O super carro movido a hidrogênio da Alpine, com um motor V6 biturbo de 740 cavalos e velocidade máxima de 330 km/h, promete revolucionar o mercado automotivo
O Alpine Alpenglow voltou aos holofotes como a principal atração do Paris Motor Show de 2024. Originalmente revelado como conceito em 2022, o modelo retorna agora com um motor V6 biturbo “Hy6” revolucionário, prometendo elevar a tecnologia de combustão de hidrogênio a um novo patamar.
O grande destaque deste supercarro não é apenas seu visual futurista ou aerodinâmica agressiva, mas o motor desenvolvido do zero para funcionar com hidrogênio. Com mais de 740 cavalos de potência, o Alpenglow transforma-se em uma fera das pistas, desafiando as expectativas e aproximando o sonho de um futuro automobilístico mais sustentável.
O retorno de um ícone movido a hidrogênio
A estreia do Alpenglow em 2022 tinha como foco apresentar uma visão inovadora para o futuro da Alpine, especialmente em relação à sustentabilidade. No entanto, os detalhes específicos do motor movido a hidrogênio foram mantidos em segredo. Isso, claro, apenas aumentou a curiosidade do público.
- Carro elétrico movido a hidrogênio com autonomia de 1000 km: Empresa francesa Hopium impressiona o mercado automotivo com tecnologia revolucionária e promete redefinir o transporte sustentável!
- Toyota pega o mercado de surpresa e lança Hilux híbrida com motor 2.4 turbo de 326 cv de potência e versões elétricas e a hidrogênio!
- Os especialistas já falam do fim dos combustíveis: este motor pode mudar a indústria automotiva
- Elon Musk preocupado? BMW desafia Tesla ao anunciar carro elétrico movido a hidrogênio, com lançamento previsto para 2028, prometendo sacudir a indústria automotiva
Quando o carro fez sua primeira exibição dinâmica nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, em 2023, ele estava equipado com um motor a hidrogênio turbo-quatro de 340 cavalos de potência, o chamado “Hy4”. Embora já impressionante, ficou claro que a Alpine ainda tinha algo maior em desenvolvimento.
A introdução do motor Hy6 V6 no evento deste ano coloca o Alpenglow em uma categoria completamente nova. Bruno Famin, vice-presidente da Alpine Motorsports, comentou: “Com o desenvolvimento deste novíssimo motor Hy6 V6, estamos demonstrando nosso comprometimento com a pesquisa de hidrogênio, o que pode anunciar aplicações de automobilismo com altos níveis de desempenho.”
Um olhar mais detalhado no Hy6 V6
O motor Hy6 não é apenas mais potente; ele foi criado especificamente para combustão de hidrogênio, diferenciando-se do Hy4, que ainda era baseado em motores a gás modificados. Sob um painel de vidro no Salão do Automóvel de Paris, o Hy6 foi exposto como uma verdadeira obra-prima tecnológica.
Com um bloco de motor de alumínio sólido, cárter seco e cilindros dispostos em um ângulo de 100°, esse motor é otimizado para alta rotação e desempenho. Detalhes como os cilindros “super quadrados” e os dois turbocompressores garantem que a potência seja entregue de forma consistente. Além disso, os três tanques de hidrogênio espalhados pelo cockpit são posicionados estrategicamente para garantir equilíbrio e segurança.
O hidrogênio é armazenado a uma pressão de 700 bars e injetado de forma regulada na câmara de combustão. A Alpine fez um trabalho minucioso para otimizar o processo de combustão, utilizando a injeção de água como forma de minimizar o risco de detonação e pré-ignição, desafios comuns em motores de combustão de hidrogênio.
Desempenho e sustentabilidade
Embora o desempenho seja o que mais chama a atenção, o Alpenglow também representa um avanço importante em direção à redução de emissões de carbono no automobilismo. A combustão de hidrogênio, ao contrário dos motores convencionais movidos a gasolina, emite apenas vapor d’água como subproduto.
De acordo com Famin, o som do motor Hy6 V6 é algo que empolga tanto os motoristas quanto os espectadores, mantendo a essência dos supercarros tradicionais, mas com uma pegada ambiental muito menor. “Uma solução para continuar a cultivar a paixão pelo automobilismo usando um V6 muito nobre com potência específica notável e um som para emocionar motoristas e espectadores.”
Design sofisticado e evolução aerodinâmica
Além das inovações mecânicas, o Alpenglow recebeu melhorias sutis em seu design que otimizam a aerodinâmica. A adição de uma barbatana central na traseira melhora a estabilidade do veículo em altas velocidades, enquanto as lâminas laterais e a remoção de partes do painel da carroceria reduzem o peso, tornando o carro ainda mais eficiente.
O estilo futurista do Alpenglow continua a impressionar, com sua carroceria em carbono “Specular Blue” e luzes traseiras que emitem um visual gelado. As pontas de escapamento, por sua vez, liberam apenas vapor d’água, reforçando a sustentabilidade da combustão a hidrogênio.
O futuro da mobilidade limpa
A Alpine, subsidiária da Renault, está determinada a expandir os horizontes da tecnologia de combustão de hidrogênio. A Renault tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em toda a Europa até 2040 e globalmente até 2050, explorando não só o hidrogênio, mas também tecnologias de baterias elétricas e células de combustível de hidrogênio.
O Alpenglow, com seu motor Hy6 V6, é uma prova de que o futuro do automobilismo pode ser emocionante, potente e ambientalmente consciente. A aposta da Alpine na combustão de hidrogênio pode ser o caminho para garantir que o automobilismo continue a oferecer emoção e velocidade, sem sacrificar o planeta.
A combinação de desempenho e sustentabilidade torna o Alpenglow não apenas uma promessa, mas uma realidade tangível que aponta para um futuro onde carros esportivos movidos a hidrogênio sejam parte do cotidiano das pistas e, quem sabe, das ruas.