1. Início
  2. / Marítimo
  3. / Inovação marítima: novo motor MAN a metanol para primeiro transportador de petróleo bruto do mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Inovação marítima: novo motor MAN a metanol para primeiro transportador de petróleo bruto do mundo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 24/11/2023 às 15:24
metanol - motor - petróleo
Foto: reprodução adapta Imagem: MAN Energy Solutions / google imagens “metanol”
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com essa “empreitada”, a China Merchants irá se tornar pioneira no uso de metanol como combustível para transportar petróleo 

A China Merchants Energy Shipping (CMES), uma das maiores empresas de transporte marítimo listadas em Xangai, está inovando ao encomendar o primeiro motor MAN B&W 7G80ME-LGIM (-Liquid Gas Injection Methanol) para o primeiro Transportador de Petróleo Bruto Mofurado a Metanol do mundo (VLCC), segundo o site MarineLink. 

A Dalian Shipbuilding Industry Co (DSIC) será responsável pela construção do navio de petróleo, com entrega prevista para abril de 2026. Este movimento destaca a CMES como pioneira no uso de metanol como combustível, marcando uma mudança significativa no setor.

Tecnologia avançada: motor Dual-Fuel e sistema de emissões EGR

A CSE (China Shipbuilding Industry Corporation Diesel Engine Co., Ltd.) será encarregada da construção do motor, que não apenas queima metanol, mas também incorpora o avançado sistema de emissões EGR (Exhaust Gas Recirculation) da MAN Energy Solutions. 

Bjarne Foldager, Chefe de Negócios de Dois Traçados da MAN Energy Solutions, destaca a singularidade do projeto, ressaltando que a CMES lidera não apenas na escolha do combustível, mas também na tecnologia de emissões, indicando um compromisso abrangente com a sustentabilidade no novo navio de petróleo.

Metanol como combustível marítimo, futuro da sustentabilidade

O motor de combustível duplo ME-LGIM da MAN Energy Solutions oferece não apenas a queima eficiente de metanol, mas também a flexibilidade de operar com combustíveis convencionais. Com mais de 150 motores ME-LGIM já em ordem ou em serviço, Thomas S. Hansen, Chefe de Promoção e Suporte ao Cliente da MAN Energy Solutions, destaca a crescente demanda por motores movidos a metanol como parte essencial da descarbonização da frota marítima.

A encomenda da CMES representa não apenas uma inovação tecnológica, mas um passo firme em direção a um futuro mais sustentável para o transporte marítimo do petróleo.

Este avanço ocorre após o recente pedido da CMES para GenSets de metanol e motores principais MAN B&W ME-LGIM, evidenciando um compromisso contínuo com a transição para combustíveis de baixo carbono. A China Merchants Energy Shipping está na vanguarda da transformação do setor marítimo para a exploração de petróleo, impulsionando a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. Fique atento às atualizações, pois a indústria se encaminha para um futuro movido por combustíveis mais ecológicos.

O metanol e seu funcionamento dentro de um motor

Um motor movido a metanol é um tipo de motor de combustão interna que utiliza metanol como combustível principal. O metanol é um líquido inflamável incolor, inodoro e de baixa viscosidade, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa, ou de fontes não renováveis, como o gás natural. É uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel, e tem sido considerado em várias aplicações devido às suas características favoráveis.

O metanol é corrosivo e possui desafios específicos em termos de armazenamento e distribuição, especialmente devido à sua afinidade por água, o que pode levar à corrosão de certos materiais. A eficiência energética dos motores movidos a metanol pode variar, mas em geral, eles podem ser projetados para ter uma boa eficiência térmica.

O metanol é inflamável, e medidas de segurança devem ser consideradas ao manuseá-lo. Além disso, há preocupações sobre a toxicidade do metanol, e sua inalação ou ingestão em quantidades significativas pode ser prejudicial à saúde. Além de ser usado em motores de combustão interna, o metanol também pode ser utilizado em células de combustível, onde é eletroquimicamente convertido em eletricidade.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x