1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Inédito: Combustível renovável a base de óleo de cozinha usado faz primeiro helicóptero sustentável do mundo lançar voo
Tempo de leitura 3 min de leitura

Inédito: Combustível renovável a base de óleo de cozinha usado faz primeiro helicóptero sustentável do mundo lançar voo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/03/2023 às 19:21
combustível, renovável, helicóptero
Foto: Reprodução/Bell Textron – Petrosolgas
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O helicóptero que utilizou o combustível renovável possui somente 1 turbina e foi o primeiro a voar com a tecnologia alcançada pela empresa Bell Textron

Um feito histórico foi alcançado pela empresa Bell Textron, no Texas! Pela primeira vez, a empresa utilizou um combustível renovável de aviação sustentável (SAF) em um helicóptero que possui apenas 1 turbina, chamado de Bell 505. Antes desse feito, a empresa só utilizava o combustível renovável em aviões com vários motores, de acordo com o site Petrosolgas.

Juntamente com a empresa Bell Textron, estão no projeto a Safran Helicopter Engines, que forneceu o motor do helicóptero; a GKN Aerospace, que forneceu o sistema de combustível renovável SAF; a Nest,e que fabricou o combustível; e a Virent, que também fabricou e produziu.

Petróleo, coisa do passado

As empresas Neste e Virent se juntaram em colaboração para produzir e distribuir o combustível renovável de aviação tendo como base matérias-primas como óleo de cozinha usado. Para produzi-lo, no geral as empresas utilizam misturas com produtos de petróleo, por conta da falta de um componente chamado de aromático, necessário para alcançar as especificações de aviação.

A Virent fabricou seu próprio componente aromático, que foi feito a partir de açúcares de origem vegetal, e essa mistura produzida foi adicionada ao combustível renovável. Ou seja, o combustível usado no helicóptero é um substituto 100% compatível com o combustível que utiliza petróleo.

De acordo com o vice-presidente de Programas da Safran Helicopter Engines, Valentin Safir, o combustível renovável é de extrema importância para a descarbonização da indústria de helicópteros. Além disso, o objetivo da empresa é o certificado de uso de 100% do combustível renovável durante os próximos anos, apesar de os motores da empresa serem certificados para operar até 50% do combustível. Se o objetivo da empresa for cumprido, sua utilização pode reduzir até 80% das emissões de carbono no ciclo de vida do helicóptero.

O combustível renovável

O SAF, combustível renovável de aviação, em inglês “Sustainable Aviation Fuel”, é um combustível fabricado a partir de fontes renováveis e sustentáveis como a biomassa, resíduos agrícolas e florestais, óleo de cozinha usado, e etc.

Esse combustível de aviação pode contribuir grandemente para a redução das emissões de gases em até 80%, ao contrário dos combustíveis fósseis convencionais que são utilizados há anos e que são responsáveis pela grande quantidade das emissões de gases do efeito estufa. Essa redução de emissão de gases se deve pela pegada de carbono muito menor que o combustível renovável possui.

A utilização do combustível renovável de aviação é uma estratégia do setor para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e para antecipar as metas de sustentabilidade.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos