Obras gigantescas e investimentos bilionários prometem transformar a BR‑277, com impacto direto no tempo de viagem e na segurança. Descubra o que está por trás dessa intervenção e como ela pode mudar o transporte e a economia da região.
A BR‑277 — estrada federal que conecta Curitiba ao porto de Paranaguá — pode ter o tempo de viagem reduzido em até 20% após a triplicação de cerca de 80 km de pistas, além da duplicação de 350 km em trechos federais e estaduais.
A expectativa é que obras com financiamento de R$ 6,38 bilhões pelo BNDES comecem no segundo semestre de 2025 e se encerrem até 2031.
Com o uso da triplicação da BR‑277, motoristas terão menos congestionamentos — especialmente na região da Serra do Mar —, o que deve refletir em queda no número de acidentes e no tempo de deslocamento.
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Junto às faixas adicionais, a iniciativa amplia a capacidade da rodovia, já considerada corredor vital para escoamento de grãos de estados como Paraná, Mato Grosso e Goiás.
Projeto e financiamento da triplicação da BR‑277
O valor de R$ 6,38 bi foi anunciado em 29 de janeiro de 2025, durante cerimônia no Palácio do Planalto que contou com a participação do presidente Lula e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O aporte divide-se em:
- R$ 5,55 bi via debêntures no mercado;
- R$ 829 mi por meio de financiamento direto (Finem).
O objetivo é modernizar o Lote 2, administrado pela EPR Litoral Pioneiro, responsável por cerca de 604 km de rodovias federais (BR‑153/277/369) e estaduais no Paraná.
O cronograma prevê início das obras até o terceiro ano de concessão e conclusão até o seu sétimo ano, estimando-se uma entrega até 2031.
Infraestrutura e melhorias previstas na rodovia
O plano inclui:
- 350 km de pistas duplicadas;
- 80 km de triplicação da BR‑277;
- 138 km de faixas adicionais;
- 73 km de vias marginais;
- Construção de 7 novos viadutos, principalmente em trechos de risco na Serra do Mar;
- Ampliação da iluminação e implantação de Wi‑Fi, bolsões de segurança e apoio aos caminhoneiros, com socorro mecânico e médico 24 horas.
A obra também prevê acesso dedicado ao Porto de Paranaguá, principal terminal de exportação agrícola do país, reduzindo gargalos no fluxo logístico.
Impactos econômicos e logísticos da triplicação da BR‑277
Segundo Mercadante, o pacote de investimentos deve aumentar em 66% a capacidade de transporte de cargas e reduzir significativamente o tempo de viagem, otimizando a competitividade das exportações brasileiras.
Por ano, mais de 20 milhões de veículos transitam por esse trecho.
A modernização deve gerar cerca de 105 mil empregos diretos e indiretos, considerando os 30 anos de concessão.
Concessão, pedágio e investimentos na BR‑277
A EPR Litoral Pioneiro arrematou o Lote 2 em setembro de 2023, com tarifa de pedágio 31% menor em relação a concessões anteriores.
A estimativa é investir:
- R$ 10,8 bi em obras (Capex);
- R$ 5,5 bi em manutenção (Opex), até 2054.
Além da BR‑277, o contrato contempla obras nas rodovias estaduais PR‑092, PR‑407, PR‑408, entre outras.
Segurança, meio ambiente e fluidez na estrada
A triplicação da BR‑277 e as faixas adicionais devem diminuir acidentes e melhorar a segurança viária, em especial na perigosa região da Serra do Mar.
Ainda segundo Mercadante, o projeto auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa, ao evitar congestionamentos.
Cronograma da triplicação da BR‑277
Fase | Período | Principais atividades |
---|---|---|
Leilão e contratação | set/2023 | Concessão do Lote 2 pela EPR |
Início das obras | até 2027 | Duplicações, triplicações e instalações |
Término previsto | até 2031 | Entrega completa do projeto |
Importância da triplicação da BR‑277 para o Paraná
- Melhora a mobilidade urbana e logística no eixo Curitiba–Paranaguá;
- Reduz tempo de viagem, atendendo diretamente a demanda de motoristas e transportadoras;
- Otimize o escoamento de grãos, beneficiando a produtividade nacional;
- Gera empregos e investimentos na região;
- Tem caráter sustentável, com menos emissões e maior segurança.
A “triplicação da BR‑277” é a chave para um fluxo mais ágil e seguro, reduzindo em até 20% o tempo de viagem.
De forma concomitante, a “redução de tempo de viagem” é o resultado prático dessa medida estratégica, criando benefícios logísticos e econômicos expressivos.
Você acredita que essa melhoria na mobilidade e na redução de tempo de viagem poderá estimular mais investimentos na região?