Versão 4xe do novo Compass combina dois motores elétricos, suspensão exclusiva e bateria de 96 kWh que garante até 600 km.
Apresentado em maio como o lançamento mais importante da Jeep em 2025, o novo Compass já tem data para estrear nas lojas europeias a partir do quarto trimestre, com preços iniciais de 41 mil euros (cerca de R$ 262 mil).
Dentro da gama, a grande estrela é a versão 4xe, que ganhou vocação off-road, conjunto elétrico potente e um interior totalmente repaginado.
Motorização e desempenho elétrico
O Compass 4xe utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos entregam 375 cv de potência. Essa configuração garante tração integral e amplia as possibilidades de uso em diferentes terrenos. A bateria tem capacidade de 96 kWh, suficiente para percorrer até 600 km sem recarga, segundo a Jeep.
-
5 carros usados com câmbio CVT de R$ 29 mil a R$ 66 mil que entregam economia, conforto, baixo consumo e manutenção confiável no mercado de 2025
-
2 caminhonetes usadas com motor forte e bom consumo por menos de 90 mil reais que podem surpreender qualquer trabalhador no Brasil
-
Maior caminhão do Brasil não circula em rodovias: Hexatrem de 52 metros roda apenas em áreas privadas carregando até 200 toneladas
-
Toyota Corolla, Honda Civic ou VW Jetta? Veja 7 sedãs até R$ 99 mil com câmbio automático e motor potente na Fipe
O tempo de carregamento também impressiona: apenas 32 minutos em estações de corrente contínua de 190 kW. Com esses números, a marca coloca o SUV em um patamar competitivo dentro do mercado europeu de elétricos, cada vez mais exigente em termos de eficiência.
Interior tecnológico e prático
Além do conjunto mecânico, a Jeep revelou o interior do 4xe pela primeira vez. A cabine aposta em soluções inéditas de ergonomia, materiais variados e combinações de cores diferentes para cada versão.
O painel incorpora uma central multimídia horizontal de 16 polegadas, contrastando com o padrão vertical de modelos como Ram 1500 e Fiat Toro.
Outro detalhe curioso é a preparação para o transporte de animais de estimação.
Os bancos da versão 4xe têm estofamento em tecido tratado com poliuretano, duas vezes mais resistente que o convencional e de fácil limpeza após passeios em ambientes de lama. Os encostos traseiros receberam proteção extra contra arranhões.
Construção e dimensões
A terceira geração do Compass marca também a estreia da plataforma STLA Medium, originalmente desenvolvida pela Peugeot.
Essa arquitetura é compartilhada com modelos como Peugeot 3008, Opel Grandland e Citroën C5 Aircross, e permite ganhos em conforto, dinâmica e espaço.
Maior que o antecessor, o SUV agora mede 4,55 metros de comprimento e tem entre-eixos de 2,79 metros. O porta-malas oferece 550 litros no padrão europeu, enquanto o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira aumentou em 5,5 cm.
Suspensão e vocação off-road
Na parte mecânica, o 4xe tem suspensão exclusiva, elevada em 10 mm, que garante ângulos de entrada de 27°, de saída de 31° e rampa de 16°.
O visual segue a mesma proposta robusta, com rodas de 19 polegadas de perfil alto, para-choques diferenciados e capô com adesivo preto fosco antirreflexo.
Produção e futuro no Brasil
A produção do novo Compass começa em breve na fábrica de Melfi, na Itália, e atenderá todo o mercado europeu. Diferentemente das gerações anteriores, que tiveram alcance global, esta estreia se concentra por enquanto apenas na Europa.
No Brasil, a chegada ainda não foi confirmada. A unidade de Goiana (PE) segue produzindo o modelo atual, mas a Stellantis já admite a possibilidade de adotar a nova plataforma em breve, o que abriria caminho para a fabricação da terceira geração também no mercado nacional.