1. Início
  2. / Cursos
  3. / IFMS oferece 1.500 vagas em cursos gratuitos e EaD nas áreas de Computação, Idiomas, Vendas e mais
Tempo de leitura 3 min de leitura

IFMS oferece 1.500 vagas em cursos gratuitos e EaD nas áreas de Computação, Idiomas, Vendas e mais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/12/2022 às 15:25
IFMS oferece 1.500 vagas em cursos gratuitos e EaD nas áreas de Computação, Idiomas, Vendas e mais
Foto: IFMS/Divulgação

O IFMS está com milhares de vagas em cursos gratuitos online e EAD para pessoas que possuem ensino fundamental e ensino médio completo.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) anunciou nesta quarta-feira (14) a abertura das inscrições para um processo seletivo que visa oferecer milhares de vagas em cursos gratuitos online  de Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor. As inscrições se estenderão até o dia 8 de janeiro do próximo ano, sendo disponibilizadas 1.500 vagas de nível médio e fundamental.

Requisitos exigidos pelos cursos gratuitos e EAD

Com duração média de quatro meses e EAD, as aulas das vagas em cursos oferecidos são de formação Inicial e Continuada, isto é, de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho. Os cursos terão polos presenciais nas cidades em que o IFMS possui campus, como nos municípios de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas.

Já nos municípios em que não há unidades do IFMS, a coordenação dos cursos será feita pelo campus mais próximo, como as cidades de Amambai, Camapuã, Costa Rica, Antônio João, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo e Sonora.

O curso de Vendedor é disponibilizado totalmente EAD, enquanto nos cursos de Espanhol e inglês, há encontros toda semana na unidade em que o estudante se matricular. O mesmo acontecerá para o curso de Operador de Computador, que também contará com encontros semanais. Veja a seguir os cursos gratuitos EAD oferecidos pelo IFMS e seus respectivos requisitos:

Operador de Computador

Ensino Fundamental I – Completo

Vendedor

Ensino Fundamental Completo

Inglês Básico I

Ensino médio completo ou cursando

Inglês Básico II

Estar cursando ou ter concluído o ensino médio, concluintes do Curso FIC Inglês Básico I ou que comprovem conhecimentos prévios da língua inglesa, entre outros.

Saiba como participar das vagas em cursos gratuitos online do IFMS

O processo seletivo conta com inscrições gratuitas que podem ser feitas até o dia 8 de janeiro do próximo ano, por meio da página do candidato do IFMS. Para realizar sua inscrição, o candidato deve informar seu número de CPF e selecionar uma das opções de curso disponibilizado no edital.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá se inscrever presencialmente nos endereços informados no edital. Já em relação ao processo seletivo dos interessados nas vagas em cursos, o edital afirma que os inscritos serão selecionados e classificados por meio de um sorteio eletrônico, marcado para o dia 12 de janeiro de 2023.

Desta forma, não será necessário que o candidato realize provas de natureza eliminatória. Cada um dos candidatos contará com um número de participação no sorteio. A classificação será realizada de acordo com a ordem dos números sorteados.

Resultados e datas para os cursos gratuitos EAD do IFMS

O resultado preliminar do sorteio será publicado no dia 16 de janeiro, a primeira chamada e a classificação final do processo estão previstas para serem anunciadas já no dia 19 de janeiro.

Para aqueles candidatos que forem aprovados e convocados para os cursos de línguas, será necessário fazer uma prova de nivelamento, para que o nível de conhecimento do aluno sobre a língua escolhida seja medido, com previsão para acontecer entre os dias 20 e 24 de janeiro do próximo ano. Os resultados serão divulgados já no dia 27. Clique aqui e realize a sua inscrição.

O período de matrícula da primeira chamada deve ser feita entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, em caso em que as vagas não sejam totalmente preenchidas, será divulgado uma nova chamada no dia 9 do mesmo mês. De acordo com o informado pelo IFMS, o começo das aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 4 de março.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos