1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Karoon estende contrato com a Maersk para perfuração de dois novos poços de petróleo na Bacia de Santos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Karoon estende contrato com a Maersk para perfuração de dois novos poços de petróleo na Bacia de Santos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 14/05/2022 às 01:44
Após uma boa parceria com a Maersk, a Karoon estendeu o contrato com a companhia para a perfuração de outros dois poços de petróleo no Campo de Neon, localizado na Bacia de Santos, visando expandir a produção de combustíveis no Brasil
Foto: Mærsk Drilling

Após uma boa parceria com a Maersk, a Karoon estendeu o contrato com a companhia para a perfuração de outros dois poços de petróleo no Campo de Neon, localizado na Bacia de Santos, visando expandir a produção de combustíveis no Brasil

Localizado na Bacia de Santos, que se estende do Rio de Janeiro a Santa Catarina, o Campo de Neon possui uma grande reserva de petróleo e é foco de vários empreendimentos. Agora, após uma extensão de contrato realizada na última terça-feira (10/05) com a companhia Maersk, a Karoon irá realizar a perfuração de dois novos poços de petróleo na região, seguindo seu plano de crescimento na exploração desses recursos no território nacional. 

Com a ajuda de equipamentos da Maersk após extensão de contrato, a Karoon irá realizar a perfuração de dois novos poços de petróleo na Bacia de Santos 

A companhia australiana Karoon Energy está com um grande olhar para as reservas de petróleo e gás no território brasileiro e, agora, expandiu seu plano de produção de combustíveis no país. A empresa anunciou a extensão do seu contrato com a empresa Maersk, referência na oferta de equipamentos para a realização de perfurações offshore e exploração de petróleo e gás em todo o mercado global de combustíveis. 

Com a extensão do contrato com a Maersk, a Karoon fará a perfuração de dois novos poços de petróleo e gás na região da Bacia de Santos ao longo dos próximos meses. Além disso, a empresa anunciou que a atividade será realizada pela sonda semissubmersível Maersk Developer, de propriedade da Maersk Drilling. Esse é um equipamento que garante muito mais controle e eficiência na perfuração desses locais, indispensável para uma segurança maior nas operações e a garantia da minimização dos impactos ambientais que podem ser causados pelo derramamento dos materiais. 

A extensão do contrato entre as empresas também garantiu que o negócio tenha um valor de parceria firme de aproximadamente US$ 21 milhões para a realização da perfuração desses poços na Bacia de Santos. A sonda da Maersk já havia sido contratada pela Karoon ainda em 2021 para a perfuração de outros 4 poços em outro campo de propriedade da empresa, o de Baúna. Agora, a extensão do contrato com foco na Bacia de Santos terá 80 dias de prazo e será uma continuidade direta ao escopo de trabalho anterior da sonda.

Karoon comemora extensão de parceria e afirma que perfuração de novos poços no Campo de Neon será essencial para a exploração das reservas na Bacia de Santos 

A Karoon está bastante satisfeita com seus negócios com a Maersk e o chefe da divisão internacional da Maersk Drilling, Thomas Lysgaard Falk, comemorou: “Estamos muito satisfeitos em confirmar esta extensão que expandirá as atividades da Maersk Developer no Brasil para incluir a assistência à Karoon na avaliação adicional da descoberta de Neon. Durante nossos preparativos para o escopo inicial de trabalho do Baúna, a equipe de desenvolvedores estabeleceu uma colaboração forte e próxima em nossa parceria com a Karoon, e estamos ansiosos para desenvolver isso na campanha de Neon”.

Assim, após o anúncio feito em abril de 2022, da descoberta de novas reservas de petróleo na Bacia de Santos, mais especificamente no Campo de Neon, a Karoon vem investindo na aceleração do processo de perfuração dos poços de exploração. Os estudos que a empresa fez na região constataram um alto potencial de produção e comercialização do recurso e, por isso, ela está tão empenhada no projeto. 

E, nos próximos 80 dias, começará a perfuração dos poços da Karoon com a ajuda da Maersk, trazendo novas perspectivas para o crescimento da empresa no ramo da produção offshore de petróleo dentro do território nacional.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos