Inscrições estão abertas para o Programa Mulheres Mil, com 200 vagas em cinco cidades de Mato Grosso do Sul.
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para cursos gratuitos voltados para mulheres. O programa oferece 200 vagas em diversas áreas, além de uma bolsa-auxílio mensal de R$ 600. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres Mil.
Quem pode participar dos cursos gratuitos?
A oportunidade é destinada a mulheres com idade mínima de 16 anos. As candidatas precisam estar em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mulheres vítimas de violência também são público-alvo do programa. Para se inscrever, é necessário ter o ensino fundamental completo.
Quais são os cursos e vagas disponíveis?
Os cursos são presenciais e têm duração de quatro meses. As aulas ocorrem três vezes por semana, com carga de 3 horas por dia. As vagas são para a modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e estão distribuídas em cinco municípios:
-
Totalmente online e gratuito: MEC oferece cursos gratuitos 100% online na área de Segurança com certificado digital
-
Devido à grande escassez de profissionais, IMD abre 720 vagas para cursos técnicos gratuitos nas áreas de TI, Programação e IA, para capacitar brasileiros nas profissões do futuro no RN
-
Quer ser um “Hacker do Bem”? Programa oferece cursos online totalmente gratuitos de cibersegurança tendo mais de 25 mil vagas
-
Fiocruz abre vagas em mestrado gratuito com foco em patrimônio cultural das ciências e da saúde; veja como se inscrever na seleção remota
- Cuidadora de Idosos: 40 vagas em Campo Grande.
- Assistente Administrativa: 40 vagas em Aquidauana, 40 em Corumbá e 40 em Dourados.
- Agricultora Orgânica: 40 vagas em Ponta Porã.
Como funciona a Bolsa-Formação e os benefícios
As alunas selecionadas que mantiverem a frequência nas aulas receberão a Bolsa-Formação. O auxílio financeiro tem valor mensal de R$ 600. O objetivo é ajudar a custear despesas com alimentação e transporte durante o período do curso.
Inscrições e processo de seleção
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 1º de setembro. As interessadas precisam acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS, preencher o formulário de inscrição e anexá-lo no sistema.
A seleção levará em conta critérios como faixa etária, situação de trabalho e risco, renda familiar e o número de moradores na mesma residência. Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 2 e 5 de setembro. A previsão para o início das aulas é 9 de setembro. Para mais detalhes, as candidatas podem acessar o edital completo no site do IFMS.