Volkswagen apresenta o conceito do SUV elétrico ID. CROSS no Salão de Munique, modelo inspirado no Golf e na Kombi com previsão de estreia em 2026 e promessa de preço competitivo.
Durante o IAA Mobility, conhecido como o Salão de Munique, a Volkswagen vai apresentar ao público o conceito do SUV elétrico ID. CROSS. O evento acontecerá entre os dias 8 e 14 de setembro e foi escolhido pela marca alemã para exibir seu quarto carro conceito compacto totalmente eletrificado. As primeiras imagens do modelo foram divulgadas nesta segunda-feira, 08 de setembro, como noticiado pelo Olhar Digital.
A montadora, que já ocupa a liderança entre as fornecedoras de carros elétricos na Europa, prepara a estreia global do modelo para 2026. A estratégia reforça o objetivo da empresa de tornar a mobilidade elétrica mais acessível em escala mundial.
Design inspirado na tradição da marca
O projeto do ID. CROSS foi desenvolvido a partir de referências icônicas da Volkswagen, como o Golf e a Kombi. Para marcar o lançamento, o conceito foi revelado na cor verde Urban Jungle, que traduz a nova linguagem de design da marca, voltada para transmitir modernidade e proximidade com o consumidor.
-
SUV elétrico mais barato do Brasil! Chevrolet Spark EUV chega com recarga rápida, longa autonomia e tecnologia jamais vista
-
Recarrega 1 km/s: carro elétrico chinês recarrega quase instantaneamente e pode rodar mais de 600 km sem parar
-
Recorde histórico! Venda de carros elétricos no Brasil deve alcançar novo pico em 2025 com o avanço das montadoras chinesas e crescimento dos modelos plug-in
-
Queda na BYD: lucros caem pela primeira vez em três anos e revelam novo desafio para montadora chinesa
Segundo Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, a inspiração está em uma filosofia própria: “Chamamos nossa nova linguagem de design de ‘Pure Positive’. Ela se baseia em três pilares: estabilidade, simpatia e um ‘ingrediente secreto’, digamos assim. Ela caracterizará todos os novos carros da Volkswagen no futuro”.
Estratégia global de mobilidade elétrica
O ID. CROSS integra a campanha do Brand Group Core, grupo ao qual a Volkswagen pertence, para ampliar a presença de veículos elétricos no segmento de entrada. Essa ofensiva inclui ainda outros conceitos, como o D.2 all, o ID. GTI Concept — derivado do ID.2 all — e o ID. EVERY1.
Com isso, a marca reforça seu compromisso em oferecer modelos cada vez mais tecnológicos e sustentáveis, mas ao mesmo tempo acessíveis, ampliando a base de consumidores interessados em eletrificação.
Tecnologia avançada no sistema de propulsão
No campo técnico, o SUV elétrico ID. CROSS Concept traz um sistema de propulsão recém desenvolvido. Ele é formado por dois módulos principais: um motor elétrico com eletrônica de potência integrada ao eixo dianteiro e uma bateria de alta voltagem posicionada no piso, em formato tipo sanduíche.
Esse motor gera 211 cv (155 kW), entregando potência suficiente para mover as rodas dianteiras com eficiência. A autonomia estimada chega a 420 km, tornando o modelo competitivo frente a outros SUVs elétricos da categoria.
Pensando no uso prático, o veículo também foi projetado para atender ciclistas e viajantes. O engate traseiro suporta até 75 kg, o que permite transportar duas bicicletas elétricas. Já a capacidade de reboque chega a 1.200 kg, em condições de inclinação de 8%, quando o veículo utiliza freio.
Plataforma MEB e software de nova geração
A matriz modular de propulsão elétrica, conhecida como MEB, foi a base escolhida para o SUV elétrico. A Volkswagen anunciou que essa plataforma passará a contar com uma nova geração de software a partir do próximo ano.
A atualização trará recursos de categorias superiores, como o Travel Assist aprimorado, e permitirá que veículos como o ID. CROSS ou o futuro ID. Polo ofereçam desempenho e recursos avançados com preços acessíveis, fator essencial para aumentar a competitividade global.
Interior projetado para conforto e versatilidade
Com dimensões semelhantes ao atual VW T-Cross europeu — 1,83 m de largura e 1,58 m de altura —, o ID. CROSS se destaca pelo porte robusto e pelas rodas Balboa de 21 polegadas, criadas exclusivamente para o modelo.
No espaço interno, o veículo foi desenhado para atender tanto o uso urbano quanto viagens mais longas. O porta-malas tem 450 litros de capacidade, com um compartimento adicional de 25 litros sob o capô, pensado para itens extras.
O cockpit é totalmente digital, com duas telas centrais de 11 polegadas e uma de 13 polegadas para entretenimento. Todas elas podem ser controladas por comandos de voz. Além disso, o volante multifuncional recebeu um design inédito, com botões de comando integrados.
Um “oásis de bem-estar” sobre rodas
A Volkswagen apresentou o conceito de interior como um verdadeiro refúgio de conforto. As superfícies são revestidas em tecido e os assentos podem ser rebatidos, criando uma área de descanso que remete ao espírito da Kombi, um dos maiores clássicos da marca.
A paleta de cores inclui o tom Vanilla Chai, que harmoniza com modos configuráveis de luz, som e clima. Até mesmo elementos como plantas projetadas nas telas do console central fazem parte da proposta de transformar o interior em um espaço de relaxamento durante a condução.