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Importante rodovia (BR) pode ter tempo na estrada reduzido em 20% com medida simples

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/06/2025 às 14:53
Triplicação da BR-277 promete reduzir em 20% o tempo de viagem e melhorar segurança e logística entre Curitiba e Paranaguá até 2031.
Triplicação da BR-277 promete reduzir em 20% o tempo de viagem e melhorar segurança e logística entre Curitiba e Paranaguá até 2031.
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Obras gigantescas e investimentos bilionários prometem transformar a BR‑277, com impacto direto no tempo de viagem e na segurança. Descubra o que está por trás dessa intervenção e como ela pode mudar o transporte e a economia da região.

A BR‑277 — estrada federal que conecta Curitiba ao porto de Paranaguá — pode ter o tempo de viagem reduzido em até 20% após a triplicação de cerca de 80 km de pistas, além da duplicação de 350 km em trechos federais e estaduais.

A expectativa é que obras com financiamento de R$ 6,38 bilhões pelo BNDES comecem no segundo semestre de 2025 e se encerrem até 2031.

Com o uso da triplicação da BR‑277, motoristas terão menos congestionamentos — especialmente na região da Serra do Mar —, o que deve refletir em queda no número de acidentes e no tempo de deslocamento.

Junto às faixas adicionais, a iniciativa amplia a capacidade da rodovia, já considerada corredor vital para escoamento de grãos de estados como Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Projeto e financiamento da triplicação da BR‑277

O valor de R$ 6,38 bi foi anunciado em 29 de janeiro de 2025, durante cerimônia no Palácio do Planalto que contou com a participação do presidente Lula e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O aporte divide-se em:

  • R$ 5,55 bi via debêntures no mercado;
  • R$ 829 mi por meio de financiamento direto (Finem).

O objetivo é modernizar o Lote 2, administrado pela EPR Litoral Pioneiro, responsável por cerca de 604 km de rodovias federais (BR‑153/277/369) e estaduais no Paraná.

O cronograma prevê início das obras até o terceiro ano de concessão e conclusão até o seu sétimo ano, estimando-se uma entrega até 2031.

Infraestrutura e melhorias previstas na rodovia

O plano inclui:

  • 350 km de pistas duplicadas;
  • 80 km de triplicação da BR‑277;
  • 138 km de faixas adicionais;
  • 73 km de vias marginais;
  • Construção de 7 novos viadutos, principalmente em trechos de risco na Serra do Mar;
  • Ampliação da iluminação e implantação de Wi‑Fi, bolsões de segurança e apoio aos caminhoneiros, com socorro mecânico e médico 24 horas.

A obra também prevê acesso dedicado ao Porto de Paranaguá, principal terminal de exportação agrícola do país, reduzindo gargalos no fluxo logístico.

Impactos econômicos e logísticos da triplicação da BR‑277

Segundo Mercadante, o pacote de investimentos deve aumentar em 66% a capacidade de transporte de cargas e reduzir significativamente o tempo de viagem, otimizando a competitividade das exportações brasileiras.

Por ano, mais de 20 milhões de veículos transitam por esse trecho.

A modernização deve gerar cerca de 105 mil empregos diretos e indiretos, considerando os 30 anos de concessão.

Concessão, pedágio e investimentos na BR‑277

A EPR Litoral Pioneiro arrematou o Lote 2 em setembro de 2023, com tarifa de pedágio 31% menor em relação a concessões anteriores.

A estimativa é investir:

  • R$ 10,8 bi em obras (Capex);
  • R$ 5,5 bi em manutenção (Opex), até 2054.

Além da BR‑277, o contrato contempla obras nas rodovias estaduais PR‑092, PR‑407, PR‑408, entre outras.

Segurança, meio ambiente e fluidez na estrada

A triplicação da BR‑277 e as faixas adicionais devem diminuir acidentes e melhorar a segurança viária, em especial na perigosa região da Serra do Mar.

Ainda segundo Mercadante, o projeto auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa, ao evitar congestionamentos.

Cronograma da triplicação da BR‑277

FasePeríodoPrincipais atividades
Leilão e contrataçãoset/2023Concessão do Lote 2 pela EPR
Início das obrasaté 2027Duplicações, triplicações e instalações
Término previstoaté 2031Entrega completa do projeto

Importância da triplicação da BR‑277 para o Paraná

  • Melhora a mobilidade urbana e logística no eixo Curitiba–Paranaguá;
  • Reduz tempo de viagem, atendendo diretamente a demanda de motoristas e transportadoras;
  • Otimize o escoamento de grãos, beneficiando a produtividade nacional;
  • Gera empregos e investimentos na região;
  • Tem caráter sustentável, com menos emissões e maior segurança.

A “triplicação da BR‑277” é a chave para um fluxo mais ágil e seguro, reduzindo em até 20% o tempo de viagem.

De forma concomitante, a “redução de tempo de viagem” é o resultado prático dessa medida estratégica, criando benefícios logísticos e econômicos expressivos.

Você acredita que essa melhoria na mobilidade e na redução de tempo de viagem poderá estimular mais investimentos na região?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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