Nobukazu Tanaka não é apenas mais um entusiasta do automobilismo; ele é um aficionado pelo Golf MkII desde seus tempos de estudante. Agora, ele é proprietário da Spinning Garage, situada na cidade de Sagamihara, em Honshū, a principal ilha do Japão.
Ele e sua equipe dedicada mantêm viva a paixão por este icônico modelo da Volkswagen. Tanaka já foi um ávido corredor em pistas de corrida e realizava toda a manutenção e ajuste dos veículos por conta própria. Seu amor pelos Golf sempre foi tão grande que ele decidiu abrir uma loja especializada apenas nesse modelo. O sonho tornou-se realidade em 1998.
À primeira vista, o local pode parecer um ferro-velho. No entanto, ao se aprofundar, percebe-se que os mais de 200 carros que ocupam o espaço, principalmente os Golf MkII, estão longe de serem sucata. “É mais um santuário para Golf do que um depósito de carros em desuso”, esclarece Tanaka.
A comunidade por trás dos Golf MkII
Mas o que realmente torna o trabalho de Tanaka especial não é apenas o seu profundo conhecimento técnico sobre o Golf. É a comunidade calorosa e acolhedora de proprietários, colecionadores e entusiastas no Japão. “Os clientes frequentemente trazem familiares e amigos quando vêm buscar seus carros, que são praticamente rejuvenescidos aqui na Spinning Garage”, comenta o entusiasta.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Essa paixão e dedicação à restauração e manutenção dos Golf MkII fazem da Spinning Garage mais do que apenas um negócio; é um legado que Tanaka e sua equipe estão construindo para a próxima geração de entusiastas. Em um mundo onde os carros estão se tornando cada vez mais genéricos, é refrescante ver uma devoção tão genuína a um modelo que tem uma história tão rica.
A história do Volkswagen Golf
O Volkswagen Golf nasceu em um contexto muito particular: a crise do petróleo nos anos 70. O mundo precisava de um carro compacto, eficiente e econômico. Lançado em 1974, o Golf foi um divisor de águas para a Volkswagen e para a indústria automobilística como um todo.
O Golf foi concebido como o substituto do Volkswagen Beetle, também conhecido como Fusca no Brasil. Ao contrário do Fusca, com seu motor traseiro e design icônico mas datado, o Golf apresentava um design moderno e um motor dianteiro transversal. O carro foi imediatamente um sucesso de vendas, principalmente na Europa.
Ao longo dos anos, o Golf passou por diversas gerações e atualizações, cada uma adicionando algo novo ao legado. A primeira geração, conhecida como Mk1, foi lançada em 1974. A mais recente, a Mk8, foi lançada em 2019 e incorporou recursos de alta tecnologia, como direção autônoma de nível 2 e uma série de opções de motorização, incluindo híbridos plug-in.