1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Um motor 3 cilindros 2.0 pode alcançar 600 cv? A resposta é um sonoro SIM, graças à Koenigsegg
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Um motor 3 cilindros 2.0 pode alcançar 600 cv? A resposta é um sonoro SIM, graças à Koenigsegg

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 07/06/2025 às 20:08
Atualizado em 09/06/2025 às 14:27
motor - motor 3 cilindros
  • Reação
  • Reação
  • Reação
8 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

O motor TFG do Koenigsegg Gemera: 600 cv com apenas 3 cilindros e um desempenho que faz qualquer V8 passar vergonha

Quem diria que um motorzinho 2.0 de três cilindros poderia bater de frente com os V8 mais ferozes do mercado? Pois é exatamente isso que a sueca Koenigsegg conseguiu com o Gemera, um dos supercarros mais incríveis e inovadores já criados.

Enquanto muita gente ainda associa carros esportivos a motores gigantes e beberrões, a marca escandinava resolveu jogar o manual fora. No lugar de um V8 ou V12, o Gemera traz um motor batizado de TFG (Tiny Friendly Giant) — ou “pequeno gigante amigável” — que entrega nada menos que 600 cv sozinho. E mais: quando somado aos três motores elétricos do carro, o conjunto chega a insanos 1.700 cv.

Mas como diabos um 2.0 de três cilindros consegue essa proeza? A resposta está na tecnologia e na visão ousada da Koenigsegg, que aposta pesado em eficiência e sustentabilidade sem abrir mão da brutal potência.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Freevalve: a tecnologia que reinventa o motor

O segredo do motor TFG está em um sistema que parece coisa de ficção científica: a tecnologia Freevalve. Em vez de usar árvores de comando para abrir e fechar as válvulas, o motor utiliza atuadores eletropneumáticos independentes para cada válvula. Isso permite um controle muito mais preciso sobre o fluxo de ar e combustível, otimizando eficiência e desempenho em qualquer situação.

Segundo Christian von Koenigsegg, fundador da marca, essa tecnologia vinha sendo desenvolvida há quase duas décadas. “Queríamos libertar os motores das limitações dos sistemas mecânicos tradicionais e dar a eles um cérebro próprio”, afirmou em entrevista à Top Gear.

O motor tem ainda um desenho superquadrado — com diâmetro de 95 mm e curso de 93,5 mm — que facilita o giro alto sem comprometer a durabilidade. A potência máxima chega aos 7.500 rpm, com um limite de giro em impressionantes 8.500 rpm. O torque? São 61,1 kgfm a menos de 3.000 rpm, e ele se mantém praticamente plano até os 7.000 rpm.

Koenigsegg substitui comandos de válvulas mecânicos por sistema de acionamento hidropneumático e consegue extrair 600 cv de um motor 2.0

Dois turbos, zero lag

Outro trunfo desse motor é a configuração de turbo duplo sequencial. Aqui, um turbo menor garante resposta rápida em baixas rotações, enquanto um segundo turbo maior entra em cena em rotações mais altas, permitindo que o motor continue respirando bem e entregando força em todas as faixas de giro.

Esse arranjo ajuda a resolver um problema clássico de motores turbo: o temido turbo lag. No caso do TFG, a entrega de torque é praticamente imediata, o que transforma a experiência de dirigir o Gemera em algo visceral e empolgante.

O canal oficial da Koenigsegg traz um vídeo que mostra como isso funciona na prática.

Um motor flexível e amigo do meio ambiente

Além de toda a tecnologia embarcada, o TFG impressiona pela versatilidade. Ele é capaz de operar em múltiplos ciclos de combustão, incluindo Otto e Miller, e até mesmo em testes com ciclo de dois tempos.

Mas o mais interessante é a sua capacidade de rodar com uma ampla variedade de combustíveis: desde gasolina tradicional até etanol e metanol. Ao usar biocombustíveis, o motor reduz significativamente as emissões sem comprometer a performance.

Esse compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares da filosofia da Koenigsegg. “Acreditamos que os supercarros também podem ser parte da solução ambiental, e não apenas parte do problema”, disse Christian von Koenigsegg em entrevista ao site Road & Track.

O carro que possui este incrível motor é o Koenigsegg Gemera, que, junto com outros três motores elétricos, produz um total de 1700 cv. Fonte: Koenigsegg

Inteligência artificial para motor mais inteligente

E tem mais: a Koenigsegg está trabalhando em parceria com a empresa americana SparkCognition para integrar ao sistema um software de inteligência artificial capaz de ajustar dinamicamente os parâmetros do motor em tempo real.

Na prática, isso significa que o carro poderá se adaptar ao estilo de condução do motorista, às condições da estrada e até ao tipo de combustível utilizado, otimizando o desempenho a cada instante.

Segundo Amir Husain, CEO da SparkCognition, “essa colaboração representa o futuro da indústria automotiva, onde hardware e software trabalham em perfeita sintonia”.

O futuro dos supercarros começa aqui

No fim das contas, o Koenigsegg Gemera não é só mais um supercarro com números absurdos de potência. Ele é um manifesto de inovação que prova que é possível combinar alta performance com responsabilidade ambiental e tecnologia de ponta.

Ao apostar em um motor tão compacto quanto revolucionário, a marca sueca não só redefine o que esperamos de um supercarro, mas também abre caminho para uma nova era na indústria automotiva.

Com o Gemera, a mensagem é clara: não é preciso um motor gigante para entregar potência insana. Basta ter tecnologia, visão e coragem para reinventar as regras do jogo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x