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Inteligência artificial no ar: modelo Gripen E, já operado pela Força Aérea Brasileira, realiza voo autônomo e combate simulado sem auxílio do piloto

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 13/06/2025 às 18:02
Gripen E realiza voo autônomo com sistema Centauro de inteligência artificial
Modelo Gripen E de testes com IA Centauro desenvolvido pela Saab e Elsin
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Aeronave sueca equipada com IA ‘Centauro’ executa manobras de combate sem intervenção humana em ambiente BVR; testes integram o projeto militar sueco ‘Project Beyond’

Em 28 de maio de 2025, a fabricante sueca Saab concluiu com sucesso o primeiro voo de teste do caça Gripen E integrado ao sistema de inteligência artificial Centauro, desenvolvido em parceria com a empresa Helsing. O modelo, já operado pela Força Aérea Brasileira, realizou três voos autônomos, incluindo simulações de combate além do alcance visual (BVR), marcando um avanço operacional inédito no setor de defesa aérea.

Durante os ensaios, o sistema Centauro assumiu o controle total da aeronave e executou manobras táticas complexas de forma independente. O piloto interveio apenas no momento do disparo, validando o comportamento da IA em um cenário simulado de combate aéreo com dados em tempo real. A ação faz parte do programa sueco “Project Beyond”, voltado à incorporação confiável de inteligência artificial em sistemas militares de próxima geração.

Gripen E realiza voo autônomo com sistema Centauro de inteligência artificial
Modelo Gripen E em voo de testes com IA Centauro desenvolvido pela Saab e Elsin

“No Project Beyond e em outros programas, utilizamos o poder do software para explorar e desfocar rapidamente as linhas entre o “agora” e o futuro; no software não há gerações, apenas velocidade”, diz Peter Nilsson, chefe de Programas Avançados, da Área de Negócios de Aeronáutica da Saab.

Centauro toma decisões de combate e realiza manobras em tempo real

A terceira missão de voo, realizada em 3 de junho, testou especificamente a performance do Centauro contra um caça Gripen D real, em simulações dinâmicas com múltiplos parâmetros. Os técnicos variaram distâncias, velocidades, ângulos de ataque e até desativaram conexões de comando e controle para avaliar a resiliência da IA.

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O Centauro processou os dados de sensores, acompanhou alvos e ajustou sua estratégia conforme o ambiente de combate. A arquitetura do Gripen E permite rodar softwares avançados diretamente na aeronave, sem a necessidade de protótipos ou aeronaves experimentais, o que acelera os ciclos de testes e atualizações.

Sistema poderá ser aplicado a modelos já operacionais no Brasil

Segundo a Saab, o sucesso da integração do sistema Centauro demonstra como a inteligência artificial pode ser empregada rapidamente sem comprometer requisitos de segurança. Além disso, confirma a flexibilidade de software do Gripen E, que permite atualizações modulares sem impacto no desempenho operacional.

A informação foi divulgada pela própria Saab em nota oficial e detalhada no site institucional da empresa no dia 11 de junho de 2025. O projeto é financiado integralmente pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e integra o programa sueco de desenvolvimento de caças de próxima geração.

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Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar pelo Exército Brasileiro e experiência em gestão administrativa e logística no setor industrial. Escreve sobre defesa, segurança, geopolítica, indústria automotiva, ciência e tecnologia. Sugestões de pauta: fa06279@gmail.com

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