Concessão das BR-060 e BR-364 prevê duplicações, novos acessos e serviços operacionais para modernizar o transporte no Centro-Oeste.
O Consórcio Rota Agro Brasil, representado pela corretora Planner, venceu o leilão da concessão das rodovias BR-060/364/GO/MT.
O certame ocorreu na tarde da quinta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo. A proposta vencedora apresentou desconto de 19,7% na tarifa básica de pedágio.
O contrato terá duração de 30 anos e prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos diretos. As melhorias vão abranger 490 quilômetros de rodovias, ligando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). O trajeto passa por polos agroindustriais relevantes, como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.
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Objetivo estratégico do projeto
A concessão integra o plano do Governo Federal para modernizar a logística no Centro-Oeste. O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conduzem a iniciativa.
O mais importante é que o trecho é considerado um dos principais corredores de escoamento do agronegócio. Pelas BR-060 e BR-364 circulam diariamente milhares de toneladas de soja, milho, carnes e insumos agrícolas. Isso torna a rota vital para a economia nacional, conectando produtores a centros de consumo e portos de exportação.
Obras previstas e infraestrutura
O projeto prevê intervenções estruturantes que devem alterar o padrão de circulação:
- 45,6 km de duplicação
- 150,9 km de faixas adicionais
- 172 novos acessos
- 30 paradas de ônibus
- 17 rotatórias alongadas
- 21 passagens de fauna
- 2 Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, seguindo a Lei do Motorista
- barreiras acústicas, passarelas e dispositivos para cargas perigosas
Além das obras, a concessão garante serviços operacionais 24 horas, incluindo atendimento médico e mecânico, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego.
Disputa acirrada e garantias financeiras
O leilão foi definido na fase viva-voz, após 22 lances. O desconto obtido representa a proposta mais vantajosa para a tarifa do pedágio.
O plano de investimentos prevê R$ 4,4 bilhões em CAPEX e R$ 2,8 bilhões em OPEX. Esses valores asseguram a sustentabilidade financeira e operacional da concessão durante todo o contrato.
Impactos esperados para a região
A modernização das vias deve reduzir o tempo de viagem, cortar custos logísticos e aumentar a segurança. A expectativa é beneficiar produtores, transportadores, indústrias e consumidores.
Com rodovias mais rápidas e seguras, a movimentação de mercadorias entre o Centro-Oeste e os portos do Sudeste e Norte será mais eficiente. Isso tende a fortalecer a competitividade do Brasil no comércio internacional de alimentos.
Declaração da ANTT
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou a relevância do leilão. Ele afirmou que a realização de certames na B3 tornou-se uma prática constante da Agência.
Segundo Sampaio, a iniciativa resulta de uma provocação do ministro dos Transportes, Renan Filho, para ampliar os investimentos. Ele lembrou que iniciou sua trajetória profissional em Rondonópolis, discutindo melhores condições para caminhoneiros.
O diretor-geral ressaltou que a duplicação, os serviços operacionais e os Pontos de Parada e Descanso previstos vão garantir infraestrutura moderna e segurança no trabalho. “Tenho certeza de que o consórcio fará um belíssimo trabalho, com grande parceria na execução e acompanhamento das obras por parte da ANTT. Goiás e Mato Grosso sentirão positivamente esses investimentos”, afirmou.
Parte de um programa nacional
A concessão da Rota Agro Brasil faz parte do programa de leilões do Governo Federal. Este já é o quinto leilão realizado no ano. A meta é ampliar e modernizar a malha rodoviária do país.
Todos os projetos passam por estudos de viabilidade do BNDES, análise da Procuradoria Federal junto à ANTT e aprovação do Tribunal de Contas da União. O cuidado técnico e ambiental é apresentado como garantia de que as obras e serviços serão executados com qualidade e responsabilidade.