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Investimentos em rodovias e obras de infraestrutura somam R$ 100 bilhões em Minas, podendo gerar 729 mil empregos até 2031

Publicado em 11/08/2025 às 20:47
Investimentos em rodovias transformam Minas no epicentro logístico do país, com mais de 4.582 obras previstas até 2031
Investimentos em rodovias transformam Minas no epicentro logístico do país, com mais de 4.582 obras previstas até 2031
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Minas vive boom de investimentos em rodovias que lembra ciclo paulista dos anos 1990. Vice-presidente da Fiemg afirma que obras e concessões podem transformar logística e economia mineira nos próximos anos.

O boom de investimentos em rodovias que Minas Gerais vive hoje é comparável ao que São Paulo experimentou no fim dos anos 1990, segundo Emir Cadar Filho, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Apenas em obras e concessões de rodovias federais e estaduais, já estão contratados cerca de R$ 60 bilhões para os próximos anos, com impacto direto na logística, competitividade e geração de empregos.

Esses recursos se somam a outros projetos estruturantes, como a expansão do metrô na região metropolitana de Belo Horizonte e investimentos em saneamento básico. No total, a Fiemg calcula que R$ 100 bilhões serão injetados em infraestrutura no estado nos próximos sete anos, reforçando a posição de Minas como um dos polos logísticos mais estratégicos do país.

Estradas no centro da transformação logística

Entre as concessões já confirmadas, estão trechos de grande relevância econômica e social. A BR-381, conhecida como Rodovia da Morte, passou por relicitação após o governo federal assumir parte das desapropriações. A BR-040, no trecho entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro, e a BR-262 também integram o pacote de obras que devem mudar o padrão de tráfego e segurança nas estradas mineiras.

Para Emir Cadar Filho, a experiência paulista serve de referência: “Não tenho dúvida de que o boom econômico de São Paulo está relacionado às concessões rodoviárias. Agora, esse momento é nosso, com melhorias que vão reduzir acidentes e ampliar a competitividade do estado”.

Impacto econômico e geração de empregos

Estudo da Fiemg em parceria com a Fundação João Pinheiro mostra que a combinação dos R$ 100 bilhões em infraestrutura com os R$ 110 bilhões do acordo de Mariana, assinado em 2024, pode gerar 729 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais.

O governo estadual, comandado por Romeu Zema (Novo), também apresentou um pacote de transporte e logística com 480 empreendimentos, somando cerca de 4.582 obras e um volume estimado de R$ 513 bilhões entre investimentos públicos e privados.

A meta é transformar a malha viária e reduzir o alto índice de acidentes, um dos principais pontos de crítica à gestão.

Obras vão além das rodovias

O boom de investimentos em rodovias integra um cenário mais amplo de expansão econômica. No setor de mineração, Minas deve receber US$ 16,5 bilhões até 2029, o equivalente a 24% do total previsto para o Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Essa combinação de obras públicas e privadas cria um ambiente favorável para negócios e atrai empresas de diferentes segmentos.

Nesta semana, Belo Horizonte sedia o Infrabusiness, um dos maiores eventos de infraestrutura do país, com expectativa de 30 mil visitantes e movimentação de R$ 1 bilhão em negócios.

E você, acredita que esse boom de investimentos em rodovias vai transformar a economia mineira como aconteceu em São Paulo? Ou vê riscos nesse modelo? Deixe sua opinião nos comentários.

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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