Confirmado para 2025, SUV da Leapmotor, marca parceira da Stellantis, aposta em tecnologia inovadora que usa motor a gasolina apenas como gerador de energia para eliminar de vez a ansiedade de autonomia.
O Leapmotor C10 está confirmado para o Brasil e chega com uma solução inteligente para a principal preocupação dos motoristas de elétricos: a autonomia. Além de uma versão 100% elétrica, o SUV terá uma opção com extensor de autonomia (REEV), que combina um motor a combustão a um elétrico para alcançar a impressionante marca de quase 1.000 km sem parar para recarregar.
O que é o Leapmotor C10?
O Leapmotor C10 é um SUV de porte médio-grande que marcará a estreia da marca no mercado brasileiro. Com 4,74 metros de comprimento e 2,83 m de entre-eixos, ele se posiciona como um espaçoso veículo familiar. Seu visual é moderno, com maçanetas embutidas e um interior minimalista, onde a maioria das funções se concentra em uma grande tela flutuante no painel.
A versão com extensor de autonomia (REEV)
A grande estratégia do Leapmotor C10 é a oferta da versão REEV (Range-Extended Electric Vehicle). Diferente de um híbrido comum, neste sistema o motor a gasolina nunca move o carro diretamente. Sua única e exclusiva função é funcionar como um gerador, produzindo energia para recarregar a bateria com o veículo em movimento. A tração nas rodas é sempre 100% elétrica.
-
Os 7 hábitos que destroem o câmbio automático sem que você perceba: erros simples que reduzem pela metade a vida útil do sistema e podem gerar prejuízos de até R$ 15 mil em reparos
-
Tesla domina 60% do mercado americano de elétricos, mas ignora o Brasil: o real motivo está nas picapes de R$ 300 mil
-
Craques do Bayern de Munique recebem nova frota da Audi: tem SUV Audi Q8, Esportivo RS e-tron GT performance, Q4 Sportback e-tron e Q7 SUV S line
-
BYD Tan L é um SUV de 7 lugares que tem até drone no teto: saiba para que serve e quando ele chega ao Brasil
Como funciona a tecnologia que roda quase 1.000 km?
Na prática, a versão REEV do Leapmotor C10 usa um motor 1.5 a gasolina de 95 cv para alimentar o conjunto elétrico. Com a bateria de LFP (fosfato de ferro e lítio) totalmente carregada, o SUV pode rodar até 145 km em modo puramente elétrico. Quando a carga da bateria chega a um nível baixo, o motor a combustão é acionado automaticamente para gerar mais eletricidade, estendendo a autonomia total para incríveis 970 km, segundo o ciclo europeu WLTP.
E a versão totalmente elétrica?
Para quem já está pronto para a experiência puramente elétrica, o Leapmotor C10 também será vendido em uma versão 100% a bateria. Neste caso, o modelo conta com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm de torque. A bateria, com 69,9 kWh de capacidade, garante uma autonomia de até 420 km com uma única carga, também no padrão WLTP.
Lançamento no Brasil e a parceria com a Stellantis
A chegada da Leapmotor ao Brasil é resultado de uma joint-venture global com o grupo Stellantis (dono da Fiat, Jeep, Ram e Peugeot), que adquiriu parte da empresa chinesa. O lançamento do Leapmotor C10 no país está confirmado para o segundo semestre de 2025, com as duas versões: a elétrica pura e a inovadora REEV com extensor de autonomia.
I just like the helpful information you provide in your articles