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Inacreditável! Novo super carro da Alpine movido a hidrogênio com motor V6 Biturbo de 740 cavalos atinge 330 km/h — Será esse o futuro dos carros de alta performance?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/10/2024 às 20:09
motor, hidrogênio
Foto: Reprodução

O super carro movido a hidrogênio da Alpine, com um motor V6 biturbo de 740 cavalos e velocidade máxima de 330 km/h, promete revolucionar o mercado automotivo

O Alpine Alpenglow voltou aos holofotes como a principal atração do Paris Motor Show de 2024. Originalmente revelado como conceito em 2022, o modelo retorna agora com um motor V6 biturbo “Hy6” revolucionário, prometendo elevar a tecnologia de combustão de hidrogênio a um novo patamar.

O grande destaque deste supercarro não é apenas seu visual futurista ou aerodinâmica agressiva, mas o motor desenvolvido do zero para funcionar com hidrogênio. Com mais de 740 cavalos de potência, o Alpenglow transforma-se em uma fera das pistas, desafiando as expectativas e aproximando o sonho de um futuro automobilístico mais sustentável.

O retorno de um ícone movido a hidrogênio

A estreia do Alpenglow em 2022 tinha como foco apresentar uma visão inovadora para o futuro da Alpine, especialmente em relação à sustentabilidade. No entanto, os detalhes específicos do motor movido a hidrogênio foram mantidos em segredo. Isso, claro, apenas aumentou a curiosidade do público.

Quando o carro fez sua primeira exibição dinâmica nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, em 2023, ele estava equipado com um motor a hidrogênio turbo-quatro de 340 cavalos de potência, o chamado “Hy4”. Embora já impressionante, ficou claro que a Alpine ainda tinha algo maior em desenvolvimento.

A introdução do motor Hy6 V6 no evento deste ano coloca o Alpenglow em uma categoria completamente nova. Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, comentou: “Com o desenvolvimento deste novíssimo motor Hy6 V6, estamos demonstrando nosso comprometimento com a pesquisa de hidrogênio, o que pode anunciar aplicações de automobilismo com altos níveis de desempenho.

Um olhar mais detalhado no Hy6 V6

O motor Hy6 não é apenas mais potente; ele foi criado especificamente para combustão de hidrogênio, diferenciando-se do Hy4, que ainda era baseado em motores a gás modificados. Sob um painel de vidro no Salão do Automóvel de Paris, o Hy6 foi exposto como uma verdadeira obra-prima tecnológica.

Com um bloco de motor de alumínio sólido, cárter seco e cilindros dispostos em um ângulo de 100°, esse motor é otimizado para alta rotação e desempenho. Detalhes como os cilindros “super quadrados” e os dois turbocompressores garantem que a potência seja entregue de forma consistente. Além disso, os três tanques de hidrogênio espalhados pelo cockpit são posicionados estrategicamente para garantir equilíbrio e segurança.

O hidrogênio é armazenado a uma pressão de 700 bars e injetado de forma regulada na câmara de combustão. A Alpine fez um trabalho minucioso para otimizar o processo de combustão, utilizando a injeção de água como forma de minimizar o risco de detonação e pré-ignição, desafios comuns em motores de combustão de hidrogênio.

Desempenho e sustentabilidade

Embora o desempenho seja o que mais chama a atenção, o Alpenglow também representa um avanço importante em direção à redução de emissões de carbono no automobilismo. A combustão de hidrogênio, ao contrário dos motores convencionais movidos a gasolina, emite apenas vapor d’água como subproduto.

De acordo com Famin, o som do motor Hy6 V6 é algo que empolga tanto os motoristas quanto os espectadores, mantendo a essência dos supercarros tradicionais, mas com uma pegada ambiental muito menor. “Uma solução para continuar a cultivar a paixão pelo automobilismo usando um V6 muito nobre com potência específica notável e um som para emocionar motoristas e espectadores.”

Design sofisticado e evolução aerodinâmica

Além das inovações mecânicas, o Alpenglow recebeu melhorias sutis em seu design que otimizam a aerodinâmica. A adição de uma barbatana central na traseira melhora a estabilidade do veículo em altas velocidades, enquanto as lâminas laterais e a remoção de partes do painel da carroceria reduzem o peso, tornando o carro ainda mais eficiente.

O estilo futurista do Alpenglow continua a impressionar, com sua carroceria em carbono “Specular Blue” e luzes traseiras que emitem um visual gelado. As pontas de escapamento, por sua vez, liberam apenas vapor d’água, reforçando a sustentabilidade da combustão a hidrogênio.

O futuro da mobilidade limpa

A Alpine, subsidiária da Renault, está determinada a expandir os horizontes da tecnologia de combustão de hidrogênio. A Renault tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em toda a Europa até 2040 e globalmente até 2050, explorando não só o hidrogênio, mas também tecnologias de baterias elétricas e células de combustível de hidrogênio.

O Alpenglow, com seu motor Hy6 V6, é uma prova de que o futuro do automobilismo pode ser emocionante, potente e ambientalmente consciente. A aposta da Alpine na combustão de hidrogênio pode ser o caminho para garantir que o automobilismo continue a oferecer emoção e velocidade, sem sacrificar o planeta.

A combinação de desempenho e sustentabilidade torna o Alpenglow não apenas uma promessa, mas uma realidade tangível que aponta para um futuro onde carros esportivos movidos a hidrogênio sejam parte do cotidiano das pistas e, quem sabe, das ruas.

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Fabio Lucas Carvalho

Sou jornalista atuante desde 2015, especializado em uma ampla gama de temas, incluindo política, economia, empregos e tecnologia. Ao longo dos anos, publiquei mais de 10 artigos em portais de renome, trazendo análises aprofundadas e informações relevantes para os leitores. Além da minha carreira no jornalismo, sou formado em Gestão em Tecnologia da Informação pela Facape, o que me permite integrar uma visão técnica em muitas das minhas publicações. Caso tenha dúvidas, sugestões de pauta ou queira reportar algum erro, sinta-se à vontade para me contatar através do e-mail flclucas@hotmail.com. Por gentileza, note que não aceitamos currículos.

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