SUV de 40 mil reais em 2024? Conheça o Land Rover Freelander 2 SE 2009, SUV de luxo que entrega ótimos números de desempenho. Saiba tudo sobre o modelo e se ainda vale a pena comprá-lo em 2024.
Quando chegou ao Brasil em 2007, a segunda geração do Land Rover Freelander II representou um salto significativo em relação à sua antecessora. Com um design completamente renovado e melhorias substanciais na engenharia, o modelo se consolidou como um marco na evolução da marca. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o Land Rover Freelander 2 SE 2009, um SUV que, mesmo com preços acessíveis hoje, em torno de 40 mil reais, continua chamando atenção por sua construção robusta, desempenho refinado e presença marcante.
O Freelander 2 SE 2009 era mais do que apenas um utilitário esportivo, destacando-se pelo aumento em dimensões: mais comprido, mais largo e mais alto do que a primeira geração, proporcionando mais conforto e espaço interno.
O que mudou no Land Rover Freelander 2 SE 2009?
A maior novidade do SUV de 40 mil reais era o 3.2 de seis cilindros em linha, de alumínio. Além das 24 válvulas, trazia coletor de admissão e comandos de válvulas variáveis, garantindo elasticidade ímpar. Apesar de possuir 233 cv a 6.300 RPM, o torque de 32,3 kgfm surgia a 3.200 RPM, com 80% disponíveis a 1.400 RPM.
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
- Conheça as novas diretrizes da Uber: o uso do ar-condicionado é recomendado para garantir o conforto dos passageiros, e a não conformidade pode impactar as avaliações dos motoristas
O resultado aparecia no bom desempenho em cidade e estrada, apesar de seus 1.770 kg, o que também tem auxílio do câmbio automático de seis marchas e da tração integral Terrain Reponse, com quatro ajustes (asfalto, grama/cascalha/neve, lama e areia).
A capacidade fora de estrada do Land Rover Freelander 2 SE 2009 era superior à de rivais como Honda CR-V e Toyota RAV4, todos na faixa de preço da versão S, que trazia ar-condicionado bizona, nove airbags, ABS com EBD, sensor de chuva e de faróis e controles de tração, estabilidade e rolagem da carroceria.
Tecnologias presentes no Land Rover Freelander 2 SE 2009
O Land Rover Freelander 2 SE 2009 contava com banco de couro elétrico, Bluetooth, retrovisor com rebatimento elétrico e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
A top HSE incluía central multimídia, faróis adaptativos de xenônio, teto solar duplo e bancos aquecidos, para um comportamento dinâmico digno de automóvel. Em todas elas, suspensão independente nas quatro rodas.
Sucesso de público e de crítica, o SUV de 40 mil reais sofreu mudanças sutis em seu design no ano de 2009, com novos detalhes cromados, aerofólio traseiro e para-choques e saias laterais da cor do carro. A reestilização veio na linha 2011, com mudanças na grade dianteira, para-choques, faróis e lanternas foram redesenhados. Em meados do ano de 2011, veio o novo motor 2.2 turbodiesel de 190 cavalos e 42,8 kgfm.
Confiável no asfalto e fora dele, mesmo sendo um SUV de 40 mil reais, o modelo conta com um alto custo de peças de reposição, que é alvo de reclamação, mas compensado pela robustez e longo intervalo entre as revisões.
Principais defeitos do Land Rover Freelander 2 SE 2009
Mesmo sendo um SUV de 40 mil reais, ele também conta com defeitos. Na versão diesel, por exemplo, pode ocorrer vazamento no retentor do virabrequim, identificado pela presença de óleo entre o cárter e a carcaça da transmissão. Também é importante certificar de que os bancos dianteiros estão firmes e sem folgas. Dependendo do peso do motorista ou passageiro, eles podem se soltar, tornando-se fonte constante de ruídos.
Quando gastos, os rolamentos de diferencial traseiro produzem um ronco que desaparece acima dos 50 km/h, ou seja, o ruído se revela em trajetos urbanos.
A Land Rover recomenda a troca do diferencial completo, que custa 9.998 reais, mais 4 horas de mão de obra (1.080 reais). Contudo, a troca desse componente coloca em risco a bomba hidráulica do acionamento do diferencial traseiro. Uma bomba nova custa 2.022 reais, mais 1.080 reais de mão de obra.
Explica o consumo que você colocou no anúncio. Desconheço Freelander gasolina mais econômica que a sua.
A afirmação de que o Freelander é mais econômico em gasolina do que o mencionado no anúncio pode ser questionada, visto que há vários fatores que influenciam o consumo de combustível, como o estilo de condução, as condições do veículo e o uso de acessórios.
O modelo a Diesel que é econômica