Robô desenvolvido na China tem objetivo de ser compacto e recarregar os carros elétricos em locais apertados de forma eficiente
O robô inovador foi produzido pela empresa chinesa Ziigo, em parceria com a Universidade Tsinghua. Denominado de “Ziigo intelligent Charging Robot”, o robô desenvolvido na China pode ser controlado de forma remota e usa a inteligência artificial para se locomover até um carro elétrico estacionado, para em seguida, se conectar à porta de recarga do veículo, iniciando o processo de carregamento.
Segundo a empresa responsável, o robô está adaptado para funcionar em ambientes cotidianos como estacionamentos, garagens, além de outras áreas residenciais e comerciais, com o intuito de oferecer um serviço eficiente de carregamento (focado na conveniência e na eficiência) para os proprietários de carros elétricos.
Robô desenvolvido na China pode ajudar a democratizar os carros elétricos e reduzir os impactos do aquecimento global
O principal empecilho ao uso em massa dos carros elétricos na atualidade é a dificuldade para recarregar as baterias, sobretudo devido à falta de infraestrutura nos ambientes de convívio público. Apesar de muitas empresas ao redor do mundo, especialmente na China, estarem investindo pesado no desenvolvimento de eletropostos para expandir e incentivar o uso dos carros elétricos pela população em geral, muitos compradores ainda se mostram receosos com uma possível pane elétrica no meio do caminho.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Para isso, o robô criado na China é fundamental para levar os carros elétricos à população como um todo. Uma das principais vantagens desse modo de tração é a diminuição dos impactos ao meio ambiente, sobretudo se a tecnologia for associada aos modos de geração de energia limpa.
Conheça o robô produzido por instituições da China, que carrega carros elétricos
O principal objetivo desse robô portátil é oferecer uma alternativa mais eficiente do que os postos de recarga tradicionais, especialmente em regiões onde estes postos de recarga são de difícil acesso ou inexistentes.
O artifício utilizado pela empresa responsável para facilitar a locomoção do robô foi o uso da inteligência artificial, que possibilita a locomoção autônoma dele pelo estacionamento ou garagem, identificando os carros elétricos que necessitam de recarga. Alguns robôs com objetivos semelhantes a este estão sendo desenvolvidos ao redor do mundo, no entanto, o modelo da China é o mais avançado até o momento.
Apesar dos inúmeros benefícios e do entusiasmo dos responsáveis pelo projeto, o robô ainda está em fase inicial e não existem previsões sobre o lançamento em massa dele, mas é certo que a China deverá ser a primeira a experimentar a tecnologia, visto que o país conta com grande incentivo aos carros elétricos.