O novo caminhão híbrido da Scania ainda não chegou no Brasil, mas já está sendo testado na Suíça e em breve pode chegar ao país
A Scania, em colaboração com empresas de transporte e energia, está realizando testes na Suécia com um caminhão híbrido que pode percorrer até 5 mil quilômetros sem precisar reabastecer. Esse feito é alcançado graças a um semirreboque coberto por painéis solares, resultando não apenas em uma redução significativa das emissões de poluentes, mas também em uma operação mais econômica, de acordo com o site Estadão.
A Scania uniu forças com universidades, transportadoras e empresas de energia limpa para desenvolver esse projeto inovador. A iniciativa teve início há cerca de dois anos e contou com o apoio financeiro da Vinnova, uma agência sueca de inovação. A parte central desse projeto é um semirreboque revestido de painéis solares.
Benefícios econômicos e ambientais
A integração dos painéis solares demonstrou ser altamente eficaz na redução dos custos com energia. A Scania adotou um cavalo-mecânico híbrido com cabine do tipo R e configuração 6×2 para esse projeto. Esse caminhão híbrido plug-in possui uma potência total de 560 cavalos.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A configuração inclui baterias com capacidade de 100 kWh no caminhão e 200 kWh no semirreboque. Os painéis solares têm uma capacidade máxima de 13,2 kWp. Segundo a Scania, em condições suecas, esse conjunto é capaz de gerar 8 mil kWh por ano. No entanto, é importante destacar que a incidência solar pode variar significativamente em diferentes regiões.
Design e funcionamento do sistema solar
Os painéis solares estão estrategicamente instalados no teto e nas laterais do semirreboque, totalizando cerca de 100 metros quadrados de área coberta por painéis. O conjunto possui quatro eixos e mede 18 metros de comprimento. Em locais com alto índice de exposição solar, como o sul da França, a autonomia do caminhão pode alcançar impressionantes 5 mil quilômetros.
Atualmente, o caminhão está em fase de testes em operações regulares realizadas pela empresa sueca Ernsts Express AB. A Scania está coletando dados para uma análise comparativa dos custos de operação. Embora os resultados finais ainda estejam sendo avaliados, estudos preliminares indicam que essa solução híbrida com painéis solares tem vantagens econômicas sobre caminhões movidos a diesel e mesmo em relação aos elétricos alimentados por baterias.
Uma característica interessante desse projeto é a capacidade de gerar energia que pode ser aproveitada para abastecer a rede elétrica. Isso significa que essa energia solar pode ser usada para alimentar empresas e residências durante os períodos em que o caminhão está parado para carregar e descarregar mercadorias, tornando-o uma fonte versátil de energia sustentável. A Scania está explorando não apenas a eficiência energética, mas também o potencial de contribuir para um mundo mais limpo e sustentável.