Com suporte governamental e avanços tecnológicos, a Hyundai aposta no hidrogênio como o futuro da mobilidade comercial pesada.
Anaheim, Califórnia – A Hyundai Motor surpreendeu o mercado no Advanced Clean Transportation (ACT) Expo ao lançar seu caminhão XCIENT Fuel Cell. Especialistas e executivos da empresa aproveitaram a oportunidade para enfatizar a relevância do hidrogênio como um pilar crucial para uma sociedade mais sustentável.
Hidrogênio como solução pragmática
Ken Ramirez, Vice-Presidente Executivo e chefe da divisão de Veículos Comerciais e Células de Combustível de Hidrogênio da Hyundai, não poupou elogios à tecnologia. “Acreditamos firmemente que o hidrogênio é uma das soluções mais eficazes para alcançar nossa visão de ‘Progresso para a Humanidade’. Nossa tecnologia de célula de combustível tem um histórico comprovado em termos de eficiência e durabilidade,” afirmou.
Estratégias além dos caminhões
Mark Freymueller, Vice-Presidente Sênior e chefe da divisão de Inovação em Negócios de Veículos Comerciais da Hyundai, delineou os planos para a implantação dos caminhões XCIENT Fuel Cell nos EUA. “Vamos além do caminhão em si para incluir áreas como reabastecimento de hidrogênio e manutenção do caminhão. No cenário americano, cada caso precisará de uma abordagem de serviço sob medida”, disse Freymueller.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
A Hyundai não está apenas olhando para os veículos, mas para todo o ecossistema de hidrogênio. A empresa tem como objetivo utilizar a Metaplant America da Hyundai Motor Group, uma fábrica de veículos elétricos em construção na Geórgia, como um centro para o desenvolvimento de uma cadeia de valor de mobilidade de hidrogênio.
Registros comprovam a eficiência
Martin Zeilinger, Vice-Presidente Executivo e chefe do Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai, destacou a eficácia do modelo XCIENT Fuel Cell. “Este é o único modelo de veículo elétrico pesado alimentado por células de combustível com um histórico comprovado de aplicação e confiabilidade tecnológica no mundo real,” apontou Zeilinger.
O futuro do hidrogênio
Com forte apoio do governo dos EUA e com mais players entrando no mercado de hidrogênio, a Hyundai acredita que o custo total de propriedade dos FCEVs (Fuel Cell Electric Vehicles) cairá significativamente. A montadora também pretende desenvolver um ecossistema de hidrogênio limpo através de um modelo de negócio ‘Waste-to-Energy’.
Este marco da Hyundai sinaliza um compromisso sério com a mobilidade sustentável e coloca a montadora em uma posição única para liderar a indústria na transição para fontes de energia mais limpas.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.