Ferrovia F-118 é um dos projetos mais importantes do Rio de Janeiro para 2023
O transporte de produtos agrícolas, minério de ferro e petróleo entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo não será mais o mesmo após a construção da ferrovia F-118. Afinal, esse projeto ambicioso visa escoar a produção do Porto de Açu passando por pelo Porto de Ubu. Todavia, em reunião recente com o presidente da república, o governador do Rio de Janeiro apontou a obra como um dos principais projetos de 2023.
Dessa forma, a tendência é que ele receba maior atenção e logo saia do papel para colocar em prática um dos modais de logística mais eficientes do Brasil. Ademais, as ferrovias ainda vivem uma certa precariedade que precisa ser revista. Portanto, esse novo projeto ruma em favor de uma forma econômica de transporte de cargas e de passageiros. Saiba mais!
Entenda um pouco mais sobre a ferrovia que vai ligar o Rio de Janeiro ao Espírito Santo e levar petróleo e ferro entre estados
Macaé, a capital do petróleo, vai se destacar ainda mais com a construção da ferrovia F-118 e tem investimento bilionário previsto
A cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, que abriga o Porto de Açu, tem grande notoriedade a nível nacional e é considerada a capital nacional do petróleo. No entanto, os minérios de ferro e produtos agrícolas produzidos nessa região também favorecem a economia nacional, mas ainda não têm um escoamento adequado e proporcional. Todavia, esse problema foi levantado e discutido entre autoridades competentes do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
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Além disso, o projeto tem andado a passos mais largos, com a visita do prefeito de Macaé, Welberth Rezende ao Senado Federal no mês de fevereiro. Durante a visita, o prefeito discutiu essa e outras pautas de relevância para Macaé, como a duplicação da BR-101 e ampliação do aeroporto da cidade.
Contudo, o prefeito demonstrou estar muito otimista com relação a esse projeto. Afinal, são previstos investimentos na casa dos R$8,7 bilhões para o desenvolvimento das obras. Ademais, essa grande obra que ligará os estados da região sudeste ofertará milhares de empregos, favorecendo a economia regional.
Investimento em ferrovia F-118 coloca o Brasil em destaque na logística de transporte de cargas como ferro e petróleo e de passageiros
Na Europa, as ferrovias são um meio de transporte muito utilizado tanto para transporte de cargas como minério de ferro e petróleo quanto de passageiros. Afinal, esse é um modo econômico, versátil, rápido e eficaz de levar coisas e pessoas em longas distâncias. No entanto, o Brasil enfrenta ainda uma baixa qualidade geral em suas ferrovias, o que precisa ser revisto.
Dessa forma, o investimento na Ferrovia F-118 que passa por Macaé, vai colocar o Brasil na vanguarda da logística e transporte de passageiros, a modelo da Europa. O governador Claudio Castro citou ainda que a construção da ferrovia tem apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e viabilizará o escoamento do grande Porto de Açu. Ainda segundo ele, os grandes portos no mundo todo só conseguem ter uma logística adequada com o auxílio de ferrovias.
Desenvolvimento regional com a construção da Estrada de Ferro 118 vai gerar mais de 6 mil empregos e arrecadação de impostos milionária
A construção da ferrovia F-118 ainda tem muitos benefícios regionais. Em primeiro lugar, é uma obra que promete gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. Dessa forma, o primeiro benefício é social, visando geração de emprego e renda em um momento de difícil recolocação no cenário mundial.
Em segundo lugar, o transporte por esse meio garantirá uma arrecadação de impostos em torno de R$457 milhões para a União. Ou seja, será mais dinheiro para investimento nacional e o país só tem a ganhar com essa nova infraestrutura.