Lamborghini anuncia novo carro híbrido de alto desempenho! Com motor avançado, o modelo impressiona a indústria automotiva ao atingir até 900 cv de potência e velocidade máxima de 343 km/h.
Em 16 de agosto de 2024, durante a Monterey Car Week na Califórnia, a Lamborghini apresentou para indústria automotiva o Temerario, seu novo carro híbrido que substitui o antigo Huracán. Este é o segundo veículo eletrificado da marca, após o Revuelto, e, juntamente com o Urus SE, completa a linha de modelos híbridos da fabricante italiana. O Temerario é equipado com um motor V8 biturbo combinado com três motores elétricos, alcançando uma potência total de 920 CV. A empresa afirma que este novo supercarro redefine os conceitos de desempenho e prazer ao dirigir, estabelecendo um novo padrão no segmento de superesportivos. O modelo chegará ao brasil ainda este ano.
Novo carro híbrido da Lamborghini entrega 800 cv de potência no modo a gasolina
O novo motor da Lamborghini é, sem sombra de dúvidas, o maior destaque do modelo. No lugar do V10, o Temerario conta com um novo V8 4.0 biturbo, criado do zero pela fabricante.
São 800 cv de potência entre 9.000 e 9.750 RPM, fazendo corte de giro em 10.000 RPM, enquanto o torque é de 74,4 kgfm entre 4.000 e 7.000 RPM. Seus dois turbos estão posicionados no vão em “V” entre os cilindros, melhorando sua dimensão, geometria dos dutos e gerenciamento térmico.
-
Por até R$ 70 mil, sedã da Hyundai usado de 2019 entrega motor 2.0, pacote completo e conforto de ‘carro premium’
-
Honda lança sua primeira moto elétrica de verdade, equivalente a uma 750cc a combustão
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiáveis por até R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
O novo motor da Lamborghini teve tudo calculado. As manivelas do virabrequim ficam em um ângulo de 180°, como em propulsores de corrida, ajudando a entregar um torque mais alto em baixa velocidade, e ronco mais encorpado.
Conta com bielas feitas de alumínio para reduzir seu peso e cabeçotes de liga de alumínio fundido. Até mesmo o comando de válvulas conta com uma camada de Diamond-Like Carbon (DLC), aumentando sua resistência para aguentar até 11 mil RPM.
Carro híbrido da Lamborghini alcança 340 km/h
A parte elétrica do carro surpreende a indústria automotiva ao ser composta por três motores. Um deles, de 150 cv, foi posicionado entre o novo motor da Lamborghini a combustão e a transmissão de dupla embreagem de 8 marchas, sendo usado para suplementar a unidade a gasolina em baixa rotação com seus 30,6 kgfm de torque, além de cobrir o atraso dos turbos.
Os outros dois propulsores no carro híbrido da Lamborghini estão no eixo dianteiro, podendo entregar uma tração totalmente elétrica caso o motorista prefira ou para ter tração integral. Cada um move uma das rodas dianteira e entrega 82 cv.
O resultado é que o Temerario possui um total de 920 cv de potência combinada, o que faz com que seja capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos, com uma velocidade máxima que pode chegar aos 343 km/h.
Mesmo que tenha um modo City usando apenas os motores elétricos para se mover, a marca promete que é possível se divertir com o esportivo, usando até mesmo um modo Drift para mover apenas as rodas traseiras.
Carro da marca ganha destaque na indústria automotiva pelo design
O modelo, além de um novo motor da Lamborghini, traz um design que une muitos elementos do antigo Huracán, como seus faróis e as lanternas hexagonais em LED. Sua frente parece bem mais futurista devido ao formato tanto dos faróis quanto da iluminação no para-choque.
Ao invés de utilizar um chassi de alumínio, como era no Huracán, a Lamborghini optou por usar apenas alumínio. Isso reduziu o uso do material pela metade, além de aumentar a rigidez torcional em 20% e precisa de 80% menos pontos de solda, além de reduzir o peso.
O interior do carro híbrido da Lamborghini segue com a ideia de usar elementos hexagonais, como nas saídas do ar-condicionado. A marca não deixou de lado a tecnologia, colocando três telas. O motorista utilizará o painel de instrumentos digital de 12 polegadas, e, no centro, está um display vertical de 8,4 polegadas para multimídia. Já o passageiro tem uma tela bem fina de 9,1 polegadas com dados do carro e da multimídia.