1. Início
  2. / Cursos
  3. / Já imaginou fazer um curso pelo WhatsApp? USP inova e torna isso possível para quem tem interesse em usar o aplicativo não somente para conversar, mas também para aprender
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Já imaginou fazer um curso pelo WhatsApp? USP inova e torna isso possível para quem tem interesse em usar o aplicativo não somente para conversar, mas também para aprender

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/08/2024 às 08:23
Já imaginou fazer um curso pelo WhatsApp? USP inova e torna isso possível para quem tem interesse em usar o aplicativo não somente para conversar, mas também para aprender. (Imagem: reprodução)
Já imaginou fazer um curso pelo WhatsApp? USP inova e torna isso possível para quem tem interesse em usar o aplicativo não somente para conversar, mas também para aprender. (Imagem: reprodução)

A USP, em parceria com o Instituto iungo, oferece cursos gratuitos para educadores pelo WhatsApp. São 500 vagas para dois cursos inovadores, com inscrições até 18 de agosto de 2024. Não perca a chance de se qualificar de maneira acessível e eficaz.

Já imaginou transformar o seu WhatsApp em uma sala de aula? A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto iungo, está tornando isso uma realidade.

A iniciativa pode parecer inusitada, mas promete mudar a forma como educadores de todo o Brasil se qualificam, utilizando apenas um aplicativo que todos já conhecem. Mas como funciona essa inovação? E será que realmente pode transformar a educação no país?

Desde 2020, a USP e o Instituto iungo vêm desafiando o tradicional modelo de educação com o programa ATIVAR!, que oferece cursos gratuitos para educadores diretamente pelo WhatsApp.

Nesta sexta edição, as inscrições estão abertas até 18 de agosto de 2024, e as vagas são limitadas. Com isso, educadores de todo o Brasil têm uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades profissionais sem sair de casa.

Como funciona o programa ATIVAR!

O ATIVAR! é voltado para gestores escolares e professores do Ensino Médio e Fundamental de qualquer parte do Brasil. O programa utiliza o WhatsApp como plataforma principal para acessar os conteúdos e participar de encontros virtuais semanais com tutores da USP. Durante essas sessões, que duram uma hora, os participantes têm a chance de interagir e trocar experiências com educadores de todo o país.

São 500 vagas distribuídas em dois cursos principais: Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas. Cada curso tem uma carga horária de 40 horas, distribuídas ao longo de oito semanas.

Para participar, os educadores devem escolher um horário fixo para os encontros virtuais, que acontecem entre setembro e novembro de 2024. Além do WhatsApp, outras ferramentas digitais são usadas para complementar a experiência de aprendizado.

O que você vai aprender nos cursos

Novas Arquiteturas Pedagógicas é um curso que desafia os educadores a revisitar e reinventar as práticas tradicionais de ensino. A proposta é repensar a educação, utilizando metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (ABPP), o Design Thinking, e a cultura maker. Esses métodos colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, transformando-o em um co-criador do conhecimento.

Projetos de Vida e o Bom Professor, por sua vez, busca capacitar os educadores para apoiar seus alunos na construção de projetos de vida éticos e cidadania consciente. O curso explora o papel do professor na formação de cidadãos engajados e responsáveis, além de promover discussões sobre o que significa ser um bom professor, baseando-se em conceitos de Howard Gardner e outros estudiosos.

Detalhes dos horários e inscrições

As aulas dos cursos começam em 1º de setembro e seguem até 22 de novembro de 2024. Os participantes podem escolher entre diferentes horários durante a semana para os encontros virtuais, que acontecem no período da manhã ou à noite, conforme sua disponibilidade.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 18 de agosto de 2024. Os cursos são inteiramente gratuitos e, ao final, os participantes recebem um certificado emitido pela USP. Além disso, os concluintes se juntam a uma rede nacional de educadores, facilitando a troca de experiências e a criação de novos projetos educativos.

Por que você não pode perder essa oportunidade

Transformar o WhatsApp em uma ferramenta de aprendizagem pode ser a chave para democratizar o acesso à educação de qualidade. O programa ATIVAR! não só oferece capacitação gratuita para educadores, como também propõe uma nova forma de pensar a educação, alinhada com as necessidades contemporâneas e as tecnologias disponíveis. Clique aqui para se inscrever.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x