1. Início
  2. / Veículos a Hidrogênio
  3. / Inacreditável! Novo super carro da Alpine movido a hidrogênio com motor V6 Biturbo de 740 cavalos atinge 330 km/h — Será esse o futuro dos carros de alta performance?
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Inacreditável! Novo super carro da Alpine movido a hidrogênio com motor V6 Biturbo de 740 cavalos atinge 330 km/h — Será esse o futuro dos carros de alta performance?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/10/2024 às 20:09
motor, hidrogênio
Foto: Reprodução

O super carro movido a hidrogênio da Alpine, com um motor V6 biturbo de 740 cavalos e velocidade máxima de 330 km/h, promete revolucionar o mercado automotivo

O Alpine Alpenglow voltou aos holofotes como a principal atração do Paris Motor Show de 2024. Originalmente revelado como conceito em 2022, o modelo retorna agora com um motor V6 biturbo “Hy6” revolucionário, prometendo elevar a tecnologia de combustão de hidrogênio a um novo patamar.

O grande destaque deste supercarro não é apenas seu visual futurista ou aerodinâmica agressiva, mas o motor desenvolvido do zero para funcionar com hidrogênio. Com mais de 740 cavalos de potência, o Alpenglow transforma-se em uma fera das pistas, desafiando as expectativas e aproximando o sonho de um futuro automobilístico mais sustentável.

O retorno de um ícone movido a hidrogênio

A estreia do Alpenglow em 2022 tinha como foco apresentar uma visão inovadora para o futuro da Alpine, especialmente em relação à sustentabilidade. No entanto, os detalhes específicos do motor movido a hidrogênio foram mantidos em segredo. Isso, claro, apenas aumentou a curiosidade do público.

Quando o carro fez sua primeira exibição dinâmica nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, em 2023, ele estava equipado com um motor a hidrogênio turbo-quatro de 340 cavalos de potência, o chamado “Hy4”. Embora já impressionante, ficou claro que a Alpine ainda tinha algo maior em desenvolvimento.

A introdução do motor Hy6 V6 no evento deste ano coloca o Alpenglow em uma categoria completamente nova. Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, comentou: “Com o desenvolvimento deste novíssimo motor Hy6 V6, estamos demonstrando nosso comprometimento com a pesquisa de hidrogênio, o que pode anunciar aplicações de automobilismo com altos níveis de desempenho.

Um olhar mais detalhado no Hy6 V6

O motor Hy6 não é apenas mais potente; ele foi criado especificamente para combustão de hidrogênio, diferenciando-se do Hy4, que ainda era baseado em motores a gás modificados. Sob um painel de vidro no Salão do Automóvel de Paris, o Hy6 foi exposto como uma verdadeira obra-prima tecnológica.

Com um bloco de motor de alumínio sólido, cárter seco e cilindros dispostos em um ângulo de 100°, esse motor é otimizado para alta rotação e desempenho. Detalhes como os cilindros “super quadrados” e os dois turbocompressores garantem que a potência seja entregue de forma consistente. Além disso, os três tanques de hidrogênio espalhados pelo cockpit são posicionados estrategicamente para garantir equilíbrio e segurança.

O hidrogênio é armazenado a uma pressão de 700 bars e injetado de forma regulada na câmara de combustão. A Alpine fez um trabalho minucioso para otimizar o processo de combustão, utilizando a injeção de água como forma de minimizar o risco de detonação e pré-ignição, desafios comuns em motores de combustão de hidrogênio.

Desempenho e sustentabilidade

Embora o desempenho seja o que mais chama a atenção, o Alpenglow também representa um avanço importante em direção à redução de emissões de carbono no automobilismo. A combustão de hidrogênio, ao contrário dos motores convencionais movidos a gasolina, emite apenas vapor d’água como subproduto.

De acordo com Famin, o som do motor Hy6 V6 é algo que empolga tanto os motoristas quanto os espectadores, mantendo a essência dos supercarros tradicionais, mas com uma pegada ambiental muito menor. “Uma solução para continuar a cultivar a paixão pelo automobilismo usando um V6 muito nobre com potência específica notável e um som para emocionar motoristas e espectadores.”

Design sofisticado e evolução aerodinâmica

Além das inovações mecânicas, o Alpenglow recebeu melhorias sutis em seu design que otimizam a aerodinâmica. A adição de uma barbatana central na traseira melhora a estabilidade do veículo em altas velocidades, enquanto as lâminas laterais e a remoção de partes do painel da carroceria reduzem o peso, tornando o carro ainda mais eficiente.

O estilo futurista do Alpenglow continua a impressionar, com sua carroceria em carbono “Specular Blue” e luzes traseiras que emitem um visual gelado. As pontas de escapamento, por sua vez, liberam apenas vapor d’água, reforçando a sustentabilidade da combustão a hidrogênio.

O futuro da mobilidade limpa

A Alpine, subsidiária da Renault, está determinada a expandir os horizontes da tecnologia de combustão de hidrogênio. A Renault tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em toda a Europa até 2040 e globalmente até 2050, explorando não só o hidrogênio, mas também tecnologias de baterias elétricas e células de combustível de hidrogênio.

O Alpenglow, com seu motor Hy6 V6, é uma prova de que o futuro do automobilismo pode ser emocionante, potente e ambientalmente consciente. A aposta da Alpine na combustão de hidrogênio pode ser o caminho para garantir que o automobilismo continue a oferecer emoção e velocidade, sem sacrificar o planeta.

A combinação de desempenho e sustentabilidade torna o Alpenglow não apenas uma promessa, mas uma realidade tangível que aponta para um futuro onde carros esportivos movidos a hidrogênio sejam parte do cotidiano das pistas e, quem sabe, das ruas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x