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Incrível! Seu carro a Diesel pode ser convertido em híbrido Plug-In com 70 km de Autonomia — Veja como isso é possível!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/10/2024 às 23:45
Diesel, híbrido, veículos híbridos
Foto: Reprodução

A possibilidade de converter carros a diesel em híbridos plug-in já é uma realidade. Veja como essa solução pode garantir 70 km de autonomia e transformar a eficiência dos veículos convencionais!

O Dieselgate, escândalo de proporções globais que estourou em 2015, marcou um ponto de inflexão significativo na história dos motores a diesel. O que antes era visto como uma solução eficaz em termos de eficiência e redução de emissões de CO2, logo se revelou uma fraude em larga escala.

A manipulação dos sistemas de controle de emissões para mascarar altos níveis de óxidos de nitrogênio abalou profundamente a indústria automotiva, desencadeando uma crise de confiança entre consumidores e governos.

Este evento não só manchou a reputação dos motores a diesel, mas também acelerou o declínio dessa tecnologia em todo o mundo. Isso se deve à crescente preocupação com a qualidade do ar nas grandes cidades e ao rápido desenvolvimento de tecnologias alternativas, como os veículos híbridos e elétricos.

Entretanto, a evolução do setor automotivo foi mais além da simples queda do diesel. A crise de confiança causada pelo Dieselgate levou à busca por opções mais sustentáveis, principalmente em um contexto de crescente compromisso mundial com a descarbonização.

Veículos híbridos e elétricos ganham força

A partir do escândalo, o mercado de veículos híbridos e elétricos começou a crescer rapidamente. Esse crescimento foi impulsionado não só pelo aumento da eficiência tecnológica das baterias e pela melhora da infraestrutura de recarga, mas também pelos incentivos governamentais.

Muitos países passaram a oferecer subsídios significativos para aqueles que optavam por adquirir veículos com menores índices de emissão de poluentes, o que ajudou a fomentar o crescimento do mercado.

Hoje, é cada vez mais comum ver carros elétricos e híbridos nas ruas, enquanto os motores a diesel estão perdendo espaço. Esse movimento não é por acaso; além dos incentivos, a proibição de venda de carros movidos a combustão interna prevista para 2035 na Europa é um dos principais motivadores.

Os fabricantes de automóveis também se adaptaram às novas demandas e, em muitos casos, eliminaram completamente opções a diesel de seus portfólios.

Solução inovadora: o kit de conversão para veículos a diesel

Embora o declínio dos carros a diesel pareça inevitável, muitas pessoas ainda possuem e dependem desses veículos, seja por uma questão financeira ou mesmo pela falta de alternativas viáveis.

É nesse contexto que surge uma solução inovadora, liderada pela empresa francesa Green Corp Konnection (GCK). A GCK está desenvolvendo um kit de conversão que transforma carros a diesel em veículos híbridos, com a promessa de ser uma opção acessível para muitos consumidores.

O que é o kit de conversão Twin-E?

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Detalhe do motor elétrico que substitui a caixa de câmbio. Foto: GCK Twin-E.

O Twin-E é um kit de conversão que está em sua fase final de desenvolvimento e visa transformar carros movidos a diesel em veículos híbridos, sem a necessidade de realizar alterações drásticas no sistema original do automóvel.

Essa solução é especialmente vantajosa, uma vez que o custo estimado do kit é bem inferior ao valor de um carro novo.

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Twin-E

O kit é composto por um motor elétrico, que substitui a caixa de câmbio original, e por uma bateria que oferece uma autonomia elétrica de até 70 km. Alm disso, um sistema de regeneração de energia é capaz de recarregar parcialmente a bateria durante o processo de frenagem, contribuindo para a economia de energia.

A instalação do kit é feita em um dia e requer apenas um workshop básico, o que facilita a adesão dos consumidores.

Além disso, o governo francês demonstrou apoio ao projeto, com o objetivo de acelerar a transformação de sua frota automotiva e cumprir as metas ambientais da União Europeia.

O apoio governamental também pode incluir subsídios para a conversão, o que ajudaria a reduzir ainda mais os custos para os proprietários dos veículos.

Como funciona o Twin-E na prática?

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Diagrama de montagem do kit de conversão GCK Twin-E. Foto: GCK Twin-E.

A instalação do kit transforma o veículo a diesel em um carro automático, e uma tela digital permite ao motorista escolher entre três modos de condução: elétrico, térmico (diesel) ou uma combinação dos dois motores.

O modo elétrico é ideal para trajetos curtos, com uma velocidade máxima de 70 km/h, enquanto o modo térmico permite ao veículo realizar viagens mais longas. A combinação de ambos permite economizar combustível e reduzir as emissões de CO2.

Até agora, os testes práticos com o Twin-E demonstraram uma redução considerável no consumo de combustível — cerca de 1,4 litro a cada 100 km — e nas emissões de gases poluentes, que chegaram a 39 g/km de CO2. Esses resultados mostram o potencial do Twin-E como uma alternativa para prolongar a vida útil de veículos a diesel, tornando-os mais sustentáveis.

O desafio da homologação

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O display digital permite controlar a operação do sistema. Foto: GCK Twin-E.

Apesar de suas promessas, o Twin-E ainda precisa passar pelo processo de homologação para garantir que atenda aos padrões europeus de segurança e emissões. Na França, os carros convertidos serão elegíveis para receber uma etiqueta Crit’Air, equivalente à etiqueta ECO na Espanha, que permite o acesso a Zonas de Baixas Emissões.

A implementação dessa tecnologia pode representar uma alternativa interessante para quem deseja manter um veículo mais antigo sem abrir mão de se adaptar às novas exigências ambientais. Porém, a aceitação do mercado dependerá do sucesso do processo de homologação, da competitividade do preço e dos subsídios disponíveis.

Por fim, o escândalo do Dieselgate desencadeou uma série de mudanças na indústria automotiva, impulsionando a adoção de tecnologias mais sustentáveis e acelerando o declínio dos motores a diesel.

Embora os veículos elétricos e híbridos estejam ganhando espaço rapidamente, soluções como o kit Twin-E podem representar um caminho intermediário interessante para aqueles que desejam aderir à mobilidade verde, mas não podem arcar com os custos de um carro novo.

Assim, a transição para um futuro mais limpo não está limitada apenas à substituição total dos carros antigos, mas também a encontrar formas criativas e viáveis de adaptar a frota atual às novas realidades ambientais e tecnológicas.

O sucesso do Twin-E pode vir a ser um importante marco nesse processo de transição, ajudando a tornar as cidades menos poluídas e contribuindo para um futuro mais sustentável.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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