Brasileiros estão ganhando a vida viajando o mundo como nômades digitais. Conheça essa nova forma de trabalhar e viver com liberdade
Cada vez mais brasileiros estão trocando a estabilidade de uma casa fixa por uma vida de viagens constantes. O estilo de vida nômade digital vem ganhando espaço e já virou tendência.
Canais no YouTube e outras redes mostram brasileiros que largaram tudo para viver viajando. Eles criam conteúdos sobre outras culturas e também revelam os desafios desse caminho.
A escolha por esse estilo de vida tem muitos motivos. Mas uma das razões mais comuns é o desejo de ter mais liberdade e flexibilidade.
-
Engenheiros ignoram “ar-condicionado” com 2.000 anos que resfria casas melhor do que sistemas modernos
-
Honda CG 160 ou Biz pra quê? Patinete da Xiaomi tem pneu de 12″, 900 W de potência e roda 60 km com uma carga
-
Top 5 celulares da Motorola custo benefício para você comprar em agosto
-
Rússia aposta em império de drones com apoio de startups, escolas e bilhões em investimento
O nomadismo digital permite que a pessoa trabalhe de qualquer lugar com acesso à internet. Isso inclui cidades, praias, montanhas e até outros países. Essa possibilidade está mudando como muitos enxergam o trabalho.
Segundo o Google Trends, o interesse pelo tema disparou. As buscas pelo termo “nômade digital” cresceram 190% no mundo nos últimos cinco anos. No Brasil, o aumento foi ainda maior. Somente nos últimos meses, houve alta de mais de 250%.
Esse modelo de vida se baseia em usar a tecnologia a favor do trabalho. O essencial é ter ferramentas como notebook, celular e conexão com a internet. Com isso, os nômades conseguem manter sua rotina profissional mesmo mudando de lugar com frequência.
Muitos escolhem essa vida para fugir do modelo tradicional de escritório e horários fixos. Eles preferem um ritmo mais solto, com mais controle sobre onde e quando trabalham. Isso gera uma independência geográfica que foge dos padrões normais.
Diversas profissões se adaptam bem a esse formato de trabalho. Redatores, programadores, designers, tradutores, consultores e até empreendedores com lojas virtuais conseguem trabalhar remotamente.
Além disso, algumas empresas oferecem vagas 100% online, permitindo que seus funcionários escolham onde querem viver.
Com essa mudança, surgiram também influenciadores que mostram como é a vida sendo um nômade digital. Muitos deles conseguem ganhar dinheiro somente compartilhando suas experiências.
O nomadismo digital continua crescendo e atraindo cada vez mais adeptos. O aumento nas buscas e a popularidade nas redes sociais mostram que esse estilo de vida está longe de ser passageiro.
Com informações de Diário do Comércio.