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Importante rodovia (BR) passará por grande transformação!  Governo Federal anunciou MAIS de R$ 6 BILHÕES para triplicação, duplicação e mais obras

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 30/01/2025 às 21:30
Rodovias do Paraná receberão R$ 6,38 bi para triplicação e duplicação. Governo investe em infraestrutura e acesso ao Porto de Paranaguá.
Rodovias do Paraná receberão R$ 6,38 bi para triplicação e duplicação. Governo investe em infraestrutura e acesso ao Porto de Paranaguá.

Governo Federal anunciou R$ 6,38 bilhões para triplicar a BR-277 e duplicar 350 km de rodovias no Paraná. As obras, executadas pela EPR Litoral Pioneiro, também incluem melhorias no acesso ao Porto de Paranaguá.

Quem transita pelas rodovias do Paraná pode se preparar para uma grande mudança na infraestrutura viária do estado.

O Governo Federal confirmou um investimento bilionário para ampliar e modernizar trechos estratégicos, prometendo melhorar o fluxo de veículos e otimizar o escoamento da produção agrícola.

Mas essa transformação não acontece da noite para o dia, e os impactos serão sentidos a curto e longo prazo.

O financiamento, no valor de R$ 6,38 bilhões, foi anunciado nesta quarta-feira (29) e será destinado à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo Lote 2 das rodovias do Paraná.

O investimento contempla a triplicação da BR-277, rodovia que liga Curitiba ao litoral, além da duplicação de mais de 350 quilômetros, implantação de 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais.

Segundo o portal G1, além disso, parte do montante será direcionada para a ampliação do acesso ao Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação do agronegócio brasileiro.

Segundo o Governo Federal, o projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contou com um evento oficial em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Origem do investimento

De acordo com o Governo Federal, R$ 5,55 bilhões do financiamento vêm da emissão de títulos de dívida, enquanto os outros R$ 829 milhões serão obtidos por meio de financiamento direto.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou que a reestruturação das rodovias impactará diretamente a competitividade das exportações brasileiras.

“Essa nova estrutura vai aumentar a produtividade, vai aumentar a eficiência de um porto que desagua não só a produção de grãos do Paraná, mas também do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso e Goiás”, declarou Mercadante.

Fases da obra e cronograma

A EPR Litoral Pioneiro informou que o projeto será executado em três fases. A primeira, que já está em andamento, foca em obras emergenciais. As intervenções de maior porte ocorrerão entre o segundo e o oitavo ano de contrato.

Nos próximos oito anos, a concessionária pretende investir um total de R$ 8 bilhões para revitalizar 605 km de rodovias sob sua administração.

Deste valor, R$ 1,3 bilhão será destinado à recuperação dos trechos existentes, enquanto R$ 6,7 bilhões serão aplicados em ampliações e melhorias.

Rodovias contempladas

O pacote de obras inclui tanto rodovias federais quanto rodovias estaduais no Paraná. Confira a lista das estradas que passarão por transformações:

Federais:

  • BR-153
  • BR-277
  • BR-369

Estaduais:

  • PR-092
  • PR-151
  • PR-239
  • PR-407
  • PR-408
  • PR-411
  • PR-508
  • PR-804
  • PR-855

Impactos esperados e desafios

Com a expansão das rodovias, espera-se que o tráfego de veículos pesados seja otimizado, reduzindo os congestionamentos frequentes na BR-277, especialmente em períodos de safra.

Além disso, a duplicação de trechos críticos pode diminuir os índices de acidentes, tornando a circulação mais segura para motoristas e pedestres.

Entretanto, o projeto também enfrenta desafios, como possíveis atrasos na execução devido a questões burocráticas, ambientais e até mesmo dificuldades logísticas.

Especialistas alertam que a fiscalização do cronograma e da qualidade das obras será essencial para garantir que os benefícios prometidos sejam entregues no prazo e conforme o previsto.

A ampliação da malha rodoviária também pode impactar comunidades locais, exigindo planejamento cuidadoso para evitar desapropriações excessivas e minimizar impactos socioeconômicos.

Uma transformação necessária?

Diante de um investimento dessa magnitude, surge a dúvida: essas obras realmente resolverão os problemas históricos das rodovias paranaenses ou apenas adiarão futuras complicações? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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