1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Logística Campeã: O Segredo para Encantar e Fidelizar Clientes no E-commerce
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Logística Campeã: O Segredo para Encantar e Fidelizar Clientes no E-commerce

Escrito por Corporativo
Publicado em 11/09/2024 às 11:49

Country Manager da SimpliRoute no Brasil destaca a importância de investir em tecnologia no setor logístico para fidelização dos clientes no comércio online.

O Country Manager da SimpliRoute no Brasil salienta a relevância de investir em tecnologia na logística para fidelizar os clientes no comércio eletrônico. A logística eficaz pode transformar radicalmente a experiência de compra, garantindo que os consumidores voltem a comprar e recomendem a loja a outras pessoas. Este setor é crucial para a satisfação do cliente, sendo um elemento chave para o sucesso empresarial.

Para otimizar a gestão de transporte e assegurar uma entrega eficiente, é fundamental uma boa gestão de transporte. A integração tecnológica na logística trabalha diretamente na velocidade e eficiência da entrega, impactando positivamente toda a cadeia de suprimentos. Além disso, investir em inovações tecnológicas pode reduzir custos operacionais e aumentar a competitividade no mercado.

Importância de um Setor Logístico Bem Estruturado

Um setor logístico bem planejado e eficiente é essencial para impactar positivamente a satisfação e fidelização dos compradores. Segundo Javiera Lyon, especialista em Psicologia Organizacional e Country Manager da SimpliRoute no Brasil, investir em tecnologia e inovação na logística é uma estratégia indispensável para assegurar o sucesso das entregas, além de trazer inúmeros benefícios para a empresa, como o aumento da eficiência dos processos e a redução de erros.

Desafios na Gestão de Transporte

De acordo com dados do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), as maiores reclamações dos consumidores ao comprarem online estão relacionadas a atrasos ou à não entrega de produtos. Dados do Reclame Aqui, um site que registra as insatisfações dos clientes, mostram que houve um aumento de mais de 30% nas queixas em um período de dois anos sobre atrasos no recebimento das compras. As empresas precisam acompanhar o significativo crescimento do comércio online. Muitas não estão conseguindo se desenvolver e investir o suficiente para atender o aumento do fluxo de produtos.

Solucionando Problemas na Cadeia de Suprimentos

No entanto, esse problema pode ser solucionado por meio de estratégias logísticas, segundo Javiera. O crescimento do comércio online, especialmente pós pandemia, é um desafio contínuo para o setor logístico. De acordo com a pesquisa ‘Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2024’, da Dito e da Opinion Box, 43% das pessoas leem avaliações dos produtos no site/loja, da mesma forma que 32% sempre procuram avaliações da marca no Google. Observando esses dados e o mercado, Lyon compreende que ter uma logística bem executada ajuda a construir uma reputação positiva e atrair mais consumidores, evitando a perda de vendas e otimizando a taxa de conversão.

Investimento em Tecnologia na Logística

Tecnologias como a da SimpliRoute, líder em tecnologia de roteirização inteligente na América Latina, ajudam as empresas a otimizarem as rotas e maximizar os resultados de entrega com o software de última milha. Um planejamento estratégico de rotas, monitoramento em tempo real e uma comunicação eficaz com clientes são o que Javiera considera essenciais para a fidelização do consumidor final. Com uma melhor comunicação direta com o cliente, de acordo com dados da SimpliRoute, mais de 90% das entregas são realizadas com sucesso na primeira tentativa, diminuindo o retrabalho, economizando recursos e aumentando a satisfação do consumidor.

Vantagem Competitiva na Logística

Investir em logística é investir em uma vantagem competitiva no mercado, afirma Javiera. Quando uma empresa oferece uma experiência logística positiva, os compradores tendem a se tornar clientes fiéis e também a recomendar a empresa para outros, aumentando as chances de crescimento e prosperidade da empresa. Sobre a SimpliRoute, empresa de tecnologia para logística, fundada em 2014, com mais de 1000 clientes em 26 países e dois continentes, oferece soluções personalizadas para otimização de rotas, redução de custos operacionais e melhoria da eficiência das operações logísticas, atendendo companhias de todos os portes. Suas soluções utilizam inteligência artificial e algoritmos avançados para o planejamento de rotas, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a tomada de decisões dos clientes.

Fonte: Imprensa SIMPLIROUTE

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x