1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Importações de painéis solares: panorama do mercado de módulos fotovoltaicos em 2023.
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Importações de painéis solares: panorama do mercado de módulos fotovoltaicos em 2023.

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 16/02/2024 às 16:50
painéis fotovoltaicos, equipamentos fotovoltaicos, módulos solares, Energia solar fotovoltaica, GD compartilhada, Geração Distribuída (GD), Greener
(Foto: Skeeze/Pixabay) – Todos os direitos: EPBR

Após alto crescimento em 2022, importações de módulos fotovoltaicos no Brasil desaceleraram em 2023, aponta estudo da Greener.

A comercialização de **painéis solares** em 2023 chegou a 17,5 GW, apresentando uma leve queda de 1,7% em comparação com o ano anterior, conforme levantamento da Greener.

Segundo a consultoria, depois de um 2022 aquecido, com aumento de 70% nas compras de **painéis solares** produzidos no exterior, os números de 2023 sinalizam para uma estabilização no mercado de energia solar fotovoltaica.

Os dados também revelam um aumento no último trimestre de 2023, quando as importações ultrapassaram os 5 GW – o maior volume trimestral da série histórica.

Importação de Painéis Solares do Brasil da China

Só nos meses de novembro e dezembro, o Brasil importou quase 4 GW de painéis solares da China. Parte desses equipamentos, no entanto, ainda não chegou ao Brasil e deve refletir no volume nacionalizado no primeiro trimestre de 2024.

Participação da Geração Distribuída (GD) no Volume Anual Importado

No geral, houve uma queda de 10 pontos percentuais (p.p.) na participação da geração distribuída (GD) no volume anual importado de painéis fotovoltaicos. Em 2022, a geração própria de energia representava 75% do market share. Em 2023, caiu para 65%.

Vendas no Varejo e Dificuldades do Mercado de Energia Solar Fotovoltaica

Segundo o levantamento, as vendas no varejo (pequenas instalações residenciais e comerciais) caíram 60% no 1º semestre de 2023 em comparação com mesmo período do ano anterior, impulsionada, entre outros fatores, por aspectos macroeconômicos como dificuldades de acesso ao crédito e taxas de juros elevadas.

Destinação dos Painéis Solares Importados

Dos 17,5 GW que entraram no país, 11,4 GW destinaram-se a atender à geração distribuída de painéis fotovoltaicos — 2 GW a menos que em 2022 –, com a geração compartilhada remota ajudando a manter o mercado aquecido.

Expansão dos Projetos de Geração Centralizada

Já os projetos de geração centralizada de painéis solares tiveram um impulso no ano passado, para atender PPAs e contratos de autoprodução firmados entre 2020 e 2022.

Crescimento dos Empreendimentos em Energia Solar Fotovoltaica

Estudo da Greener estima 4,2 GW de empreendimentos em operação e/ou em construção de painéis fotovoltaicos, indicando um progresso em relação aos 2,3 GW de 2022.

Este texto foi gerado a partir de um conteúdo original sobre o mercado de painéis solares, apresentando dados sobre a importação de equipamentos, a participação da geração distribuída, as vendas no varejo e o crescimento do mercado de energia solar fotovoltaica.

Fonte: EPBR

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x