O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com centenas de vagas em cursos gratuitos com certificado. Confira o que é necessário para participar da formação e obter o seu certificado!
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), acaba de divulgar um edital para a seleção do curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Este curso gratuito, que oferece certificado aos participantes, é uma excelente oportunidade para educadores e profissionais da área que desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas em inclusão. As inscrições serão abertas em breve, permitindo que interessados de todo o país possam se inscrever e aproveitar essa chance única de desenvolvimento profissional.
Fique atento às datas e aos requisitos do edital para não perder essa oportunidade de capacitação gratuita e certificada.
Confira os detalhes sobre os cursos gratuitos com certificado ofertados pelo IFMA
A formação do Instituto Federal visa selecionar alunos para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, e tem como objetivo oferecer formação continuada para professores e profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado – AEE, prioritariamente no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Este possibilita o aprimoramento de conhecimentos e saberes que promovem o desenvolvimento dos estudantes públicos da Educação Especial (EPAEE) no contexto escolar, garantindo a educação de qualidade em uma perspectiva inclusiva.
Os cursos gratuitos com certificado do Instituto Federal tem carga horária de 180 horas e será dividido em seis módulos, as aulas serão realizadas de forma presencial, nos finais de semana dos meses de agosto a dezembro conforme o cronograma previsto no edital.
Cada módulo terá carga horária de 30 horas, sendo 20 horas cumpridas de forma presencial e 10 horas de forma remota, através da preparação de atividades que serão depositadas em ambiente virtual para avaliação dos professores formadores.
Para a conclusão do recebimento do certificado, o aluno deve possuir presença em, no mínimo, 75% das aulas e realizar a entrega das atividades solicitadas. O curso será realizado nos campi do IFMA localizados nas cidades de Açailândia, Bacabal, Caxias, Barreirinhas, Colinas, Codó, Imperatriz, São João dos Patos, Santa Inês e São Luís.
Como se inscrever nos cursos gratuitos com certificado
As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário, no período de 25 de julho a partir das 10h a 5 de agosto até as 18h, conforme cronograma disposto no edital. Os candidatos devem enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:
- Documento de identidade oficial com foto: carteira de identidade e CPF (Caso seu número não conste na carteira de identidade);
- Laudos, fotos ou demais documentos necessários, conforme descritos no Edital, nos casos de inscrição para as vagas reservadas;
- Documentos que comprovem que o candidato se enquadra no público-alvo do curso, conforme descrito no edital: contratos de trabalho, carteira de trabalho, holerite, contracheque ou declaração da instituição. Os comprovantes que tenham objetivo de comprovar vínculo em vigência precisam ter sido emitidos há, no máximo, 20 dias.
Vale mencionar que o resultado dos selecionados para a formação do Instituto Federal será divulgado em 23 de agosto, sendo que a classificação final dos candidatos aprovados será feita por ordem crescente de pontuação, considerando o município e o módulo.
No ato da matrícula, os candidatos aprovados devem confirmar sua participação nos cursos gratuitos com certificado através de formulário que será disponibilizado junto ao resultado final, em prazo estabelecido no cronograma.
Sobre o Instituto Federal do Maranhão
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a partir da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão e das Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, São Luís e São Raimundo das Mangabeiras.
A missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Sua visão é ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão.