As companhias JSL e Volkswagen iniciaram as operações com o caminhão totalmente abastecido à gás para as operações de transporte de cargas da empresa de logística, que agora foca na sustentabilidade e na redução da emissão de CO2 nas atividades
A empresa de logística de transportes JSL se uniu à automobilística Volkswagen e, nesta quinta-feira, (02/06), já estão utilizando o caminhão 100% movido à gás nas operações de transporte de cargas. Essa é mais uma estratégia da companhia logística com foco na sustentabilidade e, ao longo dos próximos anos, visa reduzir ao máximo a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono ou CO2.
JSL e Volkswagen dão início às operações de transporte de cargas com caminhão totalmente movido à gás e garantem redução de CO2 na movimentação de mercadorias
Com a transição energética cada vez mais presente no mercado nacional, as empresas começam a buscar alternativas menos poluentes nas suas operações e, agora, foi a vez da empresa de logística e transporte JSL iniciar o seu novo projeto de sustentabilidade. Se trata da utilização de um caminhão da companhia Volkswagen totalmente movido à gás natural, que exclui a utilização de combustíveis não renováveis e garante uma alta redução na emissão de gases poluentes durante as operações de transporte de cargas.
O início das operações já está acontecendo e o caminhão agora realiza o trajeto de Piracicaba a São Bernardo do Campo, em São Paulo, realizando o transporte de peças automotivas para abastecer toda a cadeia produtiva da Volkswagen no ABC, percurso originalmente realizado por uma carreta a diesel.
- Novo SUV da Stellantis chega ao mercado na faixa dos R$ 100 mil reais para destronar Creta, Renegade, T-Cross e Tracker com mais tecnologia, conforto e autonomia de 644 km!
- Rodovia (BR) tem prejuízo milionário e concessionária encontra uma maneira de amenizar a crise: aumentar o pedágio em MAIS de 100% no pedágio
- Subaru Legacy é o carro perfeito para quem busca potência e conforto! Equipado com motor 3.6L, esse modelo atinge 240 km/h, seu consumo médio é de 9,6 km/l, além de possuir um porta-malas gigante de 506 litros
- Toyota GR86 renasce com novo motor inspirado no Yaris GR: mais de 300 cavalos e tecnologia híbrida prometem performance surreal!
E, embora a carga tenha um peso leve, mais ou menos em torno de 16 toneladas, o volume é alto e o caminhão mostrou bons resultados na movimentação da mercadoria sendo abastecido apenas por gás.
O caminhão escolhido pela JSL para as operações de transporte de cargas à gás foi o Scania R 410, com motor alimentado por gás natural veicular (GNV), fabricado pela marca sueca que faz parte do Grupo Volkswagen, integrando assim ambas as empresas na iniciativa de sustentabilidade. E, segundo as empresas, o uso desse caminhão garante uma redução de mais de 15% na emissão de gases poluentes como o CO2, além de possibilitar que o veículo possa misturar o GNV ao biometano, tornando as viagens ainda mais sustentáveis e com responsabilidade ambiental.
Companhias continuam testes quanto à utilização do caminhão à gás, mas resultados já são bastante positivos para as operações
Além de verificar a melhor forma de utilizar o combustível natural nas operações de transporte de cargas, o caminhão da JSL agora passa pela fase de testes de autonomia e melhores rotas na região. Assim, a empresa verificou que, quando o veículo é abastecido com o volume de 230 m³ de gás, ou cerca de 944 litros, o R 410 consegue percorrer cerca de 500 km, garantindo assim uma boa trajetória inicial para a empresa logística.
E, por se tratar de um modelo bitrem, ele consegue realizar uma movimentação de ainda mais toneladas de mercadorias. Em relação à iniciativa, Eduardo Pereira, diretor comercial da JSL, ressaltou em nota: “Para aumentar a eficiência na operação da Volkswagen, um dos nossos primeiros clientes, buscamos priorizar combustíveis alternativos por meio de um caminhão 100% a gás. A iniciativa é a ponta de lança de um novo modelo operacional que alia otimização logística e redução na emissão de dióxido de carbono e de outros gases do efeito estufa”.
Agora, JSL e Volkswagen seguem com os testes relacionados ao uso do caminhão à gás para o transporte de cargas e visam implementar a tecnologia em toda a frota de movimentação de mercadorias ao longo dos próximos anos, com foco na sustentabilidade dentro das operações.