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Lembra do Fiat Prêmio? o sedã derivado do Uno que revolucionou a indústria automotiva brasileira

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 30/09/2024 às 22:20
Lembra do Fiat Prêmio? o sedã derivado do Uno que revolucionou a indústria automotiva brasileira
Fiat Prêmio (Imagem: Reprodução)

Conheça a história e as curiosidades do Fiat Prêmio, o carro que conquistou o Brasil com versões de entrada e de luxo, opções de duas ou quatro portas, e muito mais.

Prepare-se para embarcar numa viagem nostálgica pelo universo do Fiat Prêmio, o sedã que não apenas marcou, mas literalmente sacudiu a indústria automotiva brasileira! Sim, estamos falando daquele carro que virou a cabeça dos brasileiros nos anos 80 e 90, com suas versões de entrada e de luxo, opções de duas ou quatro portas, e um monte de curiosidades que a maioria de nós nem imagina.

A história do Fiat Prêmio começa em meados dos anos 80, mas para entender sua importância na indústria automotiva brasileira, precisamos voltar um pouco mais no tempo. Em 1983, a Fiat lançou o Fiat Oggi, um sedã compacto derivado do Fiat 147. Apesar do porta-malas espaçoso, o Oggi não conquistou o público devido ao seu visual ultrapassado e design desarmonioso.

Fiat Prêmio, o primeiro derivado do Uno

Lembra do Fiat Prêmio? o sedã derivado do Uno que revolucionou a indústria automotiva brasileira

Então, em 1984, surge o Fiat Uno, um compacto prático com visual quadrado e design limpo. Seu sucesso imediato abriu caminho para o lançamento, em março de 1985, do Fiat Prêmio, o primeiro derivado do Uno. Inicialmente disponível na versão CS de duas portas, o sedã apresentava três volumes bem definidos e um visual moderno para a época.

A dianteira do Fiat Prêmio era marcada por um capô em forma de cunha e um único limpador de para-brisa. Os faróis quadrados, acompanhados por luzes de direção nas extremidades e a grade com o emblema de cinco barras inclinadas, davam personalidade ao modelo. Na lateral, destacavam-se as linhas limpas e as maçanetas escamoteadas. A traseira exibia lanternas verticais envolventes e uma tampa de porta-malas que abria até o para-choque, facilitando o acesso ao amplo espaço de 530 litros.

Interior simples, mas bem-acabado

Por dentro, o Fiat Prêmio oferecia um interior simples, mas bem-acabado, com espaço para cinco ocupantes. O painel moderno incluía uma placa de alumínio com o nome do veículo, cinzeiro removível e comandos satélite próximos ao volante. Uma curiosidade era o opcional computador de bordo, tornando-o o primeiro carro nacional a oferecer essa tecnologia.

Motor do Fiat Prêmio

Sob o capô, o sedã vinha equipado com um motor de 1.5 litro, 4 cilindros, que entregava 71 cavalos e torque de 12,3 kgfm a 3.000 rpm. Com esse conjunto, o Fiat Prêmio acelerava de 0 a 100 km/h em 15 segundos e alcançava 159 km/h de velocidade máxima, com consumo médio de 8 km/l na cidade e até 13 km/l na estrada.

Em agosto de 1985, foi lançada a versão S, mais básica e acessível, equipada com motor de 1.3 litro e câmbio manual de quatro ou cinco marchas. Já em 1987, chegou a versão de quatro portas, com novas maçanetas tipo gatilho e um vinco que percorria toda a lateral. Nesse ano, a versão de luxo CSL também foi introduzida, trazendo mais conforto e opcionais como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo e check control.

Sucesso no mercado nacional

Com o sucesso no mercado nacional, a Fiat começou a exportar o Fiat Prêmio para a Europa e América Latina sob o nome de Duna. Em 1988, o motor 1.5 recebeu melhorias, elevando a potência para 82 cavalos. No ano seguinte, a versão CSL ganhou aprimoramentos estéticos e um interior ainda mais moderno, com bancos de encosto vazado e painel voltado para o motorista.

Em 1990, a versão CSL passou a contar com o motor 1.6 litro, disponível em versões a gasolina e álcool, entregando até 88 cavalos. As mudanças continuaram em 1991, quando toda a linha recebeu uma nova frente, com faróis e piscas mais estreitos e grade na cor do veículo, conferindo ao Fiat Prêmio um visual mais elegante.

Produção nacional do Fiat Prêmio foi encerrada

Apesar das constantes evoluções, as vendas começaram a declinar. Em 1994, a produção nacional do Fiat Prêmio foi encerrada, dando lugar ao importado Fiat Duna, que manteve o legado por mais alguns anos até a chegada do Fiat Siena em 1997.

O Fiat Prêmio deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira, sendo lembrado como um sedã que oferecia espaço, conforto e tecnologia inovadora para sua época. E você, já teve ou conhece alguém que teve um Fiat Prêmio? Compartilhe suas histórias e ajude a manter viva a memória desse ícone das nossas estradas.

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Rafaela Fabris

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