1. Início
  2. /
  3. / Industria naval gaúcha se frusta porque a MODEC escolheu a Brasfels ao invés da EBR
Tempo de leitura 2 min de leitura

Industria naval gaúcha se frusta porque a MODEC escolheu a Brasfels ao invés da EBR

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 27/07/2018 às 06:48

Sem categoria

estleiro ebr industria naval modec

Sem trabalhos nos polos navais gaúchos à algum tempo, havia expectativa que o FPSO Carioca MV30 fosse construído no estaleiro EBR

“Desolação total”, estas são as palavras que definem à atual situação da industria naval do Rio Grande do Sul após a MODEC escolher o Estaleiro Brasfels do Grupo Keppel ao invés do Estaleiro EBR para a construção de sua unidade offshore que atuará no pré-sal. Lideres da cidade do Rio Grande e São José do Norte estão simplesmente “estupefatos”, dado a expectativa destas obras irem para os estaleiros gaúchos.

Eram esperados a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos se o projeto de construção dos módulos fossem construídos no RS, dados do Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Sadi Machado.

Está noticia também acabou chegando em Porto Alegre e causando um certo “desconforto”, com receio de que apenas os estaleiros do Rio de Janeiro sejam priorizados nestes e outros projetos futuros na industrial naval.

Segundo o deputado do PT Nelsinho, que também é metalúrgico, ressalta que o as governanças tem estado ausentes no que se diz respeito ao polo naval gaúcho. Já o Poder Executivo do RS diz que esta fazendo todo possível para que o setor volte a gerar atividades e renda.

Obras da Modec na Brasfels

No dia 22 de julho de 2018, o Grupo Keppel assinou junto a MODEC o contrato da construção dos módulos Topside e integração do FPSO Carioca MV30 no estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis – RJ. Segundo nota do grupo, as contratações e o inicio das obras devem iniciar antes do fim de 2018. Ativem as notificações da pagina, do site e do aplicativo para serem avisados quando iniciarem os processos. Para mais detalhes destas obras, acessem a matéria completa aqui.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos