Em discurso para profissionais de RH, Joe Biden defendeu empatia, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, e coragem para liderar com humanidade.
Durante um discurso em San Diego recentemente, Joe Biden falou diretamente a centenas de profissionais de recursos humanos e compartilhou as principais lições que aprendeu em décadas de vida pública.
Para o ex-presidente, liderar pessoas é mais do que comandar — é entender, respeitar e se conectar com o outro.
“Liderança é algo pessoal”
Biden começou lembrando um ensinamento de seu pai: “Um emprego é muito mais do que um salário. É sobre dignidade.”
-
Com R$ 3.000 mensais dá para viver bem? Veja as 5 cidades de São Paulo com baixo custo e boa estrutura pública
-
Maior aposta da Coca-Cola na China: mega fábrica futurista de 133.300 m² totalmente automatizada, movida a energia solar e equipada com robôs inteligentes para abastecer 100 milhões de consumidores
-
Estudante descobre erro estrutural no Citigroup Center em Nova York e evita o colapso de um dos edifícios mais altos e perigosos já construídos
-
Nova atração do Unipraias tem cabine giratória para 56 pessoas e revela Balneário Camboriú a mais de 200 metros de altitude
,Segundo ele, essa ideia norteou toda a sua carreira política e deve estar no centro da atuação de qualquer gestor.
Em sua fala, Biden destacou que os líderes precisam tratar todos os funcionários com respeito e empatia. Ele criticou a divisão rígida entre vida profissional e vida pessoal. “Dizem que é só negócios, que não é pessoal. Mas liderança é exatamente o oposto. É se conectar. É ter empatia”, afirmou.
Família vem primeiro
O ex-presidente defendeu que os trabalhadores não devem ter medo de tirar folga para cumprir compromissos familiares.
Ele relatou que, enquanto era vice-presidente, enviou um memorando ao staff da Casa Branca deixando claro que datas importantes como aniversários e formaturas deveriam ser prioridade.
“Ficaria decepcionado se ignorassem isso”, disse Biden. Para ele, muitos se sentem obrigados a estar em reuniões ou viagens, mas esquecem que há momentos que não voltam. Ele lembrou, emocionado, da perda de sua esposa e filha em um acidente em 1972. “Existem momentos que você nunca vai recuperar”, alertou.
Coragem e reconhecimento
Outro ponto central do discurso foi a importância de dividir os méritos. Biden afirmou que líderes de verdade compartilham os créditos, reconhecem os outros e não têm medo de perder o cargo ao fazer o que é certo.
“Em algum momento, todos nós somos chamados a ter coragem — em pequenas ou grandes situações”, disse. Para ele, essa disposição é essencial para criar ambientes de trabalho saudáveis.
No encerramento, Biden fez um apelo direto aos profissionais de RH. “Continuem enxergando o valor de cada pessoa. Continuem ajudando quem caiu a se levantar. Sejam corajosos quando for necessário”, concluiu. Segundo ele, esse é o tipo de liderança que o país precisa agora — para fortalecer os ambientes de trabalho, a economia e toda a nação.