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Inovação marítima: novo motor MAN a metanol para primeiro transportador de petróleo bruto do mundo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 24/11/2023 às 15:24
metanol - motor - petróleo
Foto: reprodução adapta Imagem: MAN Energy Solutions / google imagens “metanol”

Com essa “empreitada”, a China Merchants irá se tornar pioneira no uso de metanol como combustível para transportar petróleo 

A China Merchants Energy Shipping (CMES), uma das maiores empresas de transporte marítimo listadas em Xangai, está inovando ao encomendar o primeiro motor MAN B&W 7G80ME-LGIM (-Liquid Gas Injection Methanol) para o primeiro Transportador de Petróleo Bruto Mofurado a Metanol do mundo (VLCC), segundo o site MarineLink. 

A Dalian Shipbuilding Industry Co (DSIC) será responsável pela construção do navio de petróleo, com entrega prevista para abril de 2026. Este movimento destaca a CMES como pioneira no uso de metanol como combustível, marcando uma mudança significativa no setor.

Tecnologia avançada: motor Dual-Fuel e sistema de emissões EGR

A CSE (China Shipbuilding Industry Corporation Diesel Engine Co., Ltd.) será encarregada da construção do motor, que não apenas queima metanol, mas também incorpora o avançado sistema de emissões EGR (Exhaust Gas Recirculation) da MAN Energy Solutions. 

Bjarne Foldager, Chefe de Negócios de Dois Traçados da MAN Energy Solutions, destaca a singularidade do projeto, ressaltando que a CMES lidera não apenas na escolha do combustível, mas também na tecnologia de emissões, indicando um compromisso abrangente com a sustentabilidade no novo navio de petróleo.

Metanol como combustível marítimo, futuro da sustentabilidade

O motor de combustível duplo ME-LGIM da MAN Energy Solutions oferece não apenas a queima eficiente de metanol, mas também a flexibilidade de operar com combustíveis convencionais. Com mais de 150 motores ME-LGIM já em ordem ou em serviço, Thomas S. Hansen, Chefe de Promoção e Suporte ao Cliente da MAN Energy Solutions, destaca a crescente demanda por motores movidos a metanol como parte essencial da descarbonização da frota marítima.

A encomenda da CMES representa não apenas uma inovação tecnológica, mas um passo firme em direção a um futuro mais sustentável para o transporte marítimo do petróleo.

Este avanço ocorre após o recente pedido da CMES para GenSets de metanol e motores principais MAN B&W ME-LGIM, evidenciando um compromisso contínuo com a transição para combustíveis de baixo carbono. A China Merchants Energy Shipping está na vanguarda da transformação do setor marítimo para a exploração de petróleo, impulsionando a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. Fique atento às atualizações, pois a indústria se encaminha para um futuro movido por combustíveis mais ecológicos.

O metanol e seu funcionamento dentro de um motor

Um motor movido a metanol é um tipo de motor de combustão interna que utiliza metanol como combustível principal. O metanol é um líquido inflamável incolor, inodoro e de baixa viscosidade, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa, ou de fontes não renováveis, como o gás natural. É uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel, e tem sido considerado em várias aplicações devido às suas características favoráveis.

O metanol é corrosivo e possui desafios específicos em termos de armazenamento e distribuição, especialmente devido à sua afinidade por água, o que pode levar à corrosão de certos materiais. A eficiência energética dos motores movidos a metanol pode variar, mas em geral, eles podem ser projetados para ter uma boa eficiência térmica.

O metanol é inflamável, e medidas de segurança devem ser consideradas ao manuseá-lo. Além disso, há preocupações sobre a toxicidade do metanol, e sua inalação ou ingestão em quantidades significativas pode ser prejudicial à saúde. Além de ser usado em motores de combustão interna, o metanol também pode ser utilizado em células de combustível, onde é eletroquimicamente convertido em eletricidade.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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