O Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) está ofertando mais de 200 vagas em cursos gratuitos de graduação. Os cursos serão estruturados na modalidade EAD e estão divididos em 4 áreas espalhadas ao redor do estado.
Para os que terminaram o Ensino Médio e planejam realizar um curso de graduação em um Instituto Federal na modalidade de ensino à distância devem ficar atentos. O IFMT acaba de disponibilizar 284 vagas em cursos gratuitos de graduação através do edital 172 de 2023. Ficou interessado(a) confira os detalhes e realize a sua inscrição!
Lista de cursos ofertados pelo Instituto Federal (IF)
O Edital citado estabelece as normas para o oferecimento das vagas em cursos gratuitos de graduação EAD em 19 polos de apoio presencial vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, promovendo maior quantidade de vagas e oportunidades em várias cidades que não possuem campis de universidades.
Estão sendo disponibilizadas vagas para quatro opções de cursos EAD de Licenciatura e Tecnologia. Entre os cursos estão:
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Pedagogia
- Ribeirão Cascalheira (9 vagas);
- Juara (9 vagas);
- Pontes e Lacerda (9 vagas);
- Água Boa (9 vagas);
- Lucas Rio Verde (9 vagas);
- Campo Verde (9 vagas);
- Sapezal (9 vagas);
- Cuiabá (9 vagas);
- Alto Araguaia (9 vagas);
- Barra do Bugres (9 vagas);
- São Félix do Araguaia (9 vagas);
- Aripuanã (9 vagas);
- Sorriso (9 vagas);
- Arenápolis (9 vagas).
Tecnologia em Sistemas para Internet
- Sapezal (9 vagas);
- Nova Xavantina (9 vagas);
- Jauru (9 vagas);
- Santo Antônio do Descoberto (9 vagas);
- Sorriso (9 vagas);
- Cuiabá (9 vagas);
- Primavera do Leste (9 vagas);
- Juína (9 vagas).
Matemática
- Ribeirão Cascalheira (7 vagas);
- Cuiabá (9 vagas);
- Juara (7 vagas);
- Pontes e Lacerda (7 vagas);
- Arenápolis (7 vagas).
Química
- Ribeirão Cascalheira (7 vagas);
- Barra do Bugres (7 vagas);
- Alto Araguaia (7 vagas);
- Cuiabá (9 vagas);
- Juara (7 vagas).
Saiba como realizar sua inscrição nos cursos gratuitos de graduação do IFMT
As inscrições devem ser realizadas através do site da instituição até o dia 27 de outubro deste ano. O valor da taxa é de R$ 50.
O critério utilizado para classificar os candidatos foi a análise das notas e conceitos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, constantes no Boletim Escolar e Histórico Oficial do aluno nas disciplinas de Português, Física, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, conforme dispõe o Edital.
Os candidatos classificados serão convocados por ordem decrescente de pontuação, levando em conta as notas obtidas no histórico. Desta forma, o candidato deve acompanhar todas as etapas do processo seletivo.
O edital foi publicado no dia 20 de setembro. As inscrições estarão abertas do dia 27 de setembro a 25 de outubro de 2023, sendo este o mesmo período para solicitar a isenção da inscrição. O resultado preliminar dos benefícios das isenções acontecem no dia 6 de novembro.
No dia 13 do mesmo mês será o último dia para o pagamento da taxa de inscrição. No dia primeiro de dezembro, será publicada a convocação com os horários e datas das bancas de heteroidentificação. Em 16 de janeiro será divulgado o resultado definitivo dos aprovados.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈
Conheça o Instituto Federal – IFMT
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), desenvolvido nos termos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal da Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, é uma instituição de educação superior, profissional e básica, nas diferentes modalidades de ensino.
Ligada ao Ministério da Educação, possuindo natureza jurídica de autarquia, com autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didático-pedagógica e disciplinar.