Com essa “empreitada”, a China Merchants irá se tornar pioneira no uso de metanol como combustível para transportar petróleo
A China Merchants Energy Shipping (CMES), uma das maiores empresas de transporte marítimo listadas em Xangai, está inovando ao encomendar o primeiro motor MAN B&W 7G80ME-LGIM (-Liquid Gas Injection Methanol) para o primeiro Transportador de Petróleo Bruto Mofurado a Metanol do mundo (VLCC), segundo o site MarineLink.
A Dalian Shipbuilding Industry Co (DSIC) será responsável pela construção do navio de petróleo, com entrega prevista para abril de 2026. Este movimento destaca a CMES como pioneira no uso de metanol como combustível, marcando uma mudança significativa no setor.
Tecnologia avançada: motor Dual-Fuel e sistema de emissões EGR
A CSE (China Shipbuilding Industry Corporation Diesel Engine Co., Ltd.) será encarregada da construção do motor, que não apenas queima metanol, mas também incorpora o avançado sistema de emissões EGR (Exhaust Gas Recirculation) da MAN Energy Solutions.
- Conheça o maior, mais perigoso e mais profundo oceano do mundo: cobre quase um terço da superfície da Terra, tem ventos 110 km/h e sua profundidade ultrapassa 11 mil metros
- Construção naval ganha força com a volta das obras no Estaleiro Enseada: 80 novas barcaças, 1,2 mil empregos e um investimento bilionário!
- Transatlântico SS United States será afundado para se tornar o maior recife artificial do mundo
- Nova York despeja mais de 2.500 vagões de metrô no oceano e o resultado surpreende!
Bjarne Foldager, Chefe de Negócios de Dois Traçados da MAN Energy Solutions, destaca a singularidade do projeto, ressaltando que a CMES lidera não apenas na escolha do combustível, mas também na tecnologia de emissões, indicando um compromisso abrangente com a sustentabilidade no novo navio de petróleo.
Metanol como combustível marítimo, futuro da sustentabilidade
O motor de combustível duplo ME-LGIM da MAN Energy Solutions oferece não apenas a queima eficiente de metanol, mas também a flexibilidade de operar com combustíveis convencionais. Com mais de 150 motores ME-LGIM já em ordem ou em serviço, Thomas S. Hansen, Chefe de Promoção e Suporte ao Cliente da MAN Energy Solutions, destaca a crescente demanda por motores movidos a metanol como parte essencial da descarbonização da frota marítima.
A encomenda da CMES representa não apenas uma inovação tecnológica, mas um passo firme em direção a um futuro mais sustentável para o transporte marítimo do petróleo.
Este avanço ocorre após o recente pedido da CMES para GenSets de metanol e motores principais MAN B&W ME-LGIM, evidenciando um compromisso contínuo com a transição para combustíveis de baixo carbono. A China Merchants Energy Shipping está na vanguarda da transformação do setor marítimo para a exploração de petróleo, impulsionando a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. Fique atento às atualizações, pois a indústria se encaminha para um futuro movido por combustíveis mais ecológicos.
O metanol e seu funcionamento dentro de um motor
Um motor movido a metanol é um tipo de motor de combustão interna que utiliza metanol como combustível principal. O metanol é um líquido inflamável incolor, inodoro e de baixa viscosidade, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa, ou de fontes não renováveis, como o gás natural. É uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel, e tem sido considerado em várias aplicações devido às suas características favoráveis.
O metanol é corrosivo e possui desafios específicos em termos de armazenamento e distribuição, especialmente devido à sua afinidade por água, o que pode levar à corrosão de certos materiais. A eficiência energética dos motores movidos a metanol pode variar, mas em geral, eles podem ser projetados para ter uma boa eficiência térmica.
O metanol é inflamável, e medidas de segurança devem ser consideradas ao manuseá-lo. Além disso, há preocupações sobre a toxicidade do metanol, e sua inalação ou ingestão em quantidades significativas pode ser prejudicial à saúde. Além de ser usado em motores de combustão interna, o metanol também pode ser utilizado em células de combustível, onde é eletroquimicamente convertido em eletricidade.