O helicóptero que utilizou o combustível renovável possui somente 1 turbina e foi o primeiro a voar com a tecnologia alcançada pela empresa Bell Textron
Um feito histórico foi alcançado pela empresa Bell Textron, no Texas! Pela primeira vez, a empresa utilizou um combustível renovável de aviação sustentável (SAF) em um helicóptero que possui apenas 1 turbina, chamado de Bell 505. Antes desse feito, a empresa só utilizava o combustível renovável em aviões com vários motores, de acordo com o site Petrosolgas.
Juntamente com a empresa Bell Textron, estão no projeto a Safran Helicopter Engines, que forneceu o motor do helicóptero; a GKN Aerospace, que forneceu o sistema de combustível renovável SAF; a Nest,e que fabricou o combustível; e a Virent, que também fabricou e produziu.
Petróleo, coisa do passado
As empresas Neste e Virent se juntaram em colaboração para produzir e distribuir o combustível renovável de aviação tendo como base matérias-primas como óleo de cozinha usado. Para produzi-lo, no geral as empresas utilizam misturas com produtos de petróleo, por conta da falta de um componente chamado de aromático, necessário para alcançar as especificações de aviação.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Nova lei revoluciona combustíveis no Brasil: o segredo do diesel verde que pode transformar gordura em energia!
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
A Virent fabricou seu próprio componente aromático, que foi feito a partir de açúcares de origem vegetal, e essa mistura produzida foi adicionada ao combustível renovável. Ou seja, o combustível usado no helicóptero é um substituto 100% compatível com o combustível que utiliza petróleo.
De acordo com o vice-presidente de Programas da Safran Helicopter Engines, Valentin Safir, o combustível renovável é de extrema importância para a descarbonização da indústria de helicópteros. Além disso, o objetivo da empresa é o certificado de uso de 100% do combustível renovável durante os próximos anos, apesar de os motores da empresa serem certificados para operar até 50% do combustível. Se o objetivo da empresa for cumprido, sua utilização pode reduzir até 80% das emissões de carbono no ciclo de vida do helicóptero.
O combustível renovável
O SAF, combustível renovável de aviação, em inglês “Sustainable Aviation Fuel”, é um combustível fabricado a partir de fontes renováveis e sustentáveis como a biomassa, resíduos agrícolas e florestais, óleo de cozinha usado, e etc.
Esse combustível de aviação pode contribuir grandemente para a redução das emissões de gases em até 80%, ao contrário dos combustíveis fósseis convencionais que são utilizados há anos e que são responsáveis pela grande quantidade das emissões de gases do efeito estufa. Essa redução de emissão de gases se deve pela pegada de carbono muito menor que o combustível renovável possui.
A utilização do combustível renovável de aviação é uma estratégia do setor para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e para antecipar as metas de sustentabilidade.