Com menos de mil habitantes, Araguainha se tornou o único município do Brasil com 100% dos eleitores biometrizados, resultado de uma mobilização exemplar entre moradores e Justiça Eleitoral para atualizar todos os cadastros
Araguainha, a 471 km de Cuiabá, alcançou um marco histórico ao se tornar o único município do Brasil com 100% dos eleitores cadastrados com biometria regularizada. Apesar de ter apenas 997 moradores, a cidade contabiliza 1.225 pessoas aptas a votar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
O resultado foi confirmado na última quinta-feira (9), após a regularização da situação eleitoral de duas moradoras com domicílio em Araguainha, mas residentes em outras cidades.
Com isso, todos os eleitores vinculados ao município agora possuem dados biométricos atualizados.
-
Wi Fi pode te monitorar? Pesquisa explica como roteadores identificam aparelhos, triangulam sinais e criam imagens do ambiente, com dicas práticas para proteger privacidade digital
-
Conheça o experimento caseiro que desmonta a teoria da Terra plana: com apenas uma câmera e uma garagem, ele prova que vivemos em um planeta redondo orbitando o Sol
-
Liliana Alfiero salvou a Lupo da falência nos anos 1990 e transformou a marca centenária em líder com 4 fábricas, 6.000 funcionários e R$1,8 bilhão
-
Telecurso 2000: como o maior programa educacional da TV saiu da Globo, perdeu protagonismo com a internet e renasceu online mantendo aulas gratuitas para milhões
Últimas moradoras concluíram o processo
A conquista foi possível graças ao esforço conjunto entre a Justiça Eleitoral e os moradores. A última eleitora a concluir o processo foi Karine Ferreira da Silva.
Ela havia se mudado temporariamente para Mineiros (GO) e hoje mora em Tesouro, a 188 km de Araguainha. Sua situação foi regularizada após transferência de domicílio.
Antes dela, Vitória Fernandes também finalizou o cadastro. Morando fora, ela conseguiu completar o procedimento após retornar à cidade.
Para isso, servidores do cartório eleitoral de Alto Araguaia percorreram 78 km com um kit biométrico exclusivo para coletar suas digitais.
Pequena, mas com grande participação
Além de ser o menor município de Mato Grosso, Araguainha figura entre os quatro menores do país em número de habitantes. Mesmo assim, a cidade se destaca pela mobilização e engajamento dos eleitores.
Outro município mato-grossense, Ponte Branca, a 502 km de Cuiabá, está perto de repetir o feito. Dos 2.067 eleitores, apenas dois ainda não concluíram o cadastramento.
Um deles já prometeu comparecer ao cartório e o outro, residente em São Paulo, mantém contato com a Justiça Eleitoral para resolver a pendência.
Biometria: campanha estadual segue em andamento
Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica — o que representa 249.197 eleitores cadastrados. Lançada em julho, a campanha Biometria 100% busca alcançar 98% de cadastramento no estado até o final de 2025.
Nove municípios já atingiram ou superaram a meta: Araguainha, Ponte Branca, Vale de São Domingos, Planalto da Serra, Indiavaí, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana e Alto Araguaia.
Com informações de G1.