Com o grande crescimento e desenvolvimento dos portos internacionais, as questões relacionadas a quais são os limites de navegação dos meganavios porta-contêineres e os principais problemas que podem acontecer com a expansão desregular.
Nessa sexta-feira, (20/07), o cenário internacional de portos assiste cada vez mais a uma expansão desenfreada do porte dos navios porta-contêineres, com o objetivo de aumentar a capacidade de movimentação de cargas. No entanto, a navegação dos meganavios possui um limite nos portos internacionais, em razão da infraestrutura necessária para que essas operações possam acontecer de forma segura. Assim, o setor portuário está em alerta quanto ao crescimento dessas embarcações durante os próximos anos.
Navegação de meganavios porta-contêineres está cada vez mais comum nos portos internacionais e traz questionamentos sobre a infraestrutura dos complexos
O tamanho dos meganavios porta-contêineres está crescendo cada vez mais nos últimos anos, em decorrência da necessidade de uma expansão na capacidade de movimentação de cargas, e a embarcação recente a bater o recorde foi o Ever Ace, que saiu do porto de Yantian, na China, em 14 de agosto de 2021. Desde então, nenhum outro navio conseguiu bater a sua capacidade, que é equivalente a 21.710 contêineres de 6 metros (20 pés), mas as companhias buscam cada vez mais expandir esses números.
Isso, pois, embora o Ever Ace seja o grande líder atualmente na navegação internacional nesse segmento, existem dezenas de navios porta-contêineres e outras dezenas estão sendo construídos, com a expectativa de expansão dessa capacidade.
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A fins de comparação, somente duas unidades desses meganavios, empilhados verticalmente, teriam quase a altura do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os maiores meganavios desse tipo possuem em média 400 metros de comprimento, ou um pouco menos, e cerca de 60 metros de largura.
No entanto, o limite de expansão dessas embarcações pode estar chegando ao fim, uma vez que possivelmente o setor portuário não verá navios porta-contêineres maiores do que esses. Isso, pois a navegação dessas embarcações nos portos internacionais necessita de uma infraestrutura de alta qualidade e, consequentemente, a expansão da capacidade também requer expansão nos investimentos estruturais.
Expansão na capacidade dos navios porta-contêineres pode estar chegando ao limite, em razão da infraestrutura de navegação dos portos internacionais
Atualmente, existem mais de 5,5 mil meganavios do tipo porta-contêineres espalhados pelos portos do mundo inteiro, com capacidade de carregar 25 milhões de TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés (6,1 metros)).
Segundo a companhia S&P Global Commodity Insights, as novas encomendas dessas embarcações contarão com um pedido de expansão da capacidade em até 25% durante os próximos anos. Durante a última década, a capacidade de navegação de cargas nesses navios cresceu de menos de 3 mil para cerca de 4,5 mil TEUs e, com o crescimento do mercado, esses números tendem a crescer.
No entanto, para que essa capacidade aumente, os portos internacionais também precisarão investir em uma expansão da infraestrutura para abarcar a navegação desses navios. Dessa forma, se torna cada vez mais inviável investir tanto capital apenas para expandir a capacidade de transporte de cargas.
Por isso, as novas construções dessas embarcações poderão tornar a média de 400 metros de comprimento e cerca de 60 metros de largura, o limite máximo, para não haver necessidade da adequação total dos portos.
Assim, George Griffiths, editor de mercados de contêineres globais da empresa fornecedora de informações e análise de mercados S&P Global Commodity Insights, confirma a possibilidade de um limite máximo de infraestrutura portuária para a navegação dos meganavios estar chegando e faz o seguinte questionamento para sustentar seu argumento: “Por que você investiria em navios maiores se, para isso, você também precisaria investir quantias imensas nos portos?”.