Colocar as pessoas em primeiro lugar pode maximizar o impacto da IA, diz relatório de PMI
Com um crescente aumento na adoção de Inteligência Artificial (IA) pelas empresas, novos estudos apontam que essa tecnologia poderá ser responsável por adicionar entre US$2,6 trilhões e US$4,4 trilhões ao PIB global anualmente. Além disso, 78% das empresas já estão incorporando ferramentas de terceiros para aprimorar suas operações. No entanto, o último relatório do Project Management Institute, “Liderando a transformação dos negócios orientada por IA: Você está dentro?”, sugere que o verdadeiro marco de transformação não está somente nas ferramentas tecnológicas, mas em uma abordagem centrada no ser humano.
“Embora estejamos navegando por um mundo cada vez mais digitalizado, a IA não é apenas sobre algoritmos e códigos. É sobre as pessoas. As empresas precisam promover uma filosofia colocando as pessoas em primeiro lugar, e os líderes precisam demonstrar e garantir que esta filosofia esteja clara para todos”, disse Ricardo Triana, diretor-geral do Project Management Institute (PMI) América Latina.
Valor potencial da IA em setores chave através da economia de projetos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
Segundo dados da McKinsey, cerca de 75% do valor que a IA poderia entregar se concentra em áreas chave, como operações de clientes, marketing e vendas, engenharia de software e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os dados também são corroborados pela pesquisa realizada pela PwC onde a incorporação de inteligência artificial no mundo empresarial poderia ter um impacto tão revolucionário quanto a ascensão da internet e a chegada dos computadores pessoais e prevê uma “era da personalização em massa”, com até 45% dos avanços econômicos até 2030 poderiam ser derivados de inovações e aprimoramentos de produtos e serviços, ampliando a diversidade de ofertas personalizadas.
Com a coleta e análise de grandes volumes de dados a partir do uso da inteligência artificial, as empresas podem entender melhor as necessidades individuais dos clientes e oferecer produtos e serviços personalizados de forma escalável.
No cenário em evolução da economia de projetos, onde as organizações agregam valor às partes interessadas através da conclusão bem-sucedida de projetos, a integração da IA está impulsionando um movimento transformador com potencial para acrescentar US$15,7 trilhões à economia global. Deste valor, prevê-se que US$6,6 trilhões de dólares resultem do aumento da produtividade à medida que as empresas automatizam processos e aumentam a sua força de trabalho com tecnologias de IA.
Este aumento económico, catalisado pela IA e orientado por uma gestão eficaz de projectos, não só alarga o espectro de produtos e serviços, mas também estabelece novos padrões de referência de mercado, proporcionando experiências personalizadas aos consumidores e refletindo as capacidades dinâmicas da economia do projeto.
“Estamos testemunhando uma revolução na forma como as empresas operam e interagem com seus clientes. A IA está no centro dessa transformação, oferecendo oportunidades sem precedentes para criar valor e atender às necessidades dos consumidores de maneiras inovadoras”, destaca Ricardo.
Os dados também mostram uma tendência crescente na adoção de IA. Em 2022, 35% das empresas já estavam utilizando IA em suas operações. Esse número aumentou para 46% em 2023, conforme pesquisa da Forbes, destacando o uso da IA para melhorar as comunicações internas.
A necessidade de governança na era da inteligência artificial
Além disso, a gestão e governança responsável de dados tornam-se fundamentais na adoção da IA. O crescente reconhecimento do potencial das aplicações de IA por empresas é corroborado por pesquisas recentes da IBM e Forbes, indicando uma ampliação no uso desta tecnologia em operações e comunicações empresariais. Neste contexto de crescente relevância da inteligência artificial no mundo dos negócios, a gestão ética e responsável dos dados que a suportam torna-se mais crucial do que nunca.
“PMI é firme em sua dedicação para equipar os líderes com o suporte essencial de que precisam para conduzir as transformações impulsionadas pela IA em suas organizações. Com o apoio de uma comunidade global de especialistas, PMI cultivou e continua comprometido em expandir um portfólio abrangente de ativos, insights, ferramentas e recursos educacionais. Eles são projetados para capacitar indivíduos e organizações para navegar habilmente pelas complexidades da mudança impulsionada pela IA”, concluiuconluiu Ricardo.
Sobre Project Management Institute (PMI)
PMI é a principal autoridade em gestão de projetos, comprometida em fazer avançar a profissão de gestão de projetos e positivamente impactar o sucesso dos projetos. Capacitamos os profissionais para se destacarem nas práticas de gestão de projectos através da nossa comunidade global em crescimento, da partilha de conhecimentos e das melhores certificações – conduzindo a uma mudança positiva nas organizações e comunidades. Desde 1969, a nossa missão inabalável tem sido a de defender a profissão, oferecendo aprendizagem e conexões para aperfeiçoar competências muito procuradas. Atualmente, PMI fornece aos profissionais, em todas as fases da carreira, os padrões globalmente reconhecidos, cursos online, liderança de pensamento, eventos e ferramentas de que necessitam para serem bem sucedidos. Com mais de 300 filiais em todo o mundo, os membros de PMI podem estabelecer contatos, encontrar mentores, conquistar oportunidades de carreira e aprender com os seus pares, trabalhando em conjunto para gerar um maior impacto. Visite-nos em: www.PMI.org, linkedin.com/company/projectmanagementinstitute, facebook.com/PMInstitute, ou em X @PMInstitute.