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Infraestrutura dos portos para atender à navegação de meganavios porta-contêineres está chegando ao limite

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 21/07/2022 às 07:50
Com o grande crescimento e desenvolvimento dos portos internacionais, as questões relacionadas a quais são os limites de navegação dos meganavios porta-contêineres e os principais problemas na infraestrutura que podem acontecer com a expansão desregular.
Fonte: O Petróleo

Com o grande crescimento e desenvolvimento dos portos internacionais, as questões relacionadas a quais são os limites de navegação dos meganavios porta-contêineres e os principais problemas que podem acontecer com a expansão desregular.

Nessa sexta-feira, (20/07), o cenário internacional de portos assiste cada vez mais a uma expansão desenfreada do porte dos navios porta-contêineres, com o objetivo de aumentar a capacidade de movimentação de cargas. No entanto, a navegação dos meganavios possui um limite nos portos internacionais, em razão da infraestrutura necessária para que essas operações possam acontecer de forma segura. Assim, o setor portuário está em alerta quanto ao crescimento dessas embarcações durante os próximos anos.

Navegação de meganavios porta-contêineres está cada vez mais comum nos portos internacionais e traz questionamentos sobre a infraestrutura dos complexos

O tamanho dos meganavios porta-contêineres está crescendo cada vez mais nos últimos anos, em decorrência da necessidade de uma expansão na capacidade de movimentação de cargas, e a embarcação recente a bater o recorde foi o Ever Ace, que saiu do porto de Yantian, na China, em 14 de agosto de 2021. Desde então, nenhum outro navio conseguiu bater a sua capacidade, que é equivalente a 21.710 contêineres de 6 metros (20 pés), mas as companhias buscam cada vez mais expandir esses números. 

Isso, pois, embora o Ever Ace seja o grande líder atualmente na navegação internacional nesse segmento, existem dezenas de navios porta-contêineres e outras dezenas estão sendo construídos, com a expectativa de expansão dessa capacidade.

A fins de comparação, somente duas unidades desses meganavios, empilhados verticalmente, teriam quase a altura do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os maiores meganavios desse tipo possuem em média 400 metros de comprimento, ou um pouco menos, e cerca de 60 metros de largura. 

No entanto, o limite de expansão dessas embarcações pode estar chegando ao fim, uma vez que possivelmente o setor portuário não verá navios porta-contêineres maiores do que esses. Isso, pois a navegação dessas embarcações nos portos internacionais necessita de uma infraestrutura de alta qualidade e, consequentemente, a expansão da capacidade também requer expansão nos investimentos estruturais. 

Expansão na capacidade dos navios porta-contêineres pode estar chegando ao limite, em razão da infraestrutura de navegação dos portos internacionais

Atualmente, existem mais de 5,5 mil meganavios do tipo porta-contêineres espalhados pelos portos do mundo inteiro, com capacidade de carregar 25 milhões de TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés (6,1 metros)).

Segundo a companhia S&P Global Commodity Insights, as novas encomendas dessas embarcações contarão com um pedido de expansão da capacidade em até 25% durante os próximos anos. Durante a última década, a capacidade de navegação de cargas nesses navios cresceu de menos de 3 mil para cerca de 4,5 mil TEUs e, com o crescimento do mercado, esses números tendem a crescer. 

No entanto, para que essa capacidade aumente, os portos internacionais também precisarão investir em uma expansão da infraestrutura para abarcar a navegação desses navios. Dessa forma, se torna cada vez mais inviável investir tanto capital apenas para expandir a capacidade de transporte de cargas.

Por isso, as novas construções dessas embarcações poderão tornar a média de 400 metros de comprimento e cerca de 60 metros de largura, o limite máximo, para não haver necessidade da adequação total dos portos. 

Assim, George Griffiths, editor de mercados de contêineres globais da empresa fornecedora de informações e análise de mercados S&P Global Commodity Insights, confirma a possibilidade de um limite máximo de infraestrutura portuária para a navegação dos meganavios estar chegando e faz o seguinte questionamento para sustentar seu argumento: “Por que você investiria em navios maiores se, para isso, você também precisaria investir quantias imensas nos portos?”.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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