O consórcio TCR-10 e a primeira etapa da Ferrovia Oeste-Leste
O consórcio TCR-10, formado por uma empresa brasileira e uma chinesa, iniciará as obras da primeira etapa da Ferrovia Oeste-Leste, conhecida como Fiol. O Governo Federal também vem buscando outras parcerias no estado.
Com um investimento de R$ 1,1 bilhão e previsão de conclusão em até 36 meses, o projeto visa conectar os municípios baianos de Caetité e Ilhéus, onde se encontra o Porto Sul.
Impacto no emprego e desenvolvimento regional
Durante a construção, estima-se que cerca de 1.200 postos de trabalho sejam gerados, com contratações graduais conforme o avanço das obras nos municípios que compõem o Lote 1F.
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Projeto de Trem-bala de 50 BILHÕES no Brasil tem data para sair do papel e gerar 10 MIL empregos
- Investimento bilionário que custou R$ 295,8 milhões o km e a mão de obra de mais de 10 mil trabalhadores e 4 mil vigas de concreto reforçados por fio de aço de alta tensão
- Mais NOVA OBRA de construção de ferrovia no Brasil promete 68 MIL empregos e MAIS DE 570 km para a malha ferroviária nacional
O projeto é considerado transformador e contribuirá para o crescimento econômico e geração de empregos na região.
Sustentabilidade e equilíbrio no desenvolvimento
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, ressaltou a importância da sustentabilidade no projeto, enfatizando a parceria entre o Governo do Estado e a Bamin Ferrovia.
O objetivo é garantir um equilíbrio entre o crescimento econômico, o investimento e a geração de empregos, sem comprometer o meio ambiente.
Capacidade da Fiol I e benefícios para diversos setores
Com um total de 537 quilômetros de extensão e passando por 20 municípios, a Fiol I terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano.
Aproximadamente 40% desse potencial será utilizado pela Bamin para o transporte de minério de ferro, enquanto o restante será disponibilizado para escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos.
Porto Sul e conexão com a Ferrovia Oeste-Leste
A Bamin também é responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, um terminal de águas profundas que receberá navios com capacidade de até 250 mil toneladas e movimentará até 42 milhões de toneladas anuais. A conclusão da ferrovia e do porto representará um novo vetor de desenvolvimento econômico para diversos setores produtivos.
A Fiol I tem previsão de estar concluída e em operação a partir de 2027, trazendo benefícios significativos para a Bahia e para o Brasil, com impactos positivos na economia, no emprego e na sustentabilidade ambiental.