O Ford Del Rey, lançado em 1981, foi projetado para substituir o luxuoso Galaxie Landau durante a crise do petróleo, oferecendo um sedã médio de luxo com eficiência de combustível e design moderno para a época. Equipado inicialmente com um motor 1.6, o veículo evoluiu ao longo dos anos, recebendo melhorias significativas, incluindo um motor mais potente e reestilizações estéticas, antes de ser descontinuado em 1991 após uma década no mercado.
Na década de 70, o mundo enfrentava a crise do petróleo, um cenário desafiador para veículos de alto consumo como o Ford Galaxie Landau. Com a necessidade de adaptar-se à nova realidade econômica sem perder o status de luxo, a Ford introduziu o Del Rey, um sedã médio que combinava sofisticação com eficiência energética.
O projeto, iniciado em 1976, tinha como objetivo criar um carro que mantivesse o luxo do Landau mas fosse mais adequado às restrições de combustível da época. Utilizando o Ford Corcel como base para seu desenvolvimento e inspirando-se em modelos internacionais como o Ford Cortina e o Granada, o Del Rey foi oficialmente apresentado ao público em maio de 1981. Com um design de linhas retas e uma estética que refletia os carros da época, o Del Rey estava disponível em versões de duas e quatro portas, com acabamentos de luxo nas versões “Ouro” e “Prata”.
Del Rey da Ford oferecia um ambiente requintado com revestimento aveludado, vidros elétricos, direção hidráulica e opcionais como ar-condicionado e teto solar
Externamente, o Del Rey impressionava por seus faróis quadrados e uma grade com filetes verticais cromados. Internamente, oferecia um ambiente requintado com revestimento aveludado, vidros elétricos, direção hidráulica e opcionais como ar-condicionado e teto solar. Equipado inicialmente com o motor 1.6 CHT de origem Renault, o carro era criticado pela falta de potência, apesar de seu consumo econômico.
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Ford introduziu em 1984 o motor CHT mais potente
Em resposta às críticas, a Ford introduziu em 1984 o motor CHT mais potente e, um ano depois, reestilizou o Del Rey, modernizando sua dianteira com faróis trapezoidais e uma nova grade. A linha se expandiu com a introdução da Belina Scala, uma versão mais luxuosa da perua Del Rey, e continuou a evoluir até a introdução do motor 1.8 AP em 1989, após a formação da Autolatina, melhorando significativamente seu desempenho.
Competição com modelos mais modernos e tecnológicos levou ao fim da produção do Del Rey em 1991
Apesar das inovações e melhorias ao longo dos anos, a competição com modelos mais modernos e tecnológicos levou ao fim da produção do Del Rey em 1991, após cerca de 10 anos no mercado. Ele foi substituído pelo Ford Versailles, um modelo que, apesar de suas qualidades, não repetiu o sucesso do Del Rey. O Ford Del Rey permanece uma referência em luxo e inovação para a indústria automobilística brasileira, lembrado por seu equilíbrio entre elegância e praticidade econômica.