1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Investimento em biocombustível: Amaggi recebe autorização da ANP para utilizar o biodiesel puro experimental em sua frota de caminhões
Tempo de leitura 3 min de leitura

Investimento em biocombustível: Amaggi recebe autorização da ANP para utilizar o biodiesel puro experimental em sua frota de caminhões

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/05/2023 às 21:39
A autorização da ANP foi concedida para o uso experimental do biodiesel puro. A Amaggi deve atender aos requisitos ambientais necessários para a utilização do biocombustível em sua frota de caminhões.
Fonte: Autos Pesados

A autorização da ANP foi concedida para o uso experimental do biodiesel puro. A Amaggi deve atender aos requisitos ambientais necessários para a utilização do biocombustível em sua frota de caminhões.

A companhia Amaggi anunciou na última quarta-feira, (03/05), que recebeu a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para utilizar o biodiesel puro em sua frota de caminhões. A utilização experimental do biocombustível acontecerá em 300 veículos, seguindo todos os critérios solicitados pela agência. Segundo a companhia, os testes já foram iniciados e o aumento do uso do produto acontecerá de forma gradativa, sem riscos às operações.

ANP libera a utilização experimental do biodiesel puro pela Amaggi, que investe na implementação do biocombustível em sua frota de caminhões

A ANP concedeu autorização à Amaggi para realizar testes com biodiesel puro em sua frota cativa, um dos projetos mais aguardados pela companhia para esse ano.

A empresa de grãos poderá utilizar 100% de biodiesel (B100) em até 300 caminhões, desde que atenda às especificações vigentes do biocombustível.

A Amaggi ressaltou que os testes serão iniciados em uma parte reduzida da frota e o aumento se dará de forma gradativa, até o limite autorizado pela ANP.

O projeto de implementação do novo biocombustível prevê um consumo total por caminhão de até 5 mil litros de biodiesel por mês, ao longo de dois anos, limitado a 36 milhões de litros no período.

O aumento do volume de forma gradativa acontecerá como uma estratégia da companhia para mitigar os possíveis problemas operacionais ao longo da fase de testes.

Essa autorização da ANP coincide com a instalação de uma usina de biodiesel em Lucas do Rio Verde (MT), onde à empresa poderá produzir até 1 milhão de litros do biocombustível por dia.

Desde 2019, a empresa já está desenvolvendo essa iniciativa, associada a uma planta já existente de esmagamento de soja no local.

Compromisso ambiental é o principal pilar do projeto da Amaggi de implementar o biocombustível em sua frota de caminhões

O compromisso ambiental da Amaggi com a utilização de biodiesel puro em sua frota cativa reflete uma postura consciente e responsável em relação à preservação do meio ambiente.

Ao substituir parte do diesel fóssil pelo biodiesel, a empresa reduz a emissão de gases de efeito estufa e diminui o impacto ambiental causado pelo transporte de cargas.

Além disso, a companhia de grãos demonstra preocupação com a segurança e a qualidade dos veículos e do combustível utilizado.

Outro requisito fundamental para a utilização do biodiesel puro em veículos é a garantia da integridade dos motores.

Nesse sentido, a Scania, fabricante dos caminhões da frota da Amaggi, realizou ajustes no software dos veículos e no intervalo de manutenção para permitir o funcionamento com 100% de biodiesel puro.

Além disso, a fabricante desenvolveu um sistema próprio de conversão, que garante a integridade do motor e a durabilidade dos veículos.

Dessa forma, os motores habilitados a operar com diesel B podem ser convertidos para a utilização do B100, garantindo a segurança e eficiência das operações da frota cativa da Amaggi.

A Scania mostra, assim, seu compromisso com a sustentabilidade e com a viabilidade econômica de suas soluções de transporte.

O compartilhamento de informações com a ANP e o Ibama também evidencia o compromisso da Amaggi com a transparência e a responsabilidade na realização dos testes.

A empresa se compromete a cumprir todas as exigências e normas regulatórias, contribuindo para a construção de um setor de transporte de cargas mais sustentável e consciente.

Agora, a Amaggi segue em sua fase de testes do uso do biodiesel puro em sua frota após a aprovação da ANP.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos