1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Indústria surpreendida com moto da Honda equipada com airbag, oferecendo uma revolução no mercado de duas rodas 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Indústria surpreendida com moto da Honda equipada com airbag, oferecendo uma revolução no mercado de duas rodas 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2024 às 11:06
Indústria surpreendida com a nova moto da Honda equipada com airbag, oferecendo uma revolução no mercado de duas rodas 
Foto: Divulgação/Honda

A nova moto da Honda equipada com airbag está impressionando o mercado e promete elevar os padrões de segurança para motociclistas. Descubra todos os detalhes sobre esse modelo inovador, que chega ao mercado com um valor aproximado de R$ 304 mil.

O acionamento do sistema de airbags após uma colisão pode ser a diferença entre a vida e a morte. Atualmente, todos os carros possuem este mecanismo de segurança. Entretanto, para o mercado de motos, este sistema ainda não está muito presente. Agora há uma nova moto da Honda equipada com airbag.

Sistema da nova moto da Honda é antigo

É válido ressaltar que o airbag foi inventado em 1953 por John W. Hetrick, contudo só foi usado em 1973 nos Oldsmobile, Cadillac e Buick. Coube a Mercedes-Benz popularizá-lo no Classe S em 1981. Nas motos, coube ao modelo GL 1800 Gold Wing da Honda ser o primeiro o único, até então, com airbag do planeta, em 2006.

A atual geração da nova moto da Honda com airbag ainda carrega a tecnologia, mas é raro encontrar uma delas pelas ruas em função do alto preço. O modelo com airbag custa a partir de R$ 304 mil e apenas 33 unidades foram vendidas de janeiro a setembro de 2024 no Brasil. Em função disso, a popularização do airbag em motos ainda é algo muito distante.

Caprichar nos itens de segurança da nova moto da Honda com airbag tinha e tem tudo a ver com seus clientes, motociclistas que buscam conforto para percorrer muitas centenas de quilômetros por dia, que em vez de performance pura como a da superesportiva Honda Fireblade, preferem uma tocada mais constante, sem excessos e com segurança total.

O sistema de segurança, até então exclusiva de veículos de quatro rodas, para colocar airbag na nova moto da Honda equipada com airbag, a marca teve que reinventar o equipamento. As dimensões generosas do modelo favoreceram a tarefa de posicionar o sistema sem prejudicar a dirigibilidade e estética, contudo, obrigou-a a desenvolver um airbag específico para motos.

Desvantagem da nova moto da Honda com airbag

Segundo a Honda, o airbag foi instalado para proteger os motociclistas em caso de batidas frontais. Estudos apontam que este tipo de acidente é o mais frequente, sendo registrado em 68% dos casos. Pelo fato de motos não usarem cinto de segurança, foi preciso desenvolver uma bolsa muito maior do que a usada em carros.

Em um impacto, é comum o motociclista ser arremessado do veículo, o que levou a montadora a desenvolver uma bolsa inflável de formato diferente e com cintas para manter o airbag no local ideal.

Os estudos da Honda para aplicação do equipamento da nova moto da Honda com Airbag começaram em 1990, e os diversos estágios do desenvolvimento confirmaram a validade de sua aplicação na Gold Wing. Todavia, há restrições para a disseminação do sistema em outro tipo de motocicleta. Entre tais entraves está, além do peso e custo elevado do sistema, a possibilidade de eventual disparo do airbag acontecer indevidamente na passagem por um buraco ou desnível.

Novo sistema de segurança para motociclistas

Além da nova moto da Honda com airbag, uma alternativa mais barata é a jaqueta equipada com airbags. No motociclismo profissional, como na MotoGP, há obrigatoriedade para que todos os pilotos tenham macacões com airbags. As jaquetas infláveis possuem um airbag no meio de suas costuras, como o da Armor Airbag da Texx, que tem preço médio de R$ 2.600.

Para acionar o airbag, um cabo da jaqueta fica preso à moto. O motociclista precisa sempre lembrar de prender essa peça da jaqueta a algum ponto fixo da motocicleta para que o equipamento funcione corretamente. Em uma colisão, quando o motociclista é arremessado para longe da moto, esse cabo estica e ativa um cilindro de CO2 que fica acoplado à jaqueta para inflar a bolsa.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x