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Justiça suspende construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística; obra tem 730 km e gera 162 mil empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/07/2024 às 21:22
Justiça suspenda construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística! (Imagem/ reprodução)
Justiça suspenda construção de mega ferrovia de 15 BILHÕES da Rumo Logística! (Imagem/ reprodução)
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A Justiça suspendeu a construção da ferrovia de R$ 15 bilhões da Rumo Logística em Mato Grosso, destacando riscos ambientais e sociais. O projeto, que deveria criar 162 mil empregos e facilitar o escoamento de grãos, enfrenta agora um futuro incerto.

Um dos projetos mais ambiciosos de infraestrutura do Brasil, a construção da ferrovia F.A.T.O (Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes), sofreu um duro golpe nesta terça-feira (30).

Isso porque a Justiça de Rondonópolis determinou a suspensão imediata das obras, um investimento bilionário que prometia conectar o Mato Grosso a importantes centros logísticos e comerciais.

A decisão foi tomada pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, da Terceira Vara Cível de Rondonópolis, e atende a uma ação civil pública movida pela Prefeitura local.

A ordem judicial destaca que a Rumo Logística, empresa responsável pelo projeto, alterou o traçado original da ferrovia, trazendo-a mais próxima da área urbana sem o devido processo de consulta pública ou avaliação dos impactos ambientais e sociais.

Motivações e consequências da decisão judicial

A modificação no percurso da ferrovia, que agora passaria a uma distância de apenas 40 a 50 metros da área urbana de Rondonópolis, levantou sérias preocupações.

Segundo a Prefeitura e a magistrada, o novo traçado representa um risco significativo para a população local.

“As construções de ferrovias são, normalmente, em locais afastados do perímetro urbano, porquanto os sons emitidos pelas máquinas ocasionam incômodos às pessoas e aos animais”, afirmou a juíza Beltramini.

Ela também destacou que, se a proximidade com uma área militar foi considerada um risco pela empresa, o mesmo cuidado deveria ser aplicado aos residentes da cidade.

Impactos da suspensão da construção da ferrovia

Com o custo estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões, a suspensão da obra não é apenas um obstáculo financeiro para a Rumo Logística, mas também um desafio logístico para o estado.

O projeto era visto como uma solução vital para o escoamento da produção agrícola e industrial do Mato Grosso, um dos maiores produtores de grãos do país.

Além disso, a expectativa de gerar mais de 160 mil empregos durante a fase de construção agora está em suspenso, impactando a economia local.

A juíza determinou que, antes de qualquer retomada das obras, deve-se realizar uma audiência pública com a população e obter pareceres técnicos dos órgãos ambientais.

A multa diária para o descumprimento da suspensão é de R$ 50 mil, uma quantia significativa que pressiona a Rumo a resolver a situação com celeridade.

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Reações e próximos passos

A Rumo Logística, por meio de seu site oficial, destacou a importância do projeto para a infraestrutura do estado e sua disposição em cumprir todas as exigências legais.

A empresa reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança das operações, mas ainda não divulgou detalhes sobre como planeja responder à decisão judicial.

A suspensão das obras levanta questionamentos sobre o futuro da logística no Mato Grosso e a capacidade do estado de se manter competitivo no cenário nacional e internacional de agronegócios.

Será que a Rumo conseguirá ajustar o projeto para atender às demandas legais e sociais sem comprometer a viabilidade econômica da ferrovia? Deixe sua opinião nos comentários!

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Antonio Marcos
Antonio Marcos
05/08/2024 18:56

Quem tem imóveis perto de ferrovia é quem sabe,parede rachando,piso quebrando,fora o barulho que faz, fechamento de sinal pra esperar todos aqueles imensos vagões passar atrasando o lado morador, atropelamento de animais e de pessoas , descarrilamento,nao vai trazer nenhum progresso pra cidade ,só problema trem no centro urbano,sem contar que o trem vai vir de longe e passar por aquela cidade,não vejo benefício nenhum só prejuízo

Rico
Rico
04/08/2024 11:07

Isso é uma desculpa pois tiraria o emprego dos caminhoneiros fora os de passageiros tudo em favor de uns e contrário a outros

Natascha
Natascha
04/08/2024 08:31

A causa seria boa se os motivos fossem justos, a ferrovia está passando no lugar errado ou as moradias que estão em lugares inadequados, estar lá primeiro nap quer dizer estar certo.
Claro que é melhor quanto mais distante da cidade melhor, mas vale parar p desenvolvimento de todo um estado qual irá ajudar centenas de pessoas por questões burocráticas? Por discordâncias de poder.
Com a pouca fé que temos hoje na nossa política e no nosso magistrado não dá pra saber se a decisão é nobre ou vergonhosa infelizmente, mas dá pra saber que o intuito é atrapalhar e não resolver pelas medidas que foram tomadas.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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