1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Itaú e Enel fecham parceria para fornecimento de energia renovável em mais de 2,1 mil agências do banco espalhadas pelo País
Tempo de leitura 3 min de leitura

Itaú e Enel fecham parceria para fornecimento de energia renovável em mais de 2,1 mil agências do banco espalhadas pelo País

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/08/2022 às 12:37
Itaú e Enel fecham parceria para fornecimento de energia renovável em mais de 2,1 mil agências do banco espalhadas pelo País
O acordo entre Enel e Itaú prevê a instalação de 46 usinas de geração distribuída fotovoltaica, com capacidade de 54,7 megawatts-pico (MWp) de capacidade Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O acordo entre o Itaú e a Enel estima que pelo menos 50 milhões de euros sejam investidos.

Foi anunciado essa semana que o Itaú Unibanco e a Enel Brasil assinaram um acordo para o fornecimento de energia renovável a mais de 2,1 mil agências do Itaú no Brasil. A maioria das agências do Itaú será abastecida com fonte de energia solar gerada por micro usinas solares de geração distribuída, desenvolvidas pela Enel X. O Itaú também fechou contratos de longo prazo para o fornecimento de quase 1 terawatts-hora (TWh) para pelo menos 564 agências. Além da notícia do fechamento de acordo, não foram divulgados mais detalhes sobre negociação e nem valor dos contratos.

Itaú e Enel fecham parceria para fornecer energia renovável à agências do banco

O Itaú já havia dado o primeiro passo em um segmento de geração distribuída, em que o intuito era abastecer em torno de 200 agências do banco, no estado de Minas Gerais. Porém, agora o Itaú visa a ampliação desse segmento de modo mais significativo para estimular o uso de energia renovável.

De acordo com o diretor de Agências do Itaú Unibanco, Francisco Vieira, as agências possuíam um volume bem menor de consumo de energia renovável, beirando a apenas 10%, no entanto, com a nova parceria com a Enel, o Itaú chegou a um novo nível, onde 80% do consumo das agências são oriundas de fontes renováveis, sendo um verdadeiro marco para agenda ESG do Itaú.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Sustentabilidade e economia

Além do fato de que o acordo supre o compromisso com a sustentabilidade, o Itaú afirmou que também há um grande benefício econômico para as agências, mas também não revelou as estimativas de economia de energia.

O diretor de Patrimônio e Compras do Itaú Unibanco, Claudio Arromatte, relatou que as iniciativas que foram anunciadas também garantirão uma maior previsibilidade nos custos de energia, ao evitar as oscilações tarifárias. A energia será fornecida às agências com carga inferior aos 500 MW e atendidas em baixa tensão, possuindo características que não permitem aderir ao mercado livre.

Já para as agências com carga energética superior a 500 MW, será feita a compra de energia no mercado livre, trâmites que serão tratados pela comercializadora Enel Trading. Neste caso específico, os contratos irão possuir um prazo de até 8 anos, podendo ser renovado.

Investimento em novas usinas da Enel

Não somente o Itaú irá se beneficiar com o fechamento de parceria. Para a Enel, o contrato com o Itaú Unibanco também garante a chegada a um novo nível, já que o acordo prevê inicialmente a instalação de pelo menos 46 usinas fotovoltaicas de geração distribuída, possuindo capacidade de 54,7 megawatts-pico (MWp), que irão atender cerca de 80% do consumo de pelo menos 1.557 agências do Itaú, em 14 regiões do Brasil.

O contrato já pode ser considerado o maior em geração de energia solar distribuída fechado pela da Enel X a nível mundial. O modelo do acordo é de “Energy-as-a-Service” (EaaS), com um prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado. Desse modo, todo o investimento ficará sob responsabilidade da elétrica. Analisando os atuais valores de mercado, estima-se que os novos empreendimentos recebam, no mínimo, 50 milhões de euros.

As novas usinas da Enel X serão instaladas nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Distrito Federal. A previsão para início de operações é de aproximadamente 12 meses.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos