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Justiça suspende construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística; obra tem 730 km e gera 162 mil empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/07/2024 às 21:22
Justiça suspenda construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística! (Imagem/ reprodução)
Justiça suspenda construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística! (Imagem/ reprodução)

A Justiça suspendeu a construção da ferrovia de R$ 15 bilhões da Rumo Logística em Mato Grosso, destacando riscos ambientais e sociais. O projeto, que deveria criar 162 mil empregos e facilitar o escoamento de grãos, enfrenta agora um futuro incerto.

Um dos projetos mais ambiciosos de infraestrutura do Brasil, a construção da ferrovia F.A.T.O (Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes), sofreu um duro golpe nesta terça-feira (30).

Isso porque a Justiça de Rondonópolis determinou a suspensão imediata das obras, um investimento bilionário que prometia conectar o Mato Grosso a importantes centros logísticos e comerciais.

A decisão foi tomada pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, da Terceira Vara Cível de Rondonópolis, e atende a uma ação civil pública movida pela Prefeitura local.

A ordem judicial destaca que a Rumo Logística, empresa responsável pelo projeto, alterou o traçado original da ferrovia, trazendo-a mais próxima da área urbana sem o devido processo de consulta pública ou avaliação dos impactos ambientais e sociais.

Motivações e consequências da decisão judicial

A modificação no percurso da ferrovia, que agora passaria a uma distância de apenas 40 a 50 metros da área urbana de Rondonópolis, levantou sérias preocupações.

Segundo a Prefeitura e a magistrada, o novo traçado representa um risco significativo para a população local.

“As construções de ferrovias são, normalmente, em locais afastados do perímetro urbano, porquanto os sons emitidos pelas máquinas ocasionam incômodos às pessoas e aos animais”, afirmou a juíza Beltramini.

Ela também destacou que, se a proximidade com uma área militar foi considerada um risco pela empresa, o mesmo cuidado deveria ser aplicado aos residentes da cidade.

Impactos da suspensão da construção da ferrovia

Com o custo estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões, a suspensão da obra não é apenas um obstáculo financeiro para a Rumo Logística, mas também um desafio logístico para o estado.

O projeto era visto como uma solução vital para o escoamento da produção agrícola e industrial do Mato Grosso, um dos maiores produtores de grãos do país.

Além disso, a expectativa de gerar mais de 160 mil empregos durante a fase de construção agora está em suspenso, impactando a economia local.

A juíza determinou que, antes de qualquer retomada das obras, deve-se realizar uma audiência pública com a população e obter pareceres técnicos dos órgãos ambientais.

A multa diária para o descumprimento da suspensão é de R$ 50 mil, uma quantia significativa que pressiona a Rumo a resolver a situação com celeridade.

Reações e próximos passos

A Rumo Logística, por meio de seu site oficial, destacou a importância do projeto para a infraestrutura do estado e sua disposição em cumprir todas as exigências legais.

A empresa reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança das operações, mas ainda não divulgou detalhes sobre como planeja responder à decisão judicial.

A suspensão das obras levanta questionamentos sobre o futuro da logística no Mato Grosso e a capacidade do estado de se manter competitivo no cenário nacional e internacional de agronegócios.

Será que a Rumo conseguirá ajustar o projeto para atender às demandas legais e sociais sem comprometer a viabilidade econômica da ferrovia? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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