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Incêndios causados por motos elétricas têm sido um problema crescente na China, com quase 60 ocorrências por dia

Escrito por Bruno Teles
Atualizado em 03/06/2024 às 11:18
Incêndios causados por motos elétricas têm sido um problema crescente na China, com quase 60 ocorrências por dia
No dia 24 de fevereiro de 2024, um incêndio atingiu uma torre residencial de 34 andares na cidade chinesa de Nanjing. O fogo feriu 44 pessoas e tirou a vida de outras 15. Uma investigação preliminar sugeriu que o incêndio começou com uma moto elétrica estacionada em um dos andares do prédio. Esse não é um caso isolado; a China enfrenta uma média de quase 60 incêndios por dia causados por motos elétricas. Imagem: Conhecimento Global/Divulgação

No dia 24 de fevereiro de 2024, um incêndio atingiu uma torre residencial de 34 andares na cidade chinesa de Nanjing. O fogo feriu 44 pessoas e tirou a vida de outras 15. Uma investigação preliminar sugeriu que o incêndio começou com uma moto elétrica estacionada em um dos andares do prédio. Esse não é um caso isolado; a China enfrenta uma média de quase 60 incêndios por dia causados por motos elétricas.

As motos elétricas são populares na China devido às restrições sobre motos a gasolina, mas essa popularidade trouxe um problema sério. Muitos incêndios começam quando as motos estão carregando, em movimento ou até paradas em elevadores. As baterias de íons de lítio usadas nessas motos são inflamáveis, e um dos principais problemas é a qualidade e a segurança dos componentes usados na fabricação dessas baterias.

Na China, muitas fabricantes de baterias para motos elétricas operam com pouca fiscalização. Para reduzir custos, algumas empresas omitem componentes essenciais ou usam materiais de baixa qualidade. Isso pode causar falhas nos sistemas de gerenciamento das baterias, levando a sobrecargas e incêndios.

O governo da China está tentando resolver o problema

Em Xangai, desde 2021, é proibido carregar motos em áreas comuns de edifícios e espaços fechados. Além disso, estão sendo estabelecidos limites de velocidade e voltagem das baterias. A cidade também está ampliando a infraestrutura de pontos de recarga, com 95% das comunidades residenciais já contando com estações de carregamento.

Grandes fabricantes, como a BYD, estão se esforçando para melhorar a segurança. Após o incêndio em fevereiro, a BYD anunciou que usará sua expertise em baterias de carros elétricos para produzir baterias mais seguras para motos elétricas.

A China é a maior fabricante de motos elétricas do mundo, e muitos países importam essas motos

No entanto, os incêndios são menos comuns em outros lugares devido a regulamentações mais rígidas e melhores práticas de fabricação. Nos Estados Unidos, por exemplo, as motos elétricas são mais caras, o que permite a inclusão de baterias de maior qualidade e sistemas de proteção eficazes.

Apesar disso, o risco nunca é completamente eliminado. Incêndios causados por baterias de lítio já foram registrados em vários países, como um incidente em Nova York onde uma bateria explodiu em uma loja de motos. A segurança na fabricação e no uso das motos elétricas deve ser uma prioridade global para evitar tragédias.

As motos elétricas são uma solução sustentável para o transporte, mas precisam ser usadas com segurança. É essencial que governos e fabricantes trabalhem juntos para garantir que as baterias sejam de alta qualidade e que os usuários sigam as melhores práticas de recarga e manutenção. Só assim poderemos evitar que tragédias como a de Nanjing se repitam.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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