China quer pulverizar seus carros pelo mundo: BYD terá uma frota com pelo menos 8 navios só para exportar seus carros. O primeiro até já esteve no Brasil e o segundo acaba de ter sua construção finalizada
O investimento ambicioso da China de pulverizar seus carros no mundo: O segundo navio da BYD, construído no estaleiro Guangzhou Shipyard International, está pronto para ser testado antes de iniciar suas operações, ampliando a frota da empresa, que já conta com um cargueiro em operação. A BYD, que está expandindo suas atividades com uma frota dedicada de navios RoRo para o transporte de veículos, planeja ter um total de oito embarcações voltadas à exportação de seus automóveis, sendo que o primeiro navio da frota já esteve no Brasil e o segundo acaba de ser finalizado.
A nova embarcação recebeu o nome de Hefei, em homenagem à capital da província de Anhui, onde a BYD mantém uma fábrica. Com um comprimento de 199,9 metros, o navio tem capacidade para carregar até 7.500 veículos em uma única viagem. Além disso, ele pode atingir uma velocidade máxima de 34 km/h (equivalente a 18,5 nós), utilizando tanto gás natural liquefeito (GNL) quanto óleo combustível para alimentar seus motores.
Embora a construção do Hefei já tenha sido concluída, o navio ainda precisará passar por rigorosos testes de segurança e desempenho antes de começar a operar, algo comum no setor naval. Esses testes garantirão que a embarcação esteja preparada para enfrentar as condições do transporte marítimo internacional.
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BYD vai adicionar à sua frota navios com capacidade para transportar até 9.500 veículo
Nos últimos anos, o crescimento das exportações de carros chineses exerceu uma enorme pressão sobre a logística marítima. Somente em 2023, os custos de aluguel de navios atingiram US$ 115.000 (equivalente a R$ 628.300), representando um aumento expressivo de 576% em comparação com os valores de 2019.
Para se precaver contra essa alta nos preços e garantir a eficiência de suas operações, a BYD encomendou, em 2021, a construção de quatro navios RoRo, com um custo unitário estimado em US$ 64 milhões (R$ 350 milhões). Além disso, a empresa planeja adicionar mais quatro embarcações à sua frota, sendo que esses navios terão capacidade para transportar até 9.500 veículos. O objetivo dos investimentos é garantir que a demanda crescente por seus automóveis seja atendida de forma eficaz.
Essa estratégia de investimentos em uma frota própria não é exclusiva da BYD. Um exemplo notável é a Hyundai, que em 2001, durante a expansão de suas vendas, fundou a Hyundai Glovis, uma operadora logística responsável por sua frota de navios. Atualmente, a Hyundai possui 96 embarcações, das quais 60 são dedicadas ao transporte de automóveis e 36 são utilizadas para contêineres.
BYD intensificou seus investimentos no Brasil
No último ano, a BYD intensificou seus investimentos no Brasil, conquistando uma fatia significativa do mercado de carros híbridos e elétricos. Esse crescimento nas vendas resultou em um aumento correspondente no volume de veículos importados para o país.
A partir deste ano, houve um aumento gradual do imposto sobre veículos eletrificados importados, o que levou a BYD a antecipar suas importações antes que os novos tributos entrassem em vigor. Essa medida acabou pressionando o transporte marítimo e gerou uma disputa com outras empresas que também dependem da importação de mercadorias.
Com a chegada de mais um navio à sua frota, a BYD terá mais flexibilidade para lidar com os investimentos das suas exportações e poderá enviar uma quantidade maior de veículos em uma única remessa. O Explorer 01, primeira embarcação da frota, já esteve no Brasil, e a expectativa é de que o Hefei também passe pelos portos brasileiros nos próximos meses, ampliando ainda mais a capacidade logística da marca no mercado internacional.