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Já se perguntou como é feito um carro? Conheça o incrível processo de fabricação do queridinho SUV da Toyota, o Corolla Cross!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/08/2024 às 14:32
Toyota, carro, motor, fábrica
Foto: reprodução Motor1.com – UOL

Visita à fábrica da Toyota em Sorocaba revela como o carro híbrido combina tecnologia e eficiência em 4 rodas

Na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, a fábrica da Toyota se destaca na produção do Corolla Cross, um veículo híbrido que combina motor elétrico e a combustão. Este carro, conhecido por sua eficiência e redução de emissões de gases de efeito estufa, pertence à categoria dos eletrificados, mas, ao contrário dos 100% elétricos, não necessita de recarga em tomada, ele gera sua própria energia enquanto roda, de acordo com o vídeo do canal Manual do Mundo.

Estrutura integrada

A fábrica da Toyota está estrategicamente localizada ao lado de um grande parque industrial que abriga fornecedores de peças como bancos, suspensões, e para-choques. Esta proximidade permite um estoque de peças enxuto, graças ao sistema Just in Time, também conhecido como toyotismo, onde a produção é feita conforme a demanda da linha de montagem. A cada 108 segundos, um novo carro sai da linha de produção, totalizando 660 veículos por dia.

O processo começa com chapas de aço que são moldadas por prensas poderosas, criando as formas necessárias para o veículo. Este setor é o único que mantém um estoque, suficiente para apenas quatro horas de produção. Robôs assumem o papel de soldadores na linha de funilaria, realizando cerca de 3.000 pontos de solda por carro. Cada veículo, independente do modelo ou configuração, passa pela mesma linha, identificado por tags lidas pelos robôs.

Preparação para pintura

Antes da pintura, a lataria é rigorosamente limpa e recebe tratamentos contra oxidação. O processo de pintura utiliza eletricidade estática para garantir uma cobertura uniforme, seguido por um forno a 120ºC por 40 minutos. A qualidade da pintura é verificada em salas especialmente iluminadas, onde cada detalhe é inspecionado.

Foto: Terra

Montagem final

Após a pintura, as portas são removidas temporariamente para facilitar a instalação dos componentes internos. A linha de montagem é altamente organizada, com carrinhos autônomos transportando peças conforme necessário. As especificações de cada carro são seguidas à risca, desde o acabamento até o sistema de som e teto solar. 

Foto: Olhar Digital

A montagem final inclui a instalação de tapeçarias, motores e acabamentos, como bancos, vidros e para-choques. A bateria do motor elétrico do Corolla Cross, por exemplo, é colocada sob o banco traseiro para melhorar a estabilidade. A integração entre humanos e robôs é harmoniosa, garantindo precisão e eficiência.

Funcionamento do motor híbrido

O Corolla Cross possui dois motores elétricos, o MG1 e o MG2. Em baixas velocidades, o carro opera exclusivamente com o motor elétrico, garantindo um início de movimento silencioso. Em velocidades mais altas, o motor a combustão entra em ação, e o MG1 funciona como gerador, recarregando a bateria. O sistema de frenagem regenerativa converte a energia da frenagem em eletricidade, aumentando a eficiência energética do veículo.

Foto: Toyota Comunica

A Toyota, pioneira na tecnologia híbrida com o lançamento do Prius em 1997, continua a inovar com modelos como o Corolla Cross. Além disso, a fábrica em Sorocaba também apresenta o Mirai, um carro movido a hidrogênio que emite apenas água como subproduto. A produção de hidrogênio limpa é um desafio, mas essencial para um futuro mais sustentável.

Testes finais

Os carros passam por rigorosas inspeções e testes, incluindo uma pista de testes onde é possível verificar o gerenciamento de energia em diferentes condições de uso. O resultado é um veículo eficiente, silencioso e econômico, pronto para atender às demandas dos consumidores modernos.

Visitar a fábrica da Toyota em Sorocaba é uma experiência reveladora, mostrando como cada componente do carro é pensado para maximizar a eficiência e reduzir o impacto ambiental, sem comprometer o conforto e a praticidade para o motorista.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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