1. Início
  2. / Notícias Corporativas
  3. / Indústria Brasileira Recupera Otimismo, Aponta CNI
Tempo de leitura 2 min de leitura

Indústria Brasileira Recupera Otimismo, Aponta CNI

Escrito por Corporativo
Publicado em 14/06/2023 às 15:00

Empresários do setor industrial revelam confiança renovada para os próximos seis meses, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial

Os ventos parecem mudar no horizonte industrial brasileiro. Após um trimestre de incertezas e queda na confiança, junho surge com um sopro de esperança. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) demonstrou um avanço de 1,2 ponto, alcançando o marco de 50,4 pontos. Este índice funciona como uma linha divisória, distinguindo a falta de confiança do otimismo no setor industrial. A análise contou com entrevistas de 1.382 empresas durante a primeira semana de junho.

Queda da Confiança Interrompida

Desde o início de 2023, o ICEI vinha flutuando perigosamente próximo ao limiar dos 50 pontos, alternando entre períodos de otimismo e de desconfiança. A onda de pessimismo que se instalou entre março e maio parece agora dar espaço para um cenário mais positivo.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica, ressalta que apesar do panorama geral da economia brasileira ainda ser percebido de maneira negativa pelos empresários, as expectativas melhoraram ao longo do ano. “Mesmo sem questionarmos explicitamente os motivos para tal avaliação e as expectativas positivas nesse estudo, é sabido que o setor industrial vem sofrendo com a alta dos juros. Além disso, há também o desafio da inadimplência elevada e o alto endividamento das famílias”, explica Azevedo.

Otimismo Restrito e Expectativas em Alta

A pesquisa da CNI revela um avanço em todos os componentes do ICEI de maio para junho de 2023. O Índice de Condições Atuais subiu 1,1 ponto, alcançando 44,2 pontos. Embora esteja abaixo da linha divisória de 50 pontos, esta elevação sinaliza que o pessimismo dos empresários sobre as condições atuais de negócios tem se amenizado em relação aos últimos seis meses.

Já o Índice de Expectativas teve um salto de 1,3 ponto, atingindo 53,5 pontos. Este número, por estar acima do limite de 50 pontos, demonstra que o setor industrial tem mais esperança para o segundo semestre do ano. Vale ressaltar, porém, que este otimismo ainda é mais acentuado dentro das empresas. Enquanto o índice de expectativa da empresa subiu 1,1 ponto para 56,8 pontos, a expectativa quanto à economia brasileira também aumentou (1,9 ponto), mas se mantém abaixo da linha divisória, com 47 pontos.

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos