Após alto crescimento em 2022, importações de módulos fotovoltaicos no Brasil desaceleraram em 2023, aponta estudo da Greener.
A comercialização de **painéis solares** em 2023 chegou a 17,5 GW, apresentando uma leve queda de 1,7% em comparação com o ano anterior, conforme levantamento da Greener.
Segundo a consultoria, depois de um 2022 aquecido, com aumento de 70% nas compras de **painéis solares** produzidos no exterior, os números de 2023 sinalizam para uma estabilização no mercado de energia solar fotovoltaica.
Os dados também revelam um aumento no último trimestre de 2023, quando as importações ultrapassaram os 5 GW – o maior volume trimestral da série histórica.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Energia solar no Brasil: Como a revolução fotovoltaica vai criar 3,5 milhões de empregos e alavancar a economia até 2030!
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Energia solar em perigo? Poluição e mudanças climáticas ameaçam o futuro dessa fonte limpa, acendendo um alerta global para o impacto ambiental no setor de energia renovável!
Importação de Painéis Solares do Brasil da China
Só nos meses de novembro e dezembro, o Brasil importou quase 4 GW de painéis solares da China. Parte desses equipamentos, no entanto, ainda não chegou ao Brasil e deve refletir no volume nacionalizado no primeiro trimestre de 2024.
Participação da Geração Distribuída (GD) no Volume Anual Importado
No geral, houve uma queda de 10 pontos percentuais (p.p.) na participação da geração distribuída (GD) no volume anual importado de painéis fotovoltaicos. Em 2022, a geração própria de energia representava 75% do market share. Em 2023, caiu para 65%.
Vendas no Varejo e Dificuldades do Mercado de Energia Solar Fotovoltaica
Segundo o levantamento, as vendas no varejo (pequenas instalações residenciais e comerciais) caíram 60% no 1º semestre de 2023 em comparação com mesmo período do ano anterior, impulsionada, entre outros fatores, por aspectos macroeconômicos como dificuldades de acesso ao crédito e taxas de juros elevadas.
Destinação dos Painéis Solares Importados
Dos 17,5 GW que entraram no país, 11,4 GW destinaram-se a atender à geração distribuída de painéis fotovoltaicos — 2 GW a menos que em 2022 –, com a geração compartilhada remota ajudando a manter o mercado aquecido.
Expansão dos Projetos de Geração Centralizada
Já os projetos de geração centralizada de painéis solares tiveram um impulso no ano passado, para atender PPAs e contratos de autoprodução firmados entre 2020 e 2022.
Crescimento dos Empreendimentos em Energia Solar Fotovoltaica
Estudo da Greener estima 4,2 GW de empreendimentos em operação e/ou em construção de painéis fotovoltaicos, indicando um progresso em relação aos 2,3 GW de 2022.
Este texto foi gerado a partir de um conteúdo original sobre o mercado de painéis solares, apresentando dados sobre a importação de equipamentos, a participação da geração distribuída, as vendas no varejo e o crescimento do mercado de energia solar fotovoltaica.
Fonte: EPBR