1. Início
  2. / Economia
  3. / Iniciada a construção da segunda maior Usina Termelétrica do Ceará com estimativa de geração de 1.700 empregos
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Iniciada a construção da segunda maior Usina Termelétrica do Ceará com estimativa de geração de 1.700 empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/05/2023 às 12:51
Iniciada a construção da segunda maior Usina Termelétrica do Ceará com estimativa de geração de cerca de 1.700 empregos indiretos
Foto: Usina Termelétrica (UTE) da Portocem/Divulgação

Começaram as obras da Usina termelétrica da Portocem no Ceará, que terá capacidade para gerar 1,5 mil MW de energia. O empreendimento promete gerar milhares de empregos durante sua fase de construção.

Começaram as obras para a construção da Usina Termelétrica (UTE) da Portocem, considerada o segundo maior investimento da história do estado do Ceará. O empreendimento, que trará diversos empregos à região, será construído em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, e já está em plena construção. A estimativa é que a usina comece suas atividades em 2026.

Usina Termelétrica no Ceará recebe R$ 5 bilhões em investimentos

O evento de lançamento da pedra fundamental aconteceu nesta sexta-feira (5) e contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, além de outras autoridades e empresários.

A UTE Portocem é um investimento da Ceiba Energy, grupo norte-americando, no valor de cerca de R$ 5 bilhões. O empreendimento, que criará diversos empregos, possui capacidade de 1.572 MW e será construído em uma área de 39,5 hectares no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), que compõe o complexo do Pecém.

Com a construção da usina termelétrica do Ceará, a estimativa é que sejam gerados cerca de 1.700 empregos durante sua fase de construção, que terá duração de aproximados 39 meses. Estão previstas obras de implantação, que englobam o desenvolvimento de estruturas, além da montagem dos equipamentos mecânicos e elétricos.

Quando finalizada, a usina termelétrica da Portocem trará ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), desenvolvido para operar nos momentos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa intensidade de sol (geração solar) e baixa velocidade dos ventos (que prejudica a geração eólica).

UTE Portocem é a maior vencedora do Leilão de Reserva de Capacidade de Potência

A Portocem foi a maior vencedora do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em 2021, para a contratação de reserva de potência para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A outorga pelo Ministério de Minas e Energia foi dada em agosto do último ano e o contrato com a CCEE em novembro do mesmo ano com duração de 15 anos. A usina termelétrica do Ceará, que trará milhares de empregos, será composta por 4 turbinas geradoras em ciclo simples, movidas a gás natural, a usina da Portocem terá uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN através da Subestação do Pecém 2.

A UTE Portocem receberá gás natural de uma unidade flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada  dentro da área abrigada do Porto de Pecém. Vale destacar que em março, executivos da empresa participaram de uma reunião com o governador do estado, Elmano de Freitas, para tratar de detalhes do empreendimento.

Nova usina termelétrica do Ceará trará 1,7 mil empregos

Segundo Roman Días, CEO da Portocem, a empresa está feliz com a parceria e selecionou equipamentos de classe mundial ao escolher a Mitsubishi Power e uma construtora de larga experiência no desenvolvimento deste tipo de empreendimento. A Consag contribuirá na transformação do Ceará em um hub de gás natural essencial na América Latina, atraindo vários outros investimentos no setor.

A construção da UTE Portocem deve gerar 1.700 empregos indiretos durante a construção e, quando entrar em operação, o empreendimento também abrirá novos empregos em cargos técnicos para profissionais especializados e operadores ou mantenedores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos