Investimentos Shell na Bacia de Santos e no Golfo do México resultaram em lucro

shell lucros 2018 profits Brasil
 

O balanço trimestral de 2018 acaba de ser divulgado pela Shell com lucros ultrapassaram o dobro no mesmo período anterior, graças a novos investimentos no Brasil principalmente.

A Royal Dutch Shell anunciou lucros no terceiro trimestre que aumentaram em mais de 35% em comparação com o ano anterior, ajudados pelos altos preços do petróleo e sua divisão de comercialização de gás, mas isso ainda ficou abaixo das expectativas dos analistas. A divisão de energia anglo-holandesa disse que seus ganhos com base no custo de fornecimento atual – medida medida de perto pelos analistas – e ajustada por itens excepcionais, atingiu US $ 5,6 bilhões nos três meses até 30 de setembro, acima dos US $ 4,1 bilhões do mesmo trimestre. um ano atrás.

Isso ficou abaixo da previsão de consenso dos analistas de pouco mais de US $ 5,7 bilhões.

Os lucros mais elevados foram parcialmente compensados ​​pelos negócios a jusante, que incluem refino, marketing e produtos químicos, que viram margens menores, resultados de negociação mais fracos e taxas de impostos mais altas. Na divisão de exploração e produção, também houve maiores encargos tributários diferidos e efeitos cambiais.

Desde a queda do preço do petróleo em 2014, a empresa se concentrou na redução de custos, na redução de gastos e na venda de quase US $ 30 bilhões em ativos para reduzir sua dívida.

Como os fluxos de caixa e os lucros melhoraram após uma desaceleração energética de vários anos, a Shell anunciou em julho o lançamento de um programa de recompra de US $ 25 bilhões prometido após a aquisição do BG Group.

A Shell, que disse que compraria até US $ 2 bilhões em ações A ou B a cada três meses até 2020, dependendo das mudanças nos preços do petróleo e da redução da dívida, lançou uma segunda parcela nesta quinta-feira dizendo que recompraria até US $ 2,5 bilhões pela empresa. final de janeiro.

Analistas do setor de energia esperam que grandes empresas de energia colham as recompensas dos preços mais altos do petróleo, juntamente com planos de gastos disciplinados com seus pares, incluindo BP, Total e Eni relatando lucros na semana passada.

A Shell informou que o fluxo de caixa das operações, ajustado para capital de giro, ficou em mais de US $ 12 bilhões, comparado a US $ 7,6 bilhões um ano atrás.

O executivo-chefe da empresa, Ben van Beurden, afirmou em um comunicado: “Nosso forte desempenho financeiro nos permitiu cobrir os dividendos em dinheiro, pagamentos de juros, recompras de ações e ainda pagar dívidas.”

A Shell informou que os gastos de capital no terceiro trimestre totalizaram US $ 5,8 bilhões, ante US $ 5,7 bilhões no mesmo período do ano passado.

A empresa, que mudou seus negócios para longe do petróleo em meio à mudança global para combustíveis mais limpos, aprovou no mês passado um investimento maciço de US $ 12 bilhões em um projeto de gás natural liquefeito para enviar o combustível super-resfriado do Canadá para a China.


The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior