é no Sul, certo? Errado — o vilarejo tão gelado que afeta até os carros

Publicado em 19/06/2025 às 10:16
Lavras Novas, Minas Gerais, Cidade mais fria, Frio, Carros
Imagem: IA
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Vilarejo mineiro combina clima gelado, natureza e turismo, mas exige atenção redobrada com a manutenção do carro nas temperaturas baixas

Quando se fala em frio no Brasil, o Sul é a primeira região que vem à mente. Mas um dos destinos mais gelados está em Minas Gerais. O vilarejo de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, se destaca por seu clima ameno o ano todo e atrai cada vez mais visitantes.

Frio o ano inteiro

Localizado na Serra do Espinhaço, Lavras Novas tem apenas 1.500 moradores e fica a mais de 1.200 metros de altitude. Essa elevação faz com que os termômetros raramente passem dos 20 °C, mesmo nos meses mais quentes. A condição climática atrai turistas em busca de tranquilidade e natureza.

O vilarejo é cercado por vales e montanhas. A região oferece pousadas aconchegantes, boa gastronomia e opções de ecoturismo. Mas, para quem pretende visitar, é preciso atenção: o frio pode afetar o carro.

Cuidados com o carro no frio

As baixas temperaturas impactam o funcionamento de vários componentes do automóvel. Por isso, é essencial fazer uma checagem antes da viagem.

Bateria

O frio exige mais da bateria. Ela perde capacidade de corrente, o que dificulta a partida. Se a bateria estiver no fim da vida útil, pode deixar o motorista na mão. O ideal é verificar a carga antes da viagem e substituir, se necessário.

Sistema de arrefecimento

Usar apenas água no radiador é um erro comum. A água pode congelar e causar rachaduras no motor ou no radiador. O correto é usar a proporção ideal de aditivo de etilenoglicol, como indica o fabricante. Isso evita o congelamento e também eleva o ponto de ebulição.

Frio impacta os pneus

No frio, a pressão dos pneus tende a cair. É necessário calibrar com frequência — pelo menos uma vez por semana — e sempre com os pneus frios. Pneus com pressão errada comprometem a segurança, aumentam o consumo e desgastam de forma desigual.

Limpadores e desembaçador

As palhetas do limpador precisam estar em bom estado. Use produto no reservatório que ajude a remover geada e neve. O desembaçador dianteiro e traseiro também deve funcionar bem para garantir visibilidade.

Fluídos

Cheque todos os níveis: óleo, fluido de freio, direção e transmissão. O óleo do motor, por exemplo, fica mais denso no frio. Isso pode afetar a lubrificação. Por isso, é importante usar o tipo adequado para temperaturas mais baixas.

Combustível

Se o carro for movido a etanol, é melhor completar com gasolina nos dias mais frios. O etanol tem ponto de congelamento mais alto e pode atrapalhar a partida.

Velas de ignição e freios

Velas sujas ou gastas dificultam a partida. Uma simples troca pode resolver o problema. Os freios também precisam estar em dia. Em estradas frias e úmidas, qualquer falha pode ser perigosa.

Revisão antes da viagem para a cidade mais fria

Seja para Lavras Novas ou qualquer outro destino gelado, a manutenção do carro é fundamental. A revisão evita surpresas desagradáveis e garante uma viagem tranquila, segura e sem imprevistos.

Com informações de Garagem 360.

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Romário Pereira de Carvalho

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