Empresa encomenda mais quatro navios PMAX ECO TRADER, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e modernização da frota.
A Longship anunciou a expansão de sua frota com a encomenda de quatro navios ecológicos adicionais. Estes se somam a um pedido anterior, totalizando oito potenciais novas embarcações. Os novos navios visam otimizar o consumo de combustível e incorporar tecnologias verdes.
Detalhes da encomenda e construção dos navios
A empresa já havia feito um pedido inicial de quatro navios de 6.000 dwt em 2024. Foi revelado que os navios de carga seca serão construídos em conjunto pela GS Projects e Ship and Steelbuilding (SaS). A construção ocorrerá no estaleiro holandês em Waterhuizen. Existe uma opção para mais quatro unidades adicionais destes navios.
Foco em sustentabilidade e eficiência energética
Os novos modelos fazem parte da série PMAX ECO TRADER. Eles contarão com consumo de combustível otimizado. As embarcações também apresentarão tecnologias ecológicas. Esta iniciativa reforça o “compromisso da Longship em expandir uma frota moderna e sustentável”.
-
Indústria naval volta a crescer no RS com 1,5 mil empregos diretos e reativação do Estaleiro Rio Grande
-
BNDES aprova financiamento para embarcações sustentáveis da Hermasa com recursos do Fundo da Marinha Mercante
-
Modernização da APS no Porto de Santos: investimento de R$ 3 milhões reforça segurança e tecnologia
-
Royal Navy comissiona HMS Stirling Castle para reforçar operações de caça a minas no Reino Unido
As entregas estão programadas para começar no início de 2026. As unidades terão mais de 100 metros de comprimento. A largura será de 15,5 metros, com um calado de 6,2 metros.
Equipamentos e certificações dos novos navios
A GS Projects contratou a Damen Marine Components (DMC). A DMC é fornecedora de sistemas de manobra. Ela fornecerá equipamentos de direção, controle e propulsão para as quatro primeiras embarcações PMAX ECO TRADER. Especificamente, os navios serão equipados com sistemas de direção do tipo Piston RAM ‘plug & play’ da DMC. Também contarão com lemes Barke e bicos Optima.
Espera-se que o projeto e a engenharia das embarcações atendam à classificação do Lloyd’s Register. Além disso, devem seguir as especificações da classe de gelo 1A da Finlândia e da Suécia para estes navios.
Outros pedidos de embarcações ecológicos pela Longship
A Longship também possui outros pedidos em andamento. São dois navios de carga geral de 3.700 dwt encomendados à GS Projects. Esses, também pertencem a uma série de embarcações ecológicas. A entrega destes está prevista para 2025.